Globoesportes.com

adsa

Depois de três anos, vai ter Ba-Vi na decisão do Campeonato Baiano. O Bahia derrotou o Fluminense-BA por 3 a 1, de virada, na noite desta quinta-feira (23), no Estádio Roberto Santos, em Pituaçu, e garantiu vaga na final do Estadual, onde enfrenta o arquirrival Vitória na luta pelo título que não conquista há oito anos.

O último título tricolor foi em 2001. No jogo de ida, em Feira de Santana, o time comandado pelo técnico Alexandre Gallo havia vencido pelo mesmo placar. Leo Medeiros, Nen e Beto marcaram os gols da vitória, enquanto Dudu abriu o placar.

Anteriormente marcada para a quarta-feira, a partida teve que ser adiada pela Federação Baiana por causa da forte chuva que caiu sobre a região de Salvador. O primeiro jogo da decisão é neste domingo, em Pituaçu. Por ter feito a melhor campanha na competição, o Vitória faz a segunda partida em casa e tem a vantagem de levar a taça em caso de empate por pontos e saldo de gols ao fim dos duelos.

O Tricolor da capital tomou um susto com o equilíbrio com que começou o primeiro tempo do jogo. Aos 13, em ataque do Flu, Dudu cobrou falta para Brasão cabecear com perigo para a meta de Marcelo. Logo depois, o time de Feira pediu pênalti em lance duvidoso em cima de Cristiano dentro da área. O árbitro Rodrigo Cintra nada marcou.

O Bahia chegou com real perigo somente aos 27, com Elton Luís batendo falta perigosa para defesa do goleiro Jair. Porém, aos 30, Dudu recebeu lançamento, entrou na área do time da capital, e cruzou de perna esquerda para Brasão, que após tentativa de corte do zagueiro Nen, completou no segundo pau e abriu o placar para o Flu de Feira.

Após o levar o gol, a torcida começou a chiar em Pituaçu. Mas aos 37, Leo Medeiros recebeu na área e acertou a bola na trave. No rebote, Beto foi derrubado na área, e desta vez, Cintra apitou pênalti. O próprio Medeiros bateu empatando o jogo. Precisando vencer por dois gols de diferença, o Flu viu as coisas irem por água abaixo em seguida, quando Cristiano levou o segundo amarelo e foi expulso, deixando o time de Feira com um a menos.

Na etapa final, com vantagem numérica dentro campo, o Bahia soube manter o jogo em “banho-maria”. Aos 26, Alex Maranhão cobrou falta perigosa que Jair defendeu bem.

Dois minutos depois, o zagueiro Nen escorou de cabeça um cruzamento e virou o jogo, melhorando o humor da torcida tricolor em Pituaçu. No fim, Alex Serra sofreu outro pênalti, que Beto cobrou com perfeição, fechando o placar em 3 a 1.