:: ‘Campeonato Baiano’
Conquista 2 x 3 Bahia: a culpa não foi do goleiro
Futebol Bahiano

Perder o jogo por 3×2, diante do Bahia, time de série A, definitivamente não foi o problema. Resultado justo, normal e até certo ponto previsível. As circunstâncias, a boa fase, o fator local, a autoestima elevada, deixou o time conquistense levemente crente na vitória. Mas era uma partida em aberto, Rafael e Tatu jogando contra o Bahia – sempre deixa a marca, e o Bahia bem desfalcado, tudo poderia acontecer.
O problema é após o apito inicial a partida se tornou um jogo totalmente “vencível” para o Conquista. Minha indignação é por ter visto um Bahia muito “batível” em campo e constatar que o time conquistense não foi capaz de batê-lo. Falta alguma coisa pra esse Conquista. Não só qualidade técnica. Falta malandragem. Ousadia e menos respeito. Em todo o primeiro tempo o Bahia era um adversário sem nenhuma expressão, incapaz de complicar a vida de alguém. Era notável que o Conquista só não metia uma goleada se tropeçasse em seus próprios cadarços.
Não foi só o goleiro Alex que tropeçou no cadarço, um time do interior com esse perfil “sem chama”, com pouca ousadia e muito respeito nunca chegou a lugar algum. O Vitória da Conquista perdeu o jogo por isso. O torcedor conquistense deixou o estádio pedindo a aposentadoria do goleiro Alex, e o torcedor pode mesmo fazer isso, mas jogador e treinador não pode lavar roupa suja nos microfones, essa roupa se lava dentro do vestiário. Isso é profissionalismo. E a culpa do goleiro Alex é também de quem fez diversas faltas na entrada da área.
Se o goleiro conquistense não tivesse errado o resultado seria outro, mas se o time conquistense tivesse resolvido o jogo no primeiro tempo o resultado também seria outro. Só se ganha campeonato com o coração pulsando na ponta da chuteira. Tem que ter qualidade técnica, esquema tático, técnico corajoso, tudo isso é importante, mas sem ousadia isso tudo não vale nada.
Sempre presente no Lomantão, Japa foi entrevistado no jogo Vitória da Conquista e Bahia neste domingo
Por Luciano Pina

Na partida que aconteceu na tarde deste domingo (15), no estádio Lomanto Júnior, em que o Vitória da Conquista perdeu para o Bahia, pelo placar de três a dois, a repórter Patrícia Oliveira, da Rádio Clube FM entrevistou um torcedor Super- Especial.
Nas arquibancadas do estádio a nossa repórter conversou com o torcedor Jadson ( conhecido como Japa ), que não perde um jogo do Alviverde sempre acompanhado com a turma do Supermercado Unimarc.
Japa como é cariosamente chamado pelos conhecidos falou sobre a partida e disse que o Bode iria vencer o Tricolor por um a zero.
Após goleada, Duzinho deixa o comanda técnico do Serrano
Por Luciano Pina

Após a goleada sofrida para o Jacuipense, pelo placar de cinco a zero, na tarde deste domingo (16), o treinador Duzinho deixou o comando técnico do Serrano. O treinador pediu demissão e não retornou com o elenco para Teixeira de Freitas.
No seu lugar assume temporariamente o auxiliar Marivaldo Miranda que inicia a partir desta terça (18), os preparativos para o confronto contra o Vitória da Conquista, que acontece no próximo domingo (23), às 16 horas, no estádio Robertão, pela última rodada da segunda fase do Campeonato Baiano.
O time mongoio terá que vencer o Bode e torcer por tropeços da Juazeirense e Catuense para conquistar a segunda vaga do Grupo 03, para as semifinais da competição.

Alemão estreia com gol no Flamengo de Guanambi contra o Jequié pela segundona do Baiano
Por Luciano Pina
Fonte Jequié Repórter

O time do Jequié não conseguiu fazer o seu dever de casa e foi derrotado na partida de estreia no Campeonato Baiano de Futebol da 2ª Divisão 2014, para o Flamengo de Guanambí. Colocando em campo uma equipe à base do Sub-20 que foi campeão da Copa Nacional disputada em Marília-SP e outros jogadores formados na própria cidade, o técnico Expedito Ventura (Índio), não teve muitas chances de superar a aplicada equipe de Guanambí, que demonstrou mais experiência em valores individuais, no decorrer do jogo.
O time visitante abriu o placar aos 26 minutos da etapa inicial, através de Gival que colocou a bola para dentro após cabeçada que resvalou na trave esquerda do goleiro Felipe. Na etapa final com a entrada de Caíque Silva em lugar de Jaquinho, o time da casa esboçou uma aparente reação empatando o jogo aos 11 minutos, através do próprio Caíque batendo forte no canto, uma bola enfiada pelo lado esquerdo por Robinho. O gol de empate animou a torcida, mas, aos 22 minutos, Teco Baiano que acabava de entrar no jogo aproveitou falha de marcação do miolo da zaga e colocou o Flamengo de Guanambí mais uma vez à frente do marcador. O gol que deu números definitivos à partida foi marcado por Alemão, num bate pronto à bola lançada na área pelo lateral direito Maílson. A partir desse momento o time de Jequié não esboçou mais nenhuma possibilidade de reação.
A renda do jogo foi R$ 11.750 para 1.179 pagantes. O árbitro da partida foi Antonio Marcelino Rodrigues, auxiliado por Adenilson José Rodrigues e Luciano Trigueiro Xavier, tendo como quarto árbitro Gilson Silva Santos.
Outros resultados
Leônico 0 x 1 Jacobina
Ypiranga 2 x 1 Itabuna
Colo Colo 2 x 0 Atlético de Alagoinhas
Quarta
Ipitanga x Fluminense de Feira

Serrano é goleado pelo Jacuipense e não depende mais de si para classificar
Por Luciano Pina

O Serrano foi goleado pelo Jacuipense, pelo placar de cinco a zero, na tarde deste domingo (16), no estádio de Pituaçu, pela penúltima rodada da segunda fase do Baianão.
Os gols do Leão do Sisal foram marcados por Gilcimar aos seis do primeiro tempo, Pablo aos vinte e dois e Tiago Alagoano aos trinta e três, trinta e seis e trinta e nove do segundo tempo.
Com a derrota o Serrano terá que vencer o Vitória da Conquista, no próximo domingo (23), às 16 horas, no estádio Robertão em Teixeira de Freitas.
Além de vencer o time mongoio terá que torcer por tropeços da Juazeirense contra o Galícia e da Catuense diante do Jacuipense.
Todas as partidas da última rodada serão realizadas no mesmo horário.
Em uma tarde infeliz do goleiro Alex, Vitória da Conquista perde para o Bahia
Por Luciano Pina

Em uma tarde muito infeliz do goleiro Alex, o Vitória da Conquista perdeu para o Bahia, pelo placar de três a dois, na tarde deste domingo (16), no estádio Lomanto Júnior, pela sétima rodada da segunda fase do Campeonato Baiano.
O Bode começou a partida buscando a vitória e foi logo premiado aos treze minutos, quando Paulo Vitor cruzou Índio desviou de cabeça e no rebote do goleiro Marcelo, Tatu mandou para o fundo da rede abrindo o placar. Na segunda etapa, o Bahia empatou logo aos três minutos, Railan cruzou e Marcão raspou de cabeça e o goleiro Alex tentou defender, porém, mandou a bola para dentro da sua própria rede. Mas o árbitro deu o gol para Marcão. Aos vinte e seis Talisca cobrou falta no canto esquerdo virando o jogo para o Bahia. Aos trinta e três Rafael da Granja cobrou falta e empatou para o Alviverde e aos quarenta e dois novamente Talisca cobrando falta deu números finais à partida.
Com a derrota o Vitória da Conquista permanece na segunda colocação com 12 pontos.
O Vitória da Conquista atuou com: Alex, Lorran (Dionísio), Sílvio, Mota, Paulo Vitor (Tiaguinho), Edimar, Ramires, Moisés, Rafael da Granja, Tatu e Índio (Elcimar).
Pela oitava rodada, o Vitória da Conquista enfrenta o Serrano, no próximo domingo (23), as 16 horas, no estádio Robertão, em Teixeira de Freitas.

ECPP X Bahia: o jogo é maior que o campeonato
Futebol Bahiano

Pensei que nunca mais ia testemunhar um pré-jogo contra o Bahia que pudesse me deixar crente num bom resultado a favor do time conquistense, é porque existe no mínimo uma dúzia de motivos pra desconfiar do alviverde quando o que está a frente é o tricolor. A começar pelo elenco, que seja qual for, ou Roque e Artur, ou Silvio e Rafael, ou Diogo e Tatu, pode ser até o Gilmar( só os fortes lembrarão) é incrível como o time pipoca quando o time quando ver o tricolor.
É bem verdade que metade de todas as partidas que o ECPP teve contra o Bahia, aparece por ai uma arbitragem bizarra, com um discurso de que errar é humano, mas nunca erra pros dois lados, mas por ora é bom esquecer a arbitragem, e torcer que dessa vez, tenhamos uma arbitragem decente, pois felizmente também já tivemos a felicidade de ter, mas quando tivemos, foi uma sacolada de cinco na primeira viagem de avião do alviverde. Mas chega de lembrar das bizarrices.
Esse time de 2014 lembra de perto aquele time de 2008, que sacudiu geral na Bahia e orgulhou a cidade. O Rafael ta na área, o Tatu também, a sintonia torcida time ta fluindo e a cidade começa da crédito ao time novamente, exatamente por causa dessas características especiais que a chance de uma vitória no domingo é iminente.
O alviverde conquistense vai bem, mas contra o Bahia está em crise, lamentavelmente, das pouquíssimas vitórias do time conquistense, a última, foi em 2012. O time pode até empatar com o time do Casseta e Planeta, podemos até perder pro Serrano, mas do Bahia nós temos obrigação de ganhar. Porque, além do fato de que vencer em casa é sempre uma obrigação, vencer o Bahia já é uma questão de honra. O time conquistense precisa só por um instante deixar o respeito ao bicampeão brasileiro de lado, e aproveitar a sorte de ter essa pelada marcada pro domingo, faz um tempão que não vejo uma sintonia tão boa futebolisticamente na cidade e mostrar pro Bahia que toda fase ruim tem seu fim.
Enquanto não ganhar do Bahia não dá pra confiar no título. Garçom, pra domingo um de Tatu e mais uma do Patati Patata no fantástico ta de bom tamanho, beleza Rafael?
Não perdemos de ninguém, mas não ganhamos do Bahia. É o jogo mais importante do ano.
O ECPP Vitória da Conquista colocou à disposição dos torcedores os ingressos para a partida contra o Bahia, nos pontos de vendas tradicionais (Rede de Farmácias 24 horas, Tomacon Materiais de Construção e Falcão Calçados).
A partida poderá representar a classificação antecipada para o ECPP para a fase final da competição e por isso o torcedor é convocado para se fazer presente no Lomantão. O preço do ingresso será R$ 20,00.
Classificado, Bahia faz jogo de ‘velhos conhecidos’ contra o Conquista
Globo Esportrs

Bahia e Vitória da Conquista fazem neste domingo um duelo ao qual o torcedor já se acostumou a assistir nesta temporada. Pela quarta vez em 2014, Tricolor e Alviverde estarão frente a frente para medir forças. No histórico, desempenho melhor para o time de Marquinhos Santos, que conquistou dois triunfos e um empate diante do Bode. O bom rendimento, no entanto, não significa garantia de facilidade no confronto marcado para o estádio Lomanto Junior, às 16h (horário de Brasília), pela 7ª rodada da segunda fase do Campeonato Baiano 2014.
Além de manter a invencibilidade diante de um ‘velho conhecido’, o Bahia tem como meta assegurar a liderança do Grupo 3 do estadual. Com a derrota do Juazeirense para o Vitória, no último sábado, o Tricolor garantiu a classificação para as semifinais do Baianão mesmo sem entrar em campo. Assegurado na próxima fase, resta ao time treinado por Marquinhos Santos lutar por um triunfo ou até mesmo um empate para ter a vantagem de jogar por dois empates no mata-mata que se avizinha.
O Conquista, por sua vez, busca a classificação para as semifinais do estadual. O Bode ocupa a 2ª colocação do Grupo 2, com 12 pontos, sete a menos que o Vitória, líder da chave. Um triunfo ou um empate garantem o Alviverde na próxima fase do Baiano.
O duelo deste domingo terá arbitragem de Lucio José Silva de Araújo. Ele será auxiliado por José Raimundo Dias da Hora e Djalma Silva Ferreira Junior.
Em jogo de cinco gols, Vitória vence a Juazeirense e garante melhor campanha no Baianão
Correio da Bahia

Em um duelo bem disputado e recheado de gols, o Vitória levou a melhor, venceu a Juazeirense na tarde deste sábado (15), em Pituaçu, e garantiu o primeiro lugar do grupo 2 do Baianão. O Leão venceu por 3 a 2 e de quebra ainda confirmou antecipadamente a melhor campanha da segunda fase do certame. A maioria dos gols da partida saíram na segunda etapa, mas ainda no primeiro tempo Dinei abriu o placar. Felipe e Marquinhos completaram os tentos rubro-negros na etapa final e Júnior, o Diabo Loiro, marcou os dois do Cancão de Fogo no seu retorno ao futebol baiano.
Com 19 pontos marcados, o Vitória não pode mais ser alcançado pelo Vitória da Conquista, segundo colocado do grupo 2, com 12 pontos e dois jogos a disputar. A campanha invicta até então garante vantagem rubro-negra na disputa das semifinais. A Juazeirense segue na segunda colocação do grupo 3, com cinco pontos, mas aguarda a finalização da penúltima rodada para saber quais serão suas chances no desfecho da fase.
Para encerrar a segunda fase o Leão terá pela frente o segundo clássico BaVi do ano. No próximo domingo (23), o Vitória visita o Bahia na Arena Fonte Nova para o duelo cheio de rivalidade, com bola rolando a partir das 16h. Mas antes disso, no meio da semana o Rubro-negro estreia na Copa do Brasil. O primeiro jogo contra o JMalucelli será na quarta-feira (19), às 19h30, no Ecoestádio, em Curitiba-PR.
Ainda na briga pela classificação para a semifinal, a Juazeirense encerra a fase em casa. Também no domingo, às 16h, o Cancão receberá o Galícia no estádio Adauto Morais, em Juazeiro.

Segunda divisão do Campeonato Baiano terá quatro campeões estaduais lutando pelo acesso
Bahia Notícias

A segunda divisão do Campeonato Baiano de 2014 vai ter início neste final de semana e promete ser uma das mais disputadas dos últimos tempos, com a participação de vários times tradicionais da peleja local.
Dos 10 participantes, quatro clubes já foram campeões estaduais (Colo-Colo, Fluminense de Feira, Ypiranga e Leônico), e dois já bateram na trave, chegando ao vice-campeonato (Atlético de Alagoinhas e Itabuna). Juntos, as seis equipes têm 37 participações em finais estaduais e 14 títulos.
Além deles, participam da segundona Jequié, Jacobina, Ipitanga e o Flamengo de Guanambi. A rodada inaugural, neste domingo (16), terá confrontos entre Leônico e Jacobina, Ypiranga e Itabuna, Colo-Colo e Atlético de Alagoinhas, além de Jequié e Flamengo de Guanambi. Completa a etapa o jogo entre Ipitanga e Fluminense de Feira, na quarta-feira (20).









