Ato cívico e Corrida da Cidade marcam manhã de celebração dos 183 anos de Vitória da Conquista
PMVC
Depois dos dias frios e cinzentos do início desta semana, o sol veio abrilhantar a manhã desta quinta-feira, 9 de novembro, data em que Vitória da Conquista, terceiro maior município da Bahia, completa 183 anos de emancipação política. Em referência à data, a Prefeitura realizou ato solene no Parque Municipal Lagoa das Bateias, na presença de autoridades políticas e demais pessoas da comunidade.
A cerimônia teve início com o hasteamento das bandeiras, ao som dos hinos Nacional Brasileiro e à Vitória da Conquista, executados pela Banda de Música da Polícia Militar. Participaram do ato, a prefeita Sheila Lemos, o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira, e o Capitão Arruda, representando o Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO).
Em seu pronunciamento, a prefeita Sheila Lemos afirmou que o município tem muitos motivos para comemorar, ressaltando os principais avanços registrados nos últimos anos em diferentes áreas. “Temos muito a comemorar. Temos orgulho do povo que somos, da cidade que construímos, e construímos a várias mãos. Seguiremos, com a missão de continuar realizando os sonhos das pessoas que moram em Conquista”, afirmou.
Estes sonhos aos quais a prefeita se referiu dizem respeito às obras que a gestão seguirá executando para melhorar a qualidade de vida da população, a exemplo da revitalização do Parque da Lagoa das Bateias. “Com essa obra, as pessoas da zona oeste vão ter o melhor parque ambiental da região. Vamos transformar a Avenida Brumado na nova Olívia Flores. Temos a missão de integrar essa cidade, de não ter um lado mais desenvolvido do que o outro”, enfatizou.
O presidente da Câmara, Hermínio Oliveira, parabenizou a Prefeitura pelo evento programado para celebrar a data. “Hoje foi um dia muito alegre. Quero parabenizar a Prefeitura por este evento que movimentou a Lagoa, parabenizar Conquista e os chegantes. Essa é uma cidade pujante, que cresce a cada dia e seguiremos firme impulsionando ainda mais esse desenvolvimento”, disse.
Mesma opinião tem o Capitão Arruda. “Conquista é uma cidade com potencial gigantesco, terceira maior cidade do estado. Então, estamos muito felizes por fazer parte dessa história e desse momento aqui hoje”, ressaltou.
Corrida da Cidade – Em seguida ao ato cívico oficial, foi a vez da prefeita entregar a premiação aos vencedores da Corrida da Cidade, iniciada horas antes no monumento ao Cristo. Este ano, a competição, já tradicional na programação de aniversário da cidade, reuniu 700 atletas, entre amadores e profissionais, que percorreram cerca de 8 km, passando pelas principais avenidas da cidade.
Servidora pública da Secretaria Municipal de Saúde, Valéria Sousa ficou com o primeiro lugar na categoria servidor feminino. Já na categoria servidor masculino, quem levou o 1° lugar foi Gilmar Sousa, da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi). Para ambos, foi uma honra fazer parte do evento.
“Este é o segundo ano que eu participo da corrida da cidade e foi uma festa muito bonita, com gente de fora. E ter conquistado o primeiro lugar foi muito gratificante”, compartilhou Valéria. “É só agradecer a Deus por essa vitória, a toda organização, família, equipe. Essa também foi uma forma de valorizar o servidor e eu fico feliz de ter sido campeão”, completou Gilmar.
As comemorações do aniversário da cidade contaram ainda com exposição da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e atividades recreativas para as crianças que prestigiaram o evento, aulas de zumba e de dança e acolhimento dos participantes do Passeio Ciclístico.
Atividades culturais e religiosas – A programação de aniversário continua, às 14h, no Parque Municipal Lagoa das Bateias, com as apresentações da Banda Vuô, Danillo Kiribamba e artistas convidados. Eles prometem muita animação e grandes sucessos para quem for curtir a festa.
Já na Praça Norberto Aurich, às 15h, tem a saída da já tradicional Marcha para Jesus. Os fiéis caminharão até o Centro Cultural Glauber Rocha, onde, às 19h, tem o encerramento da Semana da Cultura Evangélica, com a apresentação da banda Som e Louvor.