:: ‘Bahia’
Joel Santana projeta triunfo para reverter vantagem
A Tarde
De acordo com o regulamento do Campeonato Baiano, o finalista que tiver acumulado melhor campanha na fase anterior terá a vantagem de jogar por dois empates para se consagrar campeão.
Uma vez que o Bahia entra na decisão contra o Vitória em desvantagem, o técnico Joel Santana afirmou em entrevista coletiva na última sexta-feira, 10, que o tricolor buscará um triunfo no primeiro jogo para chegar ao Barradão, na próxima semana, com a vantagem em favor do tricolor.
“Está definido que a gente tem que ganhar uma ou empatar a outra. Ou ganhar as duas. Nós temos que tentar tirar essa vantagem, e é isso que nós estamos pretendendo”, disse Joel Santana. O treinador tricolor comentou também a respeito do meia-atacante Zé Roberto, que se recuperou a tempo de jogar o Ba-Vi, e aproveitou para render elogios ao jogador.
“É um jogador que conheço há muito tempo. Zé Roberto, quando esteve no Flamengo, foi campeão brasileiro. O time era espetacular, e ele era um jogador essencial. Tem muita qualidade técnica e experiência”, destacou.
Se Zé Roberto está em alta, o mesmo não pode ser dito sobre o meia argentino Paulo Rosales. Depois de fazer parte do time que perdeu por 2 a 0 para o Luverdense no meio da semana, o atleta parece ter perdido espaço com Joel.
“Vamos ver se vamos levá-lo (Rosales) para a concentração. Estamos acertando setor por setor para termos todos os setores fortes. No futebol tudo é possível, mas não sei se será nesse Ba-Vi”, finalizou.
Mal escalado, Bahia perde e Luverdense abre vantagem
Atarde
A polêmica decisão do Bahia de enfrentar o Luverdense com time reserva na noite desta quarta-feira, 8, não rendeu bons frutos na Copa do Brasil: mal escalado, o tricolor perdeu por 2 a 0 e viu o time mato-grossense abrir vantagem no jogo de ida da segunda fase.
O auxiliar Eduardo Barroca, que esteve no comando do Esquadrão na partida em Lucas do Rio Verde, improvisou Danny Morais e Neto como volantes e tornou as coisas mais difíceis para o time baiano. Sem entrosamento e sem articulação, o tricolor foi envolvido pela esforçada equipe do Luv. O Luverdense abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo: gol do centroavante Tozin. No início do segundo tempo, quando o Bahia se posicionava melhor no campo de ataque, Marcelo Maciel aproveitou jogada de contra-ataque aos seis minutos e assinalou o segundo tento do time da casa.
Para se classificar para a terceira fase do torneio nacional, o tricolor precisará vencer por pelo menos três gols de diferença no jogo da volta, no dia 15, na Arena Fonte Nova. Se triunfar por 2 a 0, decidirá a vaga nos pênaltis. O Luv pode perder por até um gol de diferença. Se o time mato-grossense perder por dois gols de diferença e se, ao mesmo tempo, fizer pelo menos um gol na Arena, também avança.
O vencedor do duelo entre Bahia e Luverdense pegará o time que levar a melhor no certame entre Fortaleza e Confiança. No primeiro jogo, disputado também nesta quarta, em Aracaju, o Dragão sergipano e o Leão cearense empataram em 1 a 1.
Com time reserva, Bahia inicia duelo com Luverdense
Atarde
Focado no bi-campeonato do Campeonato Baiano, cujo primeiro jogo da decisão acontece no próximo domingo, 12, na Arena Fonte Nova, o Bahia deixará o jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil em segundo plano.
É que, na noite desta quarta-feira, 8, o tricolor entrará em campo contra a Luverdense, no Estádio Municipal Passo das Emas, com time reserva e sob o comando do auxiliar Eduardo Barroca.
O técnico Joel Santana ficou em Salvador e, no comando dos jogadores considerados titulares, começou a preparação para o primeiro Ba-Vi decisivo.
Assim como na fase inaugural da Copa do Brasil, o time visitante que, no jogo de ida, conseguir um triunfo por dois ou mais gols de diferença também evita o jogo da volta e avança antecipadamente no torneio.
Além de Luverdense x Bahia, a quarta-feira de de Copa do Brasil tem ainda Ceará x Asa, ABC x Sport, Arapongas x Figueirense, Naviraiense x Paysandu, Joinville x Santos e Confiança x Fortaleza.
Em data muito especial, Bahia e Vitória decidem título do Campeonato Baiano
A Tarde
Qual mamãe vai sair mais feliz do Estádio de Pituaçu? A torcedora do Bahia ou a fanática pelo Vitória? Este é apenas mais um dos tantos ingredientes de emoção do clássico deste domingo, 13, às 16h: em pleno dia das mães, os dois maiores clubes do estado decidem o título do Campeonato Baiano, colocando em jogo, assim, os 10 anos sem títulos do tricolor e a consequente hegemonia do rubro-negro.
Mas o domingo não será especial apenas para as figuras maternas. Afinal, no dia 13 de maio o Esporte Clube Vitória completa 113 anos de vida, tornando o Ba-Vi da final ainda mais dramático para os rubro-negros. Já imaginou que presente seria conquistar o título baiano em pleno aniversário, mantendo, assim, o longo jejum dos arquirrivais? Por outro lado, existe o perigo de perder o caneco e, com ele, a tão preciosa hegemonia no estado.
Quem não tem nada a perder com isso é o Esporte Clube Bahia. Com a vantagem do empate nas mãos – por ter feito a melhor campanha primeira fase –, o Esquadrão de Aço vai ao Estádio de Pituaçu com o único objetivo de acabar de vez com a tão indesejada seca, que já dura uma década. E o momento não poderia ser melhor: como já foi citado, em pleno 113º aniversário do rival.
Para coroar ainda mais está épica decisão do Campeonato Baiano, o Estádio de Pituaçu estará com a casa cheia: todos os cerca de 32 mil ingressos disponibilizados para a final foram vendidos em menos de 4 horas.
Artilharia do Baiano é de Rômulo do Bahia de Feira
Galáticos Online
Mesmo sem jogar nas fases finais do Campeonato Baiano o atacante Rômulo, do Bahia de Feira, pode comemorar seu feito inédito: o jogador marcou 13 gols na competição e dificilmente será alcançado nas finais pelos concorrentes.
Os concorrentes mais próximos tem cinco gols, que são Bruninho, do próprio Bahia de Feira e Quirino, da Juazeirense, que vai disputar o terceiro e quarto lugar contra o Juazeiro.
Da final do Baiano aparecem três jogadores com quatro gols: Marcelo Nicacio e Maxi, do Vitória, além de Obina, do Bahia, com isso é praticamente impossível alcançar a artilharia.
Com isso, Rômulo pode saborear o gosto de terminar o Campeonato Baiano como o artilheiro. O jogador despertou a atenção de clubes e negocia sua ida para o Atlético (PR), provável destino.
Bahia bate Juazeiro e avança à final do Baianão
Atarde
Com a vantagem adquirida na primeira partida da semifinal, na última quarta-feira, 1, quando venceu por 2 a 0, o Bahia encarou o Juazeiro na noite deste sábado, 4, administrou o placar agregado e venceu o time da casa por 1 a 0. Com o resultado, o Tricolor avançou à final do Campeonato Baiano e aguarda o vencedor do duelo entre Juazeirense e Vitória, no domingo, 5. O gol do Esquadrão foi marcado por Anderson Talisca nos acréscimos da primeira etapa.
Precisando marcar para reduzir o saldo negativo na soma dos resultados, o Juá começou pressionando o Bahia, que pouco criou na primeiro tempo, crescendo mais nos 10 minutos finais da etapa inicial, com a cabeça de Zé Roberto que acertou a bola na trave, com o gol aberto, e com o belo chute de Anderson Talisca, que fez o gol solitário da partida nos acréscimos.
Mesmo vencendo apenas uma partida na primeira fase – coincidentemente a time de melhor campanha na segunda fase, a Juazeirense – o Bahia cresceu na fase do mata-mata e o peso da camisa apareceu no momento certo.
A equipe venceu as duas partidas da semifinal. O Tricolor entra na final em desvantagem pela campanha na fase de grupos. O encontro está marcado na Arena Fonte Nova no próximo domingo, dia 12.
Antes de focar as atenções para o primeiro duelo da final do estadual, o Bahia viaja à cidade de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, onde encara o Luverdense pela segunda fase da Copa do Brasil na quarta-feira, 8, às 22h. Caso conquiste o resultado por dois ou mais gols de diferença, a equipe elimina a partida de volta, agendada para o dia 15 de maio, na Arena Fonte Nova.
Com vantagem, Bahia encara o Juazeiro no estádio Adauto Morais
Globo Esportes
Dois tricolores frente a frente por uma vaga na final do Campeonato Baiano 2013. Neste sábado, às 18h30 (horário de Brasília), Juazeiro e Bahia se enfrentam no estádio Adauto Morais pela segunda e decisiva partida da semifinal do estadual. No primeiro confronto, realizado na última quarta-feira, o time da capital levou a melhor. Venceu por 2 a 0 e conquistou a vantagem de empatar ou perder por um gol de diferença no jogo de volta.
Mesmo com o triunfo nos primeiros 90 minutos da decisão, o Bahia prega concentração total para a partida deste sábado. No Tricolor, o discurso é o de que apenas uma batalha foi vencida, mas a guerra ainda não. Titular nos últimos dois jogos, o zagueiro Demerson descarta qualquer possibilidade da equipe treinada por Joel Santana entrar no clima de ‘já ganhou’.
– Do mesmo jeito que buscamos o gol nos nossos domínios, eles também vão fazer. Até por termos a vantagem. Não tem nada ganho. Futebol é um esporte imprevisível. Temos que manter a cabeça no lugar para conquistar um resultado positivo e conquistar a classificação para a final – afirmou.
Bahia de Feira está em busca de novos parceiros
Site Oficial do Clube
Encerrado o Campeonato Baiano, é hora de se pensar no futuro. Isto é o que está fazendo o Bahia de Feira cujos dirigentes estão correndo atrás de novos projetos para o time. Por enquanto, nada de oficial, porém o que está certo é que o time busca novas parcerias para tocar seus projetos.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Bahia de Feira, Jodilton Souza, com o rebaixamento do Fluminense para a 2ª divisão e os projetos do Feirense ligados a cidade de Senhor do Bonfim, a responsabilidade do Tremendão aumenta no sentido de representar Feira de Santana. “Nós temos idéias, projetos e um mercado a ser explorado, entretanto é muito complicado se vislumbrar alguma coisa sem dinheiro. Até hoje investimos muito e o retorno foi pouco, a não ser na revelação e negociação de atletas. Mas quem faz futebol quer mais: quer o apoio do torcedor, do poder público, da sociedade como um todo. Infelizmente, nós não temos isso ainda”, declarou.
Para o dirigente, a saída está justamente na construção de parcerias com grandes equipes do futebol nacional. “Hoje é normal se fazer isso porque nenhum clube tem grandes somas para investimentos. Então é melhor você se associar a agremiações de menor porte, dar alguma coisa e em troca se tem a oportunidade de revelar talentos para o futebol. O Cruzeiro faz isso, o Atlético/PR, o Palmeiras e os resultados são bons e custam bem menos do que se pensa”, argumenta Jodilton Souza.
Além de fazer pesquisa de mercado, o Bahia de Feira tem mantido contatos com outras equipes em busca de apoios. “Quando eu falava em repensar, era justamente neste sentido porque pelo que estamos vendo, de nada adianta ficar esperando recursos das federações porque sinceramente não são suficientes. Os clubes sempre acabam tomando prejuízos”, afirma.
Além das parcerias, o Bahia de Feira pode até ter o nome mudado. “É uma questão que estamos analisando porque o clube precisa criar sua própria identidade e da forma que está, muita gente pensa até que somos uma filial do Esporte Clube Bahia, quando na verdade isto não existe. Temos respeito pela instituição, porém temos idéias e objetivos a serem cumpridos”, disse Jodilton Souza.
O dirigente acredita que nos próximos dias pode acontecer uma novidade. “Nós estamos estudando tudo, ouvindo pessoas e com certeza o projeto que vamos montar vai dar uma sacudida no futebol de Feira de Santana e vamos lutar por isso”, garante Jodilton Souza.
Raul é apresentado e diz que terá que superar a desconfiança
Ga?áticos Online
O lateral-esquerdo Raul, ex-Vitória da Conquista, foi apresentado oficialmente no Bahia nesta quinta. O jogador assinou contrato com o Tricolor por três anos e chega para brigar pela posição com Magal e Jussandro.
Além de buscar a titularidade, Raul terá que superar a desconfiança do torcedor, que sempre olha torto para jogadores que vem de clubes do interior ou de menor expressão. “Sei que vou ser bastante cobrado, pelo campeonato que eu fiz. Por vir do interior, tem muita gente que vai ficar com o pé atrás, mas eu tenho tranquilidade, sempre tive responsabilidade e nas horas de ter atitude sempre procurei fazer meu melhor. Tenho certeza que isso não vai influenciar em nada”, disse.
Como estreia somente na série A, Raul terá tempo de se entrosar com o grupo. “Dá tempo de conhecer o grupo, as pessoas, pegar amizade. Com certeza vim para brigar pela posição, respeitando sempre o Jussandro e o Magal”, concluiu.
Lateral Raul faz primeiro treino no Bahia
Futebol Bahiano
Na manhã desta quinta-feira (02), parte do elenco tricolor se reapresentou e treinou no Fazendão. Os titulares no triunfo de ontem sobre Juazeiro, na Arena Fonte Nova, foram liberados do trabalho da manhã e se reapresentam à tarde, quando a delegação viaja para Petrolina/PE.
Quem participou da atividade foi o lateral-esquerdo Raul, recém contratado pelo Esquadrão, para a disputa do Campeonato Brasileiro. O trabalho terminou 3 a 1 para o time de colete branco, com dois gols de Adriano e um de Marquinhos. O atacante Matheus descontou para a equipe de azul.
O time de colete atuou com: Omar; Madson, Rafael Donato, Diego e Jussandro; Fahel, Hélder (Lenine), Marquinhos e Adu; Ryder e Adriano. A equipe de azul formou com: Douglas Pires; Neto, Dudu, Lucas Mendes e Raul; Lucas, Lenine (Gil) e Erick; Ítalo Melo, Thuram e Matheus.























