Globo Esportes

dsc_0082

Juventude e Ypiranga-RS decidem nesta terça-feira o último classificado para as semifinais do Campeonato Gaúcho. O jogo único será no Alfredo Jaconi, às 19h30. Quem vencer, encara o Grêmio na próxima fase.

Disputando a Copa do Brasil, as duas equipes vão a campo depois de encararem longas viagens. O Juventude foi a Tocantinópolis (TO), a cerca de 3 mil quilômetros de Caxias do Sul, onde empatou com time da casa em 1 a 1. Na odisseia, a delegação passou por Porto Alegre, Brasília, Marabá (PA), Imperatriz (MA) e, finalmente, a cidade da partida. O Canarinho percorreu cerca de 1,5 mil quilômetros, em uma jornada menos complicada até Goiânia – de onde voltou com um resultado histórico de 2 a 0 sobre o Atlético-GO que garantiu a classificação para a próxima fase do torneio.

O Ju terminou a primeira fase na quarta colocação, com 23 pontos, cinco a mais que o Ypiranga-RS, quinto na tabela, com 18 pontos. O retrospecto recente em casa do time caxiense não é dos melhores. A última vitória do Papo no Alfredo Jaconi foi em 20 de fevereiro, quando bateu o Passo Fundo por 3 a 1. Depois, vieram a derrota para o Inter e os empates com São José-RS, Glória e Novo Hamburgo.

Por outro lado, o Ypiranga-RS não tem se imposto fora do Colosso da Lagoa. Na primeira fase do Gauchão, o time de Leocir Dall’Astra conseguiu apenas dois empates fora de casa, perdendo os outros quatro jogos.