:: ‘Campeonato Baiano’
Após festejos natalinos, jogadores do Jacuipense retorna aos treinamentos
Por Luciano Pina

Após a parada para o natal, a equipe do Jacuipense retornou a preparação para o Campeonato Baiano 2014, que começa para os atletas do Leão da Sisal, no dia 08 de Janeiro, contra o time do Serrano. O jogo será no Estádio do Pituassú, em Salvador, às 20h30.
Enquanto a grande data de estreia do Baianão não chega, os atletas seguem em ritmo forte de treinos.
Para a disputa da competição, o comandante do Leão do Sisal tem a sua disposição os seguintes jogadores: Goleiros: Márcio Greyk e Pesão – LateraL Dirito: Lucas – Zagueiros: Klézio, Luis Guilherme, Matheus, Uesles, Alysson e Ney – Laterais Esquerdos: João Victor, e Reivan – Volantes: Corbari, Dedeco e Pablo – Meias: Caique, Daniel, Flavio, Thiago Sebastian, Darlan, Da Mata e Rogério – Atacantes: Juninho, Marcelo, Meidson, Jussimar, Thiago Alagoano e Diego Higino.
Para o jogo diante do Serrano, a expectativa é que os atletas contratados recentemente já estejam à disposição. São eles: Reivan (Lateral-Esquerdo), Nei (Zagueiro), Pablo (Volante), Da Mata (Meia Esquerda), Tiago Alagoano (Atacante), Jucimar (Atacante) e Diego Higino (Centro Avante).
Serrano retoma treinamentos e Narciso está de volta ao elenco
Por Luciano Pina

O Serrano retomou os treinamentos após os festejos natalinos visando à estreia no Campeonato Baiano, contra a Jacuipense, no próximo dia 8, as 20h30, no estádio de Pituaçu.
Ontem (26), os jogadores participaram de um treino físico em uma academia da cidade. Já hoje (27), será realizado um treino no estádio Robertão.
Segundo o treinador Rafael Soriano não haverá folga durante o réveillon e que a intenção é fazer uma partida amistosa no dia 2, possivelmente contra o Linhares.
O meia Narciso (foto) acertou seu retorno ao time mongoio e já treina com o grupo.
A estreia no Rubro-Verde na cidade de Teixeira de Freitas será no dia 12, contra o Feira de Santana.
Com o elenco quase completo, Vitória da Conquista reinicia a preparação para a Copa do Nordeste
Por Luciano Pina

Com elenco quase completo, faltam se apresentar o zagueiro Heverton e o lateral Adriano Apodi, o elenco do Vitória da Conquista reinicia na tarde desta quinta (26), a preparação para a estreia na Copa do Nordeste, diante do Santa Cruz, no próximo dia 19/01, às 17 horas, em local ainda indefinido.
Para esta competição o treinador Evandro Guimarães terá a sua disposição os seguintes jogadores: Goleiros: Alex, Zé Neto, Pedro Henrique e Augusto. Lateral Direito: Lorran e Adriano Apodi – Zagueiros: Sílvio, Júnior Gaúcho, Mota e Heverton – Lateral Esquerdo: Tiaguinho e Paulo Vitor- Volantes: Edimar e Ramires – Meias: Rafael Granja, Candinho e Carlinhos – Atacantes: Kattê, Tatu, Rafamar e Wander.
Além desses , o comandante do Bode poderá contar com o goleiro Carlos, o volante: Caio Breno, o zagueiro Mario Sérgio, o meia Dionísio e o atacante Gabriel Maia, oriundos da base.
Até a próxima segunda (30), os treinos serão intercalados entre físicos e técnicos na Toca do Bode.
Bahia já tem 28 nomes para começar 2014
Site Oficial do Clube

Ainda que a diretoria não tem feito as contratações que a torcida espera, se depender do número de jogadores com vínculo com o tricolor, o treinador Marquinhos Santos já pode contar com dois times completos para iniciar os trabalhos no começo de janeiro- Ele só teria dificuldade em armar a zaga e o ataque já que só tem 2 atletas em cada posição.
Com base nas informações do site oficial do clube e em pesquisas na internet, o ecbahia.com levantou que o tricolor tem, a princípio, 28 jogadores com contratos válidos em 2014. Entre esses nomes, alguns esquecidos pelo torcedor como o volante Marcone, que tem sido emprestado desde 2012 e estava no Atlético-GO e os meias Magno, que disputou a série B pelo Bragantino; Kléberson, que estava nos Estados Unidos e Lenine que estava no Audax-RJ. Quem pode dar as caras por aqui também é o vice-campeão da Série B, Potita, emprestado pelo Bahia em setembro último.
Veja abaixo a relação de jogadores com contrato em vigor com o Bahia em 2014:
Goleiros: Douglas, Lomba, Omar e Renan Laterais: Ângulo, Avine, Jussandro, Madson, Railan e Raul Zagueiros: Demerson e Titi Volantes: Diones, Fabricio Lusa, Fahel, Feijão, Helde, Kléberson, Marcone e Rafael Miranda Meias: Anderson Talisca, Branquinho, Ítalo Melo, Lenine, Magno e Wangler Atacantes: Potita e Souza
Alguns desses nomes não deverão permanecer no clube na próxima temporada, a exemplo de Kléberson que estava negociando com times da Ásia e Europa, e Angulo que foi praticamente descartado pelo vice-presidente do clube.
Decisão do Baianão feminino tem local alterado
Ibahia

O local da primeira partida da grade decisão do Campeonato baiano Feminino sofreu alteração. Na última terça (24), a Federação Baiana de Futebol (FBF) informou que o duelo entre Bahia e São Francisco do Conde será realizado no Estádio Municipal de Lauro de Freitas. Inicialmente a partida estava agendada para ser realizada em Terra Nova.
Segundo a FBF, os principais motivos para a troca do local da partida foram a acessibilidade e a distância entre a capital baiana e a cidade de Terra Nova. Com isso, o torcedor tricolor poderá acompanhar o time mais de perto. O duelo será realizado no próximo sábado (28), às 15h.
Raul aponta 2013 como melhor ano da carreira profissional
Bahia Noticias

O Vitória da Conquista conquistou o ‘título’ da primeira fase do Baianão 2013. O troféu simbólico assegurou uma vaga na Copa do Nordeste de 2014 e, para um jogador, representou uma chance inédita na carreira: Raul.
O lateral-esquerdo, eleito melhor jogador da posição no estadual, despertou o interesse do Bahia para disputa do Campeonato Brasileiro da Série A. Raul foi contratado, logo depois do Baianão, e assinou por três temporadas.
Raul começou a Série A como apenas uma opção no banco de reservas, mas o status durou pouco tempo. Aos poucos, com atuações, ganhou a titularidade de Jussandro e se firmou na equipe.
Apesar da oscilação técnica, principalmente na reta final da competição, Raul acredita que a temporada de 2013 foi a melhor da carreira profissional, até então. “Foi o melhor ano da minha vida. Jogar em um time grande, de massa, e ser escolhido o melhor lateral do Baianão. Espero que 2014 seja ainda melhor”, disse ao Bahia Notícias.
Aos 28 anos, o sergipano quer um pouco mais para o ano que vem. Raul, com mais dois anos de contrato com o Bahia, espera repetir a dose do início da temporada, quando estava no Vitória da Conquista, e ganhar título. “Espero, logo no início do ano, ganhar títulos. Temos que pensar lá em cima porque o Bahia é time grande”, afirmou.
Para próxima temporada, mais uma vez, Raul terá como concorrentes à camisa 6 o jovem Erick, promovido definitivamente ao grupo principal, e Jussandro.
Feminino: Bahia vai mandar jogo da final em Terra Nova
Bahia Noticias

O Bahia tentou realizar a partida, inicialmente, na Arena Fonte Nova e logo depois no Estádio de Pituaçu. Obteve duas respostas negativas e confirmou o Estádio de Terra Nova como mando de campo para o primeiro jogo da final do Campeonato Baiano feminino.
O principal estádio baiano, em virtude da reorganização por conta do show da cantora Ivete Sangalo, não teria condições de abrigar ao confronto entre Bahia e São Francisco do Conde neste sábado (28), às 15h.
O Estádio Roberto Santos, mais conhecido como Pituaçu, está passando por reparos no gramado para receber partidas na temporada de 2014.
Uma terceira alternativa seria utilizar o Estádio Armando Oliveira, em Camaçari. No entanto, nesta terça-feira (23), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) entrou no período de recesso e o clube não conseguiu todos os documentos necessários para liberação do local.
O Bahia, então, mandará o jogo em Terra Nova, 90km de Salvador, palco do segundo duelo válido pelas semifinais, contra o Lusaca, quando o tricolor venceu por 11 a 0.
Vitória da Conquista deve enfrentar o Santa Cruz, em Caruaru na estreia na Copa do nordeste
Por Luciano Pina

O Vitória da Conquista deve fazer sua estreia na Copa do Nordeste no dia 19/01, às 17 horas, contra o Santa Cruz, na cidade de Caruaru.
Isto porque o Santa Cruz foi punido com perda de três mandos de campo devido à confusão protagonizada por integrantes de uma torcida organizada, na partida diante o CRB, no dia 6 de fevereiro.
A diretoria coral, porém, afirmou que pretende jogar com o calor da sua torcida. A expectativa é de que as partidas contra o Vitória da Conquista, CSA e Bahia, sejam realizadas em Caruaru, a 130 quilômetros da capital. Além de Caruaru, uma outra opção do Santa é levar as partidas para João Pessoa.
Dando continuidade a preparação para o confronto, o elenco do Bode participou de um treino físico na manhã de hoje (24), na Associação Atlética Banco do Brasil. Após a atividade os jogadores recebem folga só retornando na próxima quinta (26), para reiniciar os trabalhos.
O meia Carlinhos se apresentou na noite de ontem (23) e já treina com o grupo. Faltam se apresentar o lateral direito Adriano Apodi, o zagueiro Éverton e o meia Moisés.
Sub-20 do Vitória derrota Galícia
Site Oficial do Clube

Enquanto o elenco profissional está em recesso, o time sub-20 do Vitória segue em intensa preparação visando a disputa da Copa São Paulo de Juniores, que será realizada em janeiro.
A equipe, que é treinada por Carlos Amadeu, venceu no último sábado o time do Galícia, por 2 a 1, em amistoso realizado no campo de grama sintética do Wet´n Wild.
Na fase final de preparação, a equipe ainda realizará mais dois amistosos antes do embarque para São Paulo, que ocorrerá no próximo dia 4. Neste sábado, 28, a equipe enfrenta a Catuense, e no domingo encara o Feira de Santana. Ambos os jogos serão no CT Manoel Pontes Tanajura.
Na Copa São Paulo de Futebol Juniores 2014, o Vitória está no Grupo Y, sediado em Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo, e enfrentará dois times de São Paulo, e mais um representante da Tocantis.
Sub-20 do Bahia vence jogo-treino contra a Catuense
Futebol Bahiano

Eliminado do Campeonato Brasileiro da categoria pelos times que se tornariam os finalistas da competição (Inter e Palmeiras), o sub-20 do Bahia segue se preparando para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a partir do dia 5 de janeiro.
Nesta segunda-feira, o Esquadrãozinho aplicou 4 a 1 na equipe profissional da Catuense, que voltará a disputar a primeira divisão do Baianão em 2014, em amistoso disputado no Fazendão. Lourival, Rômulo, Jean e Fernandes marcaram os gols tricolores.
A formação inicial do técnico Charles Fabian teve Guido, Éder, Lucas, Marcão e Victor; Iuri, Jefferson Silva, Rômulo, Patrick e Jean; Lourival.
O lateral direito Railan e o atacante João Leonardo se recuperam de lesão, mas não devem estar recuperados a tempo da Copinha, o certame mais tradicional da categoria, com a participação de representantes de todo o Brasil.
Ao todo são 104 times, divididos em 26 grupos, com sedes diferentes. O Bahia tentará pela primeira vez conquistar o torneio, já que a melhor participação do Tricolor foi o 2º lugar na edição de 2011.
O Esquadrãozinho ficará no Grupo U, com sede na cidade de Ilha Bela, no litoral do Estado. Além do Bahia, Portuguesa-SP, Comercial-SP e ASA-AL formam a chave.
A estreia será no dia 5 de janeiro, às 15h (de Salvador), contra o Comercial. Três dias depois, a equipe do técnico Charles Fabian encara o ASA e, no dia 11, será a vez de enfrentar a Portuguesa. Todas as partidas serão no estádio Pólo de Educação Integrada.








