Copa Sul-Americana tem seu 1º confronto de brasileiros definido
Futebol Interior
Nesta quarta-feira, a Copa Sul-Americana conheceu o seu primeiro confronto entre clube brasileiros. Na posição ‘Brasil 1’, o Sport aguardava ansiosamente o seu oponente na segunda fase da competição e este será seu arquirrival Santa Cruz, que entrou como ‘Brasil 7’, pela conquista da Copa do Nordeste, após ser eliminado da Copa do Brasil pelo Vasco da Gama (1 a 1, e 3 a 2).
O ‘Clássico das Multidões’ na Sul-Americana fará parte, inclusive, do Troféu Givanildo Oliveira, uma espécie de homenagem ao ex-jogador e agora treinador que fez história em ambos os clubes. O torneio não é definido em partida única, muito pelo contrário, serão preciso oito confrontos para saber o campeão, se mantiver o equilíbrio entre as equipes.
De dez confrontos possíveis durante a temporada 2016, Sport e Santa Cruz farão oito. Quem obtiver uma maior pontuação somado todas as partidas conquistará o Trofeu Givanildo Oliveira, dando uma apimentada no clássico que acontecerá na Sul-Americana, que será decisivo nas ambições da dupla.
Até agora foram realizado cinco partidas. O Sport está na frente com duas vitória, contra uma do Santa Cruz. Ainda teve dois empates. Ou seja, para ser campeão, o Coral não pode mais pensar em perder, enquanto o Leão precisa de uma vitória e um empate, ou até mesmo três empates. Caso terminem com a mesma pontuação, a taça ficará exposta na Federação Pernambucano de Futebol, e sem um campeão de fato.
Volante, Givanildo foi revelado pelo Santa Cruz. Não demorou para cair na graça da torcida, ainda mais com as inúmeras conquistas, foram sete estaduais. No fim de carreira, se transferiu para o Sport e, invés de ser alvo dos torcedores, pegou gosto pela camisa rubro-negra, e levou para cara mais três títulos do Campeonato Pernambucano. Como jogador, ainda passou por Corinthians, , e Fluminense. Está desempregado, do cargo de treinador, desde que deixou o América-MG, na lanterna do Brasileirão.
Jogos já disputados em 2016:
21/02 – Sport 2 x 1 Santa Cruz (Estadual)
10/04 – Santa Cruz 1 x 1 Sport (Estadual)
04/05 – Santa Cruz 1 x 0 Sport (Estadual)
08/05 – Sport 0 x 0 Santa Cruz (Estadual)
01/06 – Santa Cruz 0 x 1 Sport (Série A)
Jogos ainda não realizados
24/08 – Santa Cruz x Sport (Sul-Americana)
31/08 – Sport x Santa Cruz (Sul-Americana)
11/09 – Sport x Santa Cruz (Série A)
Além de Sport e Santa Cruz, Cuiabá, campeão da Copa Verde, e Flamengo, eliminado da Copa do Brasil, estão na Sul-Americana, mas ainda aguardam outras definições para conhecerem seus, respectivos, adversários.