Jornal Folha do Estado

45313-2

Depois de uma boa campanha na primeira fase, o Fluminense inicia neste sábado (19) a sua caminhada na segunda etapa do Campeonato Baiano, em busca de chegar a fase semifinal da competição e assim alcançar o seu grande objetivo: conquistar uma vaga na Copa do Nordeste ou Copa do Brasil. Porém para chegar nesta situação, o tricolor feirense terá que encarar o Galícia em duas partidas, sendo que a primeira acontece hoje, às 16 horas, no Estádio Eliel Martins o Valfredão, na cidade de Riachão do Jacuípe.

O jogo é cercado de muita expectativa, já que Fluminense e Galícia são duas das mais tradicionais equipes baianas. Em campo, as duas equipes conquistaram mais de 40 títulos somando títulos estaduais, regionais e nacionais, tornando-se assim um confronto cercado de muita tradição. Justifica-se como um “derby” (linguagem dos antigos futebolistas), não só pelo número de títulos somados, mas pelo fato destas duas equipes terem decidido o Campeonato Baiano de 1968, com o “Granadeiro” levando a melhor e sendo campeão em cima do “Touro do Sertão”. Um jogo que completa em 2016 60 anos de existência, pois a primeira vez que os dois clubes se enfrentaram foi em 1956, pelo Campeonato Baiano e o placar foi de 0 x 0.

Ao todo foram disputados 34 confrontos oficiais com 12 vitórias do Fluminense, 14 empates e oito vitórias galicianas. O Fluminense marcou 34 gols sofreu 19 e tem um saldo de 15 gols. O jogo mais recente aconteceu no último dia 20 de fevereiro pela 3ª rodada do Campeonato Baiano, quando o Touro do Sertão venceu por 1 x 0, gol marcado pelo volante e capitão do time, Fausto.

Vale lembrar que nesta decisão de 180 minutos, que começa hoje, a vantagem é do Galícia que joga por dois resultados iguais por ter feito melhor campanha. No caso, o Fluminense tem que vencer a partida de hoje para reverter a situação e administrar na partida de volta que acontecerá no próximo sábado (26) no Estádio José Rocha, na cidade de Jacobina.