Espn

Transformar o Campeonato Brasileiro o melhor torneio do mundo até 2015. Este é o objetivo do projeto anunciado nesta segunda-feira pela Brahma, uma marca de cervejas da Ambev. A ideia é criar um fundo que destinaria parte dos lucros para os clubes. A parceria já existia com alguns dos principais clubes do país e agora foi selada com as equipes do estado de São Paulo que estão na primeira divisão (Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Portuguesa e Ponte Preta).

“O momento não poderia ser mais propício. O Brasil é a sexta maior economia do mundo, à frente, inclusive, de muitos países europeus com tradição de futebol. Acrescenta-se a isso o fato histórico de ter o país sediando uma Copa do Mundo. Este é o momento de desenvolver o futebol brasileiro e colocar os nossos campeonatos entre os melhores do mundo”, explica Ricardo Tadeu, vice-presidente Comercial da Ambev.

Com os clubes paulistas incluídos, o projeto já atinge 30 clubes de todo o país com iniciativas em três frentes: infraestrutura, engajamento dos torcedores e gestão de recursos financeiros. A ideia é fazer com que o Brasil atinja o seu potencial máximo de geração de receita. Segundo estudos apresentados, a modalidade rende R$ 3,4 bilhões na economia, valor que poderia chegar até aos R$ 21,5 bi.

Para viabilizar melhorias concretas em infraestrutura para os clubes, Brahma criou o Fundo Brahmeiro, no qual destina parte da receita obtida com a venda de itens da marca para ser aplicada em melhorias na infraestrutura das agremiações. A Brahma já mantém, em cada clube do Rio de Janeiro, cidade que recebeu o projeto-piloto, um executivo dedicado a gerir as benfeitorias geradas pelo Fundo.

“Acreditamos que o futebol brasileiro tem tudo para ter, além da melhor seleção do mundo, o melhor campeonato de clubes do mundo, visto que tem um futebol de altíssima qualidade. Para que isso aconteça, uma das principais iniciativas será a infraestrutura dos clubes e ajudá-los na geração de receita”, reforça Tadeu.