Uol

29jun2013---felipao-treinador-da-selecao-brasileira-participa-de-entrevista-coletiva-no-rio-de-janeiro-1372540767068_615x300

Em sua primeira partida desde a final da Copa das Confederações, em junho, a seleção brasileira reiniciará sua preparação para o Mundial de 2014 nesta quarta-feira, contra a Suíça, em meio a uma escrita e sob observação. Desde o retorno de Luiz Felipe Scolari, a equipe ainda não venceu uma partida na Europa (uma derrota para a Inglaterra e empates contra Itália e Rússia). De quebra, Felipão diz ainda ter dúvidas em quatro das 23 vagas na lista de jogadores que levará à Copa.

“Teremos oito amistosos pela frente e nos próximos meses terei a oportunidade de fazer observações e experiências”, diz o técnico.

Sob esse aspecto, enfrentar uma Suíça, cuja eficiência defensiva é uma das atrações das Eliminatórias Européias (um gol em seis jogos), surge como um teste para o comportamento de uma equipe cujo status mudou radicalmente desde os 3 a 0 sobre a Espanha no Maracanã. Especialmente quando Felipão vê na diferença de estágio na preparação de ”europeus” e ”domésticos” um problema para o jogo em Basiléia.

Embora tenha iniciado o treino com praticamente a mesma formação titular da Copa das Confederações, à exceção de David Luiz, poupado em função de dores no joelho, Scolari fez experiências na sessão no Jakob Park, o estádio do FC Basel, o mais tradicional clube suíço. O zagueiro do Chelsea poderá começar a partida no banco. Maxwell (Paris Saint-Germain), o único do grupo de 20 jogadores em Basiléia que não esteve no evento-teste, poderá ganhar uma chance na lateral-esquerda enquanto Jefferson é uma solução mais lógica para o gol já que está em atividade no Botafogo, ao contrário de Julio Cesar.

“Precisamos esquecer a Copa das Confederações. Ganhamos, mas acabou. Agora é outro caminho”, pondera Felipão.

Brasil: Jefferson, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dante) e Maxwell (Marcelo), Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar e Hulk; Fred e Neymar