Blog do Anderson

DSC03172

Disciplina e autocontrole são qualidades desenvolvidas através do Jiu-Jitsu e, quando estas são transferidas para outras áreas da vida podem render bons frutos. Este é o caso dos jovens que integram o Projeto Luta Cidadã, da Base Comunitária de Segurança (BCS) de Vitória da Conquista. Dez, dos 40 adolescentes inseridos nesta iniciativa, competiram na I Copa Humberto Neto, realizada no Estádio Municipal Edvaldo Flores, e sete ganharam medalhas,
Procedentes de duas escolas estaduais, uma municipal e da Pastoral do Menor, instituição que cede espaço e estrutura para os treinos, concorreram em diversa categorias: mirim, infantil, infantojuvenil e juvenil. Jailson Santos conquistou uma medalha de ouro, na infantil, Diogo Libarino, Artur Souza, David Silva e Ueslem Silva, ganharam prata, na infantojuvenil, e Luis Felipe e Israel Nicolas, bronze, na infantil.

“Para fazer parte do Luta Cidadã, o jovem precisa ter um bom rendimento escolar e comportamento exemplar”, explicou o comandante da base, o capitão Hilderim Tomaz. O projeto aproxima polícia e comunidade e contribui como estratégia de prevenção à violência. “A prática do esporte promove qualidade de vida e saúde. Os adolescentes desenvolvem valores através do contato com os policiais”, enfatizou.

Os PMs da BCS mantêm uma relação próxima com professores e familiares dos alunos. Os mestres se sentem confortáveis em abordar os policiais, instrutores do projeto, sobre o desempenho dos estudantes na prática do esporte. O soldado Luiz da Costa dá aulas da arte marcial, juntamente com os colegas Uilliam Alves e Luciano Marques e o professor civil, o faixa azul, Adilson Costa.

Costa entende que o projeto é um sucesso. “Alguns dos alunos não tinham contato com o esporte e aqui eles descobriram que possuíam talento”, declarou, acrescentando que “estamos treinando atletas muito dedicados”.