FBF

IMG_6952

Como falar de Copa Governador do Estado e não abordar o Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista (ECPP)? A história de uma das competições mais importantes do futebol da Bahia foi escrita, na sua grande maioria, em verde e branco.

Em cinco anos de Copa Governador, o time conquistense chegou a todas as finais. São quatro decisões e três títulos conquistados de forma consecutiva, em 2010, 2011 e 2012 contra Atlético de Alagoinhas, duas vezes e Jacuipense, respectivamente. Em 2009, o Bode, como é carinhosamente chamado pelos torcedores locais, ficou com o vice-campeonato, conquistado pelo Fluminense de Feira.

A quinta decisão está por vir. Neste ano, o Conquista poderá fazer história e alcançar seu quarto título. O adversário da vez será outro feirense, mas o Bahia de Feira, que tentará acabar com a hegemonia do rival e conquistar seu primeiro troféu na competição.

A batalha pela taça será dividida em duas partidas. A primeira às 16h do dia 17 de novembro, no Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista. Já a segunda e última no dia 24, também às 16h, no Alberto Oliveira, em Feira de Santana.

Além do troféu, o vencedor do confronto levará para sua cidade a última vaga da Bahia na Copa do Brasil de 2014. Já o vice-campeão se habilitará a disputar série D do Brasileirão 2014.

Vitória da Conquista – Desde 2010, a equipe alviverde vem levantando os troféus por consequência da formação dos atletas e qualidade na gestão administrativa. Em oito anos de fundação, o clube já possui um Baianão da Segunda Divisão, em 2006, além dos três títulos da Copa Governador. Em 2008, chegou às finais do Baianão da 1ª Divisão, mas foi superado no quadrangular final pelo Vitória.

1524-3

Bahia de Feira – O adversário do Vitória da Conquista não é qualquer um. O Bahia de Feira é dono de uma trajetória vitoriosa no futebol baiano.

Conhecido como Tremendão, conquistou três títulos da Segunda Divisão do Baianão (1982, 1986 e 2009) e um Torneio Início (2011). Mas, a principal conquista é de dar inveja a qualquer rival. Com um feito inédito, que entrou para a história, o clube feirense calou o Barradão lotado e derrotou nada mais nada menos do que o Vitória para sagrar-se Campeão Baiano da Primeira Divisão de 2011.

Diante de tantas qualidades, fica a certeza: essa briga será de gigantes. Para o torcedor, resta esperar o espetáculo da disputa entre duas forças do Interior por mais um título da Copa Governador do Estado.