Uol

Confira um resumo da rodada do Campeonato Brasileiro da Serie A, que acontece neste final de semana:

Após isolar pênalti, Neymar reforça o Santos em ‘amistoso’ contra o Figueirense
Os jogadores do Santos passaram a semana tentando evitar o discurso que o jogo contra o Figueirense acontecerá em ritmo de amistoso, já que o time alvinegro não briga por vaga na Libertadores. A atração do jogo será Neymar, que retorna após fazer gol e perder pênalti no amistoso entre Brasil e Colômbia. Rebaixado, o Figueirense também já está com a cabeça em 2013. As últimas partidas servirão apenas de laboratório para definir quem poderá permanecer no clube, que anunciou que Wilson e Julio César não farão parte do elenco em 2013.

Coritiba se apoia em jejum do Vasco para apagar má impressão após levar goleada
A má fase do Vasco no Brasileiro – não vence há sete jogos – pode servir como o empurrão que o Coritiba precisa para se reerguer. A goleada sofrida na última rodada ainda repercute no Couto Pereira. Por isso, uma vitória é necessária para apagar a má impressão. A reta final do Vasco também serve para apagar os maus momentos. O time de Juninho Pernambucano enfrenta problemas após passar a maior parte do torneio em alta. Os últimos três jogos podem dar fôlego ao elenco para a próxima temporada.

Palmeiras tenta ‘último suspiro’ para evitar queda em jogo contra Flamengo de férias
O Palmeiras tenta seu último suspiro na Série A do Brasileirão contra o Flamengo e não tem o ‘direito’ de perder . Além de ganhar, precisa secar Bahia, Sport e Portuguesa, adversários diretos na luta contra o descenso. Com um time repleto de problemas, Gilson Kleina tenta adiar a queda e manter um fio de esperança na próxima rodada. De férias após vitória sobre o Náutico e livre do rebaixamento, o Flamengo se prepara com tranquilidade para o jogo. O confronto promete ser muito nervoso em Volta Redonda contra uma equipe desesperada para evitar a queda.

Campeão, Flu lota Engenhão em jogo com Cruzeiro para erguer taça e rever torcida
Apesar do discurso do Fluminense em manter a concentração e tentar garantir recordes, a prioridade do jogo contra o Cruzeiro será a festa. Com a taça do título nas mãos e o Engenhão lotado, a equipe irá reencontrar os torcedores após garantir a conquista em partida fora de casa. Aliviado por ter alcançado os 46 pontos e eliminado as chances de ser rebaixado, o Cruzeiro agora não tem mais pretensões. Enquanto os jogadores encaram as partidas restantes como uma forma de permanecer em 2013, a diretoria já trabalha para para a montagem do time da próxima temporada.

Perto de selar vaga na Libertadores, São Paulo enfrenta o Náutico e promove estreia de Ganso
O São Paulo pode confirmar no domingo o retorno à Libertadores. Basta a equipe tricolor vencer o Náutico, às 17h, no Morumbi e torcer por um tropeço do Botafogo contra o Sport. O grande atrativo da partida será a estreia de Paulo Henrique Ganso, que entrará no segundo tempo. Mas o jogo no Morumbi não deve ser fácil.
No primeiro turno, o Náutico venceu o São Paulo por 3 a 0 em Recife. Agora, o time pernambucano precisa de dois pontos para afastar a ameaça de rebaixamento. E já começa a traçar planos para a classificação à Copa Sul-Americana.
 
Com defesa ‘remendada’, Bahia recebe Ponte Preta para espantar risco de queda
Com apenas três pontos à frente da temida zona de rebaixamento, a vitória passa a ser cada vez mais necessária ao Bahia, que recebe a Ponte Preta com a defesa completamente remendada – três jogadores considerados titulares do setor são desfalques. Para compensar estas ausências, a torcida tricolor, dona da 5ª melhor média de público da Série A, promete fazer a sua parte. Já a Ponte Preta confirmou a sua permanência na elite ao vencer o Inter na última rodada, mas ainda mira a Sul-Americana e espera conquistar a primeira vitória fora de casa com Guto Ferreira.

Sem planos no BR, Inter vira ‘sparring’ do Corinthians às vesperas do Mundial
Fora do páreo por uma vaga na Libertadores, o Internacional recebe o Corinthians com o único objetivo de evitar maior crise. O time perdeu as duas últimas partidas e já admitiu que é hora de pensar em 2013. A situação dos Colorados, contudo, dão espaço para que a equipe de Fernandão sirva de ‘sparring’ dos paulistas.
O rótulo fecha com o momento do Corinthians, onde a preparação para o Mundial se intensifica. Na formação vermelha, três retornos: Rodrigo Moledo, Índio e Guiñazu. No time de Tite, força máxima. Com o detalhe de Emerson, na reserva.

Abalado por queda na Sul-Americana, Grêmio pega a Portuguesa para defender 2ª posição
O Grêmio não esperava, mas sofreu a virada do Millonarios nos acréscimos e foi eliminado da Sul-Americana. Abalados, os gaúchos pegam a Portuguesa tentando ‘juntar os cacos’ e manter o segundo lugar no Brasileirão. Evitar a fase preliminar da Libertadores 2013 será o único objetivo neste fim de ano. Kleber voltou a sentir lesão no tornozelo esquerdo e deve ficar fora. Já a Portuguesa volta a tentar acabar com o longo jejum de vitórias. Já são sete rodadas sem triunfar no Campeonato Brasileiro. Mais que isso: cinco partidas sem marcar um gol sequer.

Botafogo encara Sport para manter alta média contra desesperados e sonho do G-4
Sem perder a seis jogos, o Botafogo vive momento positivo no Brasileiro. A invencibilidade do Alvinegro muito se deve ao retrospecto da equipe contra os desesperados nas últimas rodadas. Vitórias sobre Atlético-GO, Figueirense e Portuguesa, além do empate diante do Palmeiras. Neste domingo, o Glorioso busca manter essa alta média para seguir sonhando com a Libertadores. Já o Sport está a três pontos de sair da zona da degola e uma vitória sobre o Botafogo seria fundamental para permanecer na Série A em 2013.