Blog do Rodrigo Ferraz

DSC_1678

Aconteceu na última quarta, 11, mais uma reunião da Comissão de Cultura e Esporte da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), composta pelos vereadores Hermínio Oliveira (SD), Joaquim Libarino (PCdoB) e Sidney Oliveira (PRB). Dessa vez o grupo se encontrou, na própria CMVC, com o presidente da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT), Leonésio Moreira, e a secretária da instituição, Ivani Alves.

O vereador Joaquim Libarino explicou que já foram realizadas reuniões com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e com representantes da Federação Bahiana de Futebol. Segundo Libarino, a Comissão pretende buscar uma agenda com o ministro do Esporte, o baiano George Hilton, mas antes vai ouvir outras instituições e pessoas envolvidas com o esporte conquistense para fechar uma pauta de reivindicações. O parlamentar Sidney Oliveira reforça essa proposta: “Vamos a Brasília com uma pauta grande, definida antes com muito diálogo com quem é do meio, para o ministro nos abrir as portas”. A Comissão também prevê a abertura de uma frente de conversa com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Na reunião, o presidente da LCDT, Leonésio Moreira, mostrou-se preocupado com a pouca institucionalização dos projetos e ações voltados para o esporte, especialmente o futebol. Ele defende a criação de organismos que possibilitem um debate mais amplo sobre o segmento e a realização de ações concretas como o aumento dos recursos e estrutura para área, por exemplo. Entre as sugestões, estão: criação do Conselho Municipal do Esporte, de um fundo municipal e de uma lei de incentivo fiscal para o segmento.

468x60_simonassi127