:: ‘PREFEITURA’
Prefeitura anuncia antecipação de salários para o Dia do Servidor Público
Blog da Resenha Geral

A Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou que antecipará o pagamento dos salários dos servidores municipais, referente ao mês de outubro, para esta quarta-feira (28 de outubro), data em que é celebrado o Dia do Servidor Público. Normalmente, o pagamento acontece no último dia útil de cada mês.
A Administração Municipal já havia divulgado a alteração do feriado do Dia do Servidor Público para a sexta-feira (30). Já no dia 28 de outubro, o expediente será alterado das 7h às 13h. Os serviços públicos essenciais serão mantidos normalmente.

Após saída de Manassés, Prefeitura vai doar terreno ao Jacobina Esporte Clube
Jacobina Notícias

O prefeito de Jacobina, Rui Macedo, pretende doar um terreno do município para o Jacobina Esporte Clube. Segundo informações de bastidores, o Projeto de Lei será encaminhado por Macedo à Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 15, em regime de urgência.
O Jacobina pleiteia a doação do terreno há cerca de um ano, mas todas as tentativas foram sem sucesso. Diversos empecilhos e morosidade para o envio de ofício requerendo o terreno fizeram com que o próprio torcedor perdesse as esperanças. Inesperadamente, e após a saída do investidor Manassés – desafeto do prefeito de Jacobina, finalmente o PL que autoriza a doação do terreno será enviada à Câmara de Vereadores para que seja apreciado.
O imóvel que deve ser doado pela prefeitura está situado no bairro Pedra Branca. No local será construído o CT – Centro de Treinamento – do Jacobina Esporte Clube. Os torcedores do Jegue da Chapada comemoram, mas alguns estranham o fato de a doação do terreno, que já parecia tão distante, está sendo resolvida em regime de urgência logo após o fim da parceria entre o Clube e a Onsoccer Brasil.
Prefeitura entrega segunda Academia da Saúde de Vitória da Conquista
Ascom PMVC

Promover práticas corporais, atividades físicas, alimentação saudável, além de contribuir para incentivar modos de vida saudáveis entre a população. É com esses objetivos que o Governo Municipal entrega, nesse domingo, 26, a segunda Academia da Saúde de Vitória da Conquista, localizada no bairro Vila Serrana. A solenidade acontece a partir das 10h.
O investimento na obra foi de R$ 173.897,06, provenientes de recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, com contrapartida do Município. A Academia de Saúde está localizada entre a Avenida Rafael Spínola e as ruas G, L e N do Parque Residencial Vila Serrana e conta com uma área externa de 450 m² e área construída de 112,55 m².
No espaço, a comunidade terá acesso a equipamentos de ginástica, sala de convivência, sanitários (masculino e feminino), sala de acolhimento, área de circulação e área verde. A academia sediará as atividades promovidas pelos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) – psicólogo, educador físico, nutricionista, fisioterapeuta e farmacêutico – com os moradores da área de abrangência da Unidade de Saúde da Família José Gomes Novaes e dos bairros Cidade Maravilhosa e Vila Serrana I, II, III e IV.
“Esse é um investimento que o Governo Municipal está fazendo na prevenção a saúde. Esperamos que a população possa usufruir e ter melhor qualidade de vida”, ressaltou o prefeito Guilherme Menezes.
– See more at: http://www.pmvc.ba.gov.br/v2/noticias/prefeitura-entrega-segunda-academia-da-saude-de-vitoria-da-conquista/#sthash.M0epqgG3.dpuf
Prefeitura oferece oportunidades a jovens atletas no Estádio Edvaldo Flores
Ascom PMVC

Há anos a Prefeitura mantém no Estádio Municipal Edwaldo Flores uma escolinha de futebol. Desde que o espaço foi revitalizado, em março, depois de um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, a procura pelas vagas aumentou visivelmente. “Não tenho dúvidas disso”, relatou o ex-jogador Antônio Jesuíno da Silva, o “Piolho”, hoje coordenador do estádio.
“Quando vê um tapete como esse aí, todo menino quer jogar futebol e amanhã ser um craque. E a finalidade da Prefeitura é essa: mesmo que não seja um ótimo jogador, pelo menos sai das ruas para ser um cidadão de bem”, explica o ex-craque, que teve passagens memoráveis por equipes profissionais como Bahia e Vitória, além de times amadores de Vitória da Conquista.
De terça a sexta-feira, passam pelo gramado sintético aproximadamente 100 garotos, com idades entre 8 e 16 anos. Os que estudam pela manhã, participam da escolinha à tarde, com o professor Nilson Paulista. E os que vão à escola regular no turno vespertino, treinam no matutino, com Robertinho.
A escolinha de futebol é apenas a primeira da série que a Prefeitura vai oferecer em breve, no Estádio Municipal Edvaldo Flores. Além dela, que já se encontra em pleno funcionamento, também estão abertas as inscrições para as aulas de judô, karatê e capoeira, que começarão na Sala Rodrigo Vieira Silva assim que as vagas forem preenchidas.
Na etapa seguinte, o público – da mesma faixa etária que o do futebol, só que a partir dos 6 anos – poderá se inscrever para as aulas de vôlei, futsal e handebol.
Para se inscrever, o procedimento é igual em qualquer modalidade: a criança ou adolescente deve comparecer ao Estádio Municipal Edvaldo Flores, acompanhada do pai, da mãe ou de outro responsável, com os seguintes documentos: RG (caso não tenha, vale a certidão de nascimento), duas fotografias 3 x 4 e atestado de matrícula em instituição de ensino.

Prefeitura realiza entrega da Unidade de Saúde da Família do Nova Cidade nesse domingo, 19
Ascom PMVC

No próximo domingo, 19, às 9h, o Governo Municipal entrega à comunidade a Unidade de Saúde da Família do bairro Nova Cidade. O equipamento é responsável pelo atendimento de 1094 famílias cadastradas. A nova unidade abrigará uma equipe de saúde da família composta por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, técnicos de enfermagem e de saúde bucal, além de seis agentes comunitários de saúde.
Outro aspecto importante do novo equipamento público é a sua infraestrutura constituída por: fachada moderna, sala de espera, recepção, três consultórios, sala de reunião, sala de vacina, sala de curativo, farmácia, copa, depósito e sanitários. Na obra, foram investidos recursos superiores a R$ 390 mil provenientes de recursos federais e municipais. A contrapartida do Município foi de mais de R$ 199 mil.
A entrega, que contará com a presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo e da comunidade, será marcada também por mais uma edição do projeto Domingo por Encantos. A programação contará com diversas atividades culturais, serviços de saúde e brinquedos infláveis para as crianças se divertirem.
A Unidade de Saúde da Família do Nova Cidade está localizada na Rua Projetada, s/n, próximo à Base Comunitária de Segurança.
Revogação dos R$2,80 é inviável, diz Prefeitura aos estudantes
Blog da Resenha Geral

Os vários representantes de movimentos sociais que integram a Revolta do Busu se encontraram com membros da Prefeitura municipal, na tarde desta terça-feira (14), para discutir os problemas no transporte coletivo de Vitória da Conquista. A reunião durou mais de três horas e meia e o recado da Prefeitura foi claro: não revogaremos o reajuste da tarifa.
DSC_0017A revogação dos R$2,80 era o principal ponto da pauta das queixas dos estudantes secundaristas, que durante a última semana paralisaram o transporte diversas vezes. E a negativa gerou um grande descontentamento no movimento. “Nós vamos entrar com um abaixo assinado, via Ministério Público, a solicitação da revogação. Porque a gente não entende isso como um aumento, entendemos como um roubo, um assalto à população de Conquista”, afirma Tiago Pinheiro (foto).
Apesar da recusa em se rediscutir a tarifa, os estudantes acreditam que tiraram algo positivo da reunião. “Tivemos a vitória do fim do valor mínimo da recarga para os estudantes e abrimos o diálogo para outras questões”, afirma Tiago. As outras questões citadas por um dos líderes do movimento são: Meia passagem aos domingos e feriados para toda a população; Passe livre estudantil; ampliação da Integração; fim da quantidade máxima de passagem no Passe Estudantil; e reformulação do Conselho Municipal de Transportes. “A gente entende que o Conselho está muito cheio de governo e empresário, e pouco representante da sociedade civil”, finaliza.
Prefeitura prossegue com revitalização de campo de futebol na zona oeste
Ascom PMVC

A Prefeitura prossegue com os trabalhos de revitalização do chamado “Campo do Estênio”, localizado no bairro Vila da Conquista. Após a terraplanagem do campo e das vias adjacentes, foi feita a imprimação dessas mesmas vias – as quais, agora, serão submetidas à aplicação do asfalto, pois estão incluídas no que será um trecho do futuro Corredor Perimetral.
O campo receberá ainda a instalação de um alambrado, o que lhe garantirá melhores condições para a continuação do trabalho socioesportivo que é desenvolvido ali há 25 anos pelo morador Estênio Trindade. Trata-se de uma escolinha de futebol, da qual participam mais de 200 alunos. Todo o investimento na recuperação do local será superior a R$ 66 milhões, vindos de recursos próprios do Município.
O Corredor Perimetral é um dos empreendimentos previstos para a cidade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Mobilidade Urbana. O convênio foi firmado com o Governo Federal para um financiamento de aproximadamente R$ 60 milhões, por meio da Caixa.
A nova via terá aproximadamente 12 quilômetros de extensão e interligará as regiões oeste, sul e leste do perímetro urbano, oferecendo à população uma nova opção de deslocamento, sem ter de passar pela região central de Vitória da Conquista. Ao mesmo tempo, proporcionará a integração entre bairros populosos que, atualmente, já apresentam autonomia econômica em relação ao centro da cidade.

Conquista: Prefeitura quer área do antigo ‘pinicão’ para transformar em Parque da Cidade
Blog do Rodrigo Ferraz

Em 13 de junho de 2013, ao colocar em funcionamento a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Vitória da Conquista, o Governo do Estado deu início à desativação da antiga – situada no bairro Candeias e conhecida como “Pinicão”. Quinze dias após, o processo já havia sido concluído. O esgoto passou a ser direcionado para a nova estação, reduzindo, com isso, o odor desagradável que caracterizava o local.
Desde então, o Governo Municipal tem discutido com o Estado a destinação da área da antiga ETE, que pertence a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A proposta é que a mesma seja cedida ao Município. “Aquela área tem fonte de água perene, além de ser um espaço de proteção ambiental. A intenção do Governo Municipal é transformá-la em um parque, uma área de lazer para a cidade”, destacou o prefeito Guilherme Menezes.
O pedido, que já havia sido feito ao então governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, foi reiterado recentemente ao atual governador Rui Costa. A Prefeitura pretende elaborar e executar um projeto para a construção de um Parque Ecológico Municipal, que será integrado ao Estádio Municipal Lomanto Júnior. O equipamento contará com área de lazer ativo (caminhada, ciclovia, corrida e ginástica) e contemplativo (espelho d’água para comportar pedalinho). A área verde será preservada.
Forró Pé de Serra do Piripiri: Prefeitura realiza últimos ajustes para o evento
Blog do Rodrigo Ferraz

A decoração junina com bandeirolas, casas de barro, homenagem a Humberto Teixeira e as barracas montadas para a venda de comidas e bebidas típicas já anunciam em Vitória da Conquista a chegada do São João. Isso porque as comemorações dos festejos já começam nessa sexta-feira, 19, com o início do Forró Pé de Serra do Piripiri, realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. O evento é totalmente gratuito. Tudo já está praticamente pronto para o início dos festejos, que acontece no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, um espaço amplo, seguro e acessível para os moradores e visitantes que prestigiarão o evento. Desde o início dessa semana, a equipe da Prefeitura está atuando no local realizando os últimos ajustes para o arrasta-pé. A grande estrela do Forró Pé de Serra do Piripiri é a cultura popular nordestina. Por isso, a equipe da Prefeitura não está economizando esforços para garantir uma ornamentação típica na Vila Junina e no Memorial do Forró. Tudo foi detalhadamente planejado para que o público possa ver, lembrar e se encantar com as mais ricas manifestações nordestinas.
Segurança – Os cidadãos que forem ao Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura a fim de conferir as atrações do Forró Pé de Serra do Piripiri, terão sua segurança garantida, logo na entrada, por câmeras de monitoramento. Além disso, todos os visitantes também deverão passar por procedimentos de revista com detector de metais. Além de todo esse aparato, a integridade física das pessoas que participarem dos festejos juninos no espaço será protegida por equipes de órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil, o Samu 192, entre outros. Todos estarão presentes dentro do espaço de eventos do Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura.
Deputado pede que vereadores investiguem licitação do transporte coletivo
Blog da Resenha Geral

Durante a sessão especial que tratou do transporte coletivo de Vitória da Conquista, na Câmara Municipal, o deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB) pediu que os vereadores investiguem o processo de licitação do transporte coletivo, realizado em 2013. O deputado apontou as disparidades de valores de concessão entre as empresas como algo “inaceitável”.
“É inaceitável uma empresa pagar para ter direito a operar, R$ 37 milhões, a Serrano, que quebrou, R$ 20 milhões, e a empresa que chega, a Cidade Verde, pagando apenas R$ 6 milhões”, afirmou Herzem. O parlamentar também apontou “que a Prefeitura quebrou as empresas que atuaram no município no transporte coletivo, desde 1996 quando o PT chegou ao poder na cidade”.
Além disso, ele sugeriu que a Prefeitura faça estudos para que a cidade, no futuro, seja contemplada com um corredor que possibilite a implantação de BRT (Bus Rapid Transit) ou o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). “Nós precisamos modernizar o transporte público de nossa cidade”, afirmou, citando como exemplo a necessidade da sessão. “Essa iniciativa significa que o transporte coletivo na cidade de Vitória da Conquista precisa avançar”, disse.
Por fim, Herzem elogiou a autonomia da Câmara durante a discussão do projeto de lei, enviado pela Prefeitura, que previa redução de impostos pagos pelas empresas de transporte. Naquele momento, a maioria dos vereadores foi favorável ao estabelecimento de condições para aprovar a redução, o que fez a Prefeitura retirar o projeto.








