FBF

Vem aí mais um Baianão Sub-20. A edição 2024 da competição foi definida nesta quarta-feira (7) com novidades, entre elas um novo formato.

Na sede da Federação Bahiana de Futebol foi realizada a Reunião do Conselho Técnico do campeonato, com a presença de presidentes e representantes dos clubes participantes.

Serão 19 equipes na disputa, dez delas da Série A do Baianão: Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona, Itabuna, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Vitória. Também estarão em campo Camaçariense, Catuense, Conquista, Estrela de Março, Grapiúna, Leônico, SSA FC, ECPPVC e Ypiranga.

Na reunião, conduzida pela Diretora de Competições da FBF, Taíse Galvão, foi definida a fórmula de disputa. Ao lado do Vice-Presidente da entidade, Manfredo Lessa, do Diretor Administrativo e Financeiro, Marcelo Araújo, do Diretor de Registros e Transferências, Felipe Quadros, e do Vice-Presidente da Ceaf-BA, Vidal Lopes, a dirigente ouviu sugestões dos clubes e colocou em votação duas opções de fórmula.

Foi escolhida por unanimidade a fórmula 2, apresentada pela FBF para trazer inovação e ainda mais valorização ao certame. Os 19 clubes foram divididos em três grupos. Houve sorteio para formação dos Grupos 1 e 2, observando a regionalização.

O Grupo 1 ficou com Vitória, Jacobina, Camaçariense, SSA FC, Estrela de Março e Leônico. O Grupo 2, com Bahia, Juazeirense, Bahia de Feira, Catuense, Ypiranga, Atlético e Jacuipense. Já o Grupo 3 ficou com Barcelona, Conquista, Grapiúna, Itabuna, Jequié e ECPPVC.

Na primeira fase, eles se enfrentarão dentro da cada grupo, com jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão às quartas de final. Se juntarão a eles os dois melhores terceiros colocados, observando os três grupos.

Nas quartas, os oito classificados serão divididos em quatro grupos, observando a classificação geral (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e se enfrentarão dentro dos grupos, no sistema de jogos de ida e volta. Os vencedores disputarão a semifinal em dois grupos, também observando a classificação geral (1º x 4º e 2º x 3º) e com jogos de ida e volta. Os dois classificados na semi decidirão o título em duas partidas.

Serão 12 datas na 1ª fase, com dez domingos e duas quartas-feiras. A 2ª fase terá duas datas, com dois domingos. A 3ª fase terá duas datas, com um domingo e uma quarta-feira. Já a 4ª fase também terá duas datas, uma quarta e um domingo. O campeonato terá um total de 18 datas, o que garante um aumento significativo no número de jogos.

Conciliado com o Campeonato Brasileiro Sub-20 e as demais competições nacionais, o Baianão Sub-20 será iniciado em 17 de março e encerrado em 16 de junho.

Vagas – O campeão baiano sub-20 garantirá vaga na Copa do Brasil 2025 da categoria.

Para a Copa São Paulo, Bahia e Vitória já possuem vagas por convite da Federação Paulista de Futebol, organizadora da competição. As demais vagas disponibilizadas para a FBF serão por critério de classificação no Baianão Sub-20.