Site do Clube

O Bahia de Feira seguindo as orientações e compromissos com grandes clubes brasileiros em parceria com o Incardio (Instituto Nobre de Cardiologia) está criando o departamento cardiovascular onde a função dos médicos é avaliar os atletas profissionais e das categorias de base. O objetivo é melhorar a capacidade dos atletas e diagnosticar se eles tem ou não algum tipo de sintomas. A primeira avaliação vai acontecer do dia 22 setembro.

Atletas do Bahia de Feira serão atendidos por uma equipe de cardiologistas comandados pelo cirurgião cardiovascular André Guimarães. Os jogadores serão submetidos aos exames de eletrocardiograma, radiografia de tórax, mapa, teste ergométrico, e eco cardiograma.

Segundo o Dr. André o exame cardiológico antes da participação de um atleta em competições, tem como objetivo, detectar possíveis anormalidades cardíacas, silenciosas ou não, que podem levar ao afastamento temporário ou definitivo do esporte e, em alguns casos, até a morte súbita durante uma atividade competitiva. “Informações sobre o histórico pessoal de fatores de risco do atleta, como alterações do colesterol, hipertensão arterial ou diabete melito, deverão ser colhidas. A história familiar de doença cardiovascular prematura ou de morte súbita, também é de grande relevância”, disse o cirurgião cardiovascular André Guimarães.