Globo Esportes

ednaldo bob

O presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, ameaça ir ao STJD caso seus colegas das federações de Ceará e Pernambuco promovam campeonatos estaduais com mais datas do que as 13 estabelecidas pelo calendário da CBF.

– O Campeonato Baiano vai ter 13 datas, se outros tiverem mais rodadas, isso pode atrapalhar a Copa do Nordeste e outras competições. Vou esperar para ver como vão agir as duas federações. Se fizerem torneios maiores, eu vou ao STJD, baseado no artigo 101 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva – disse Rodrigues ao blog.

O artigo citado pelo cartola diz que “As federações deverão respeitar o calendário nacional notadamente em relação ao período de férias e de pré-temporada sob pena dos clubes de seu Estado ficarem impedidos de disputar competições coordenadas pela CBF.”

Consultados, os presidentes Mauro Carmélio (Federação Cearense) e Evandro Carvalho (Federação Pernambucana) afirmaram que ainda não definiram fórmula de disputa de seus estaduais. No ano passado, os dois torneios tiveram 18 datas.

– Os dois são meus amigos, gosto deles, mas não podem estrangular o calendário. Nós aqui fazemos o sacrifício de jogar o estadual em menos datas, eles também têm que jogar – declarou Rodrigues.