Globo Esportes

fluminense_photocamera_2

Os seis pontos ganhos na tabela do Brasileirão após o começo da segunda rodada apontam o Tricolor carioca na liderança virtual, com 100% de aproveitamento. E o time treinado por Cristóvão Borges mostra evolução a cada partida. Bem no Brasileiro e na Copa do Brasil, dominou um Palmeiras perdido com a ausência de Alan Kardec – de malas prontas para o São Paulo – como referência no ataque. O Verdão sucumbiu à boa marcação de Jean sobre Valdivia. Solitário para criar, o meia chileno cansou no segundo tempo, e faltaram pernas para o Alviverde chegar ao empate.

Desde o primeiro tempo o Tricolor foi melhor. Não no início, ainda que os primeiros 45 minutos tiveram a marca da lentidão das equipes para sair da defesa para o ataque. Com menos posse de bola que o Flu, o Palmeiras até aparecia com mais perigo, mas esbarrava nas poucas opções de auxiílio ao seu único homem de criação.

Mesmo marcado implacavelmente por Jean, Valdivia dava uma dorzinha de cabeça. Mas, fora o tiro perigoso de Marquinhos Gabriel, rente à trave, o goleiro Diego Cavalieri nem levou susto. Mas o Fluminense só melhorou quando Conca encontrou seu espaço em campo. E aí, só deu o Tricolor. O meia começou a destilar seu bom repertório de jogadas, com chute de fora da área e boas assistências, como a que iniciou a jogada do gol, marcado por Sobis. Fred, que deu o passe para o gol aos 44, também cresceu de produção na partida, bem como Rafael Sobis, que poderia ter marcado outro, não fosse a bela atuação do goleiro Fernando Prass.

No segundo tempo, o Palmeiras bem que tentou. Com Serginho no lugar de Josimar no meio de campo, tentou diminuir a quantidade de passes errados no meio de campo. Mas com três volantes e sem um jogador fixo na área, estava difícil. Diogo e Miguel até melhoraram um pouco o ataque, fraco com Marquinhos Gabriel e Leandro, mas nada que decidisse. Do lado tricolor, Wagner ainda cresceu nas tabelas com Fred e Conca. Sobis cansou e saiu. No fim, o Palmeiras ainda deu um susto e quase empatou. Mas seria injusto. Pelo que apresentou mais uma vez, o Flu de Cristovão Borges, com defesa mais bem posicionada, com mais consciência tática e jogadores de qualidade do meio para a frente, tem tudo para seguir como um dos favoritos ao titulo.