MSN

BBrwlud.img

Na última semana, o técnico Tite foi procurado pela CBF para assumir a seleção brasileira e preferiu não deixar o Corinthians no meio da Copa Libertadores, segundo o ‘Globo Esporte’. Se tivesse dito sim ao convite (ou se disser no futuro), o treinador seria o quarto a deixar o clube paulista pelo mesmo motivo em 18 anos.

Desde 1998, quando Vanderlei Luxemburgo assumiu a equipe verde e amarela, Carlos Alberto Parreira em 2003 e Mano Menezes em 2010 também trocaram o atual clube de Tite pelo Brasil. Nos últimos 50 anos, nenhum outro time do país teve tantos treinadores na seleção quanto o Corinthians.

Neste século, inclusive, só Cruzeiro, Sport e Corinthians perderam técnicos para a seleção. Luiz Felipe Scolari estava no time mineiro em 2001, e Leão, no pernambucano, em 2000. Já Dunga, em suas duas passagens (2006 e 2014), e o próprio Felipão em 2013 estavam desempregados.

Antes disso, o Cruzeiro também perdeu seu treinador para a seleção em 1987, quando Carlos Alberto Silva aceitou convite. Nos últimos 50 anos, Palmeiras e Flamengo também “emplacaram” dois técnicos: respectivamente, Telê Santana e Osvaldo Brandão, e Claudio Coutinho e Aymoré Moreira.

Os outros comandantes do time brasileiro nos últimos 50 anos saíram de equipes menores. Sebastião Lazaroni, técnico do Brasil em 1989 e 90, saiu do Paraná; Parreira, em sua passagem de 1991 e 94, estava no Bragantino; e Telê Santana vinha de período no Al-Ahli, da Arábia Saudita, em 1985.

Técnico da seleção entre 1994 e 98, Zagallo era auxiliar de Parreira anteriormente, portanto, também não deixou nenhum clube – em suas passagens anteriores, vinha do Botafogo. Paulo Roberto Falcão, que ganhou chance em 91, nunca havia sido treinador.

Há ainda o caso de João Saldanha, que também chegou a treinar o Botafogo, mas, quando assumiu a seleção brasileira, em 1969, já estava atuando como comentarista esportivo.

unimarc-modelo-4