Sem limite de gringos, Libertadores terá sorteio nas oitavas
Globo Esportes
A Conmebol divulgou na noite desta quinta-feira o regulamento da Taça Libertadores de 2017, a apenas quatro dias do início do torneio. Nesta edição da competição sul-americana, os confrontos das oitavas de final serão definidos em sorteio – antes, o primeiro na classificação geral enfrentava o 16º. Além disso, não há limitação para estrangeiros em cada equipe.
Outra novidade no regulamento é o fato de times do mesmo país poderem se enfrentar na final, caso o cruzamento não os coloque na mesma semifinal. Até o ano passado, caso estivessem em lados opostos na semi, as equipes eram obrigadas a se enfrentar. Só era possível uma decisão entre brasileiros, por exemplo, se três chegassem à fase anterior.
O ranking da Conmebol, agora, é o último critério de desempate na fase de grupos – antes, havia a possibilidade de sorteio caso todos os critérios estivessem empatados. O gol fora de casa segue valendo “dois” em caso de empate até a semifinal. Na decisão, em caso de igualdade após os 180 minutos, haverá prorrogação e pênaltis, caso ela persista.
Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Chapecoense e Grêmio são os representantes brasileiros na Libertadores.