Por Luciano Pina/Patrícia Oliveira
Fonte: Enyl Lemos – Historiador Esportivo


SAMUR E.C., foto de 1979. de Pé: Sinvaldo – Atracador – Zó – Zé Clício – Paraná e Clóvis. Agachados: Aderbal – Branco – Messias – Ronaldo e Oberval

O time do Samur foi fundado nos primeiros anos da década de 70 por alguns funcionários daquela Unidade Médica, liderada pelo jogador e dirigente Clóvis Novaes Gusmão. Com o apoio da empresa, o time do Samur foi uma das melhores agremiações da época, formada basicamente por excelentes jogadores, presenças obrigatórias nas convocações das seleções amadoras dos anos 70 e 80. Passaram pela equipe atletas como: João Cavalinho, Dito, Paraná, Messias, Sinvaldo, Geraldinho, Atracador e outros.

A equipe do Samur deixou de existir no final dos anos 80, a partir do momento em que o futebol amador se transformou num jogo de interesses financeiros. Os dirigentes foram perdendo a motivação, e consequentemente, seus melhores jogadores correram atrás de melhores vantagens. Sem condições de manter um time forte e ganhador, o Samur parou as suas atividades futebolísticas.