:: ‘Campeonato Baiano’
Barbosinha minimiza Ba-Vi: ‘Juazeirense x Galícia será o jogo mais importante da rodada’
Bahia Notícias

O duelo entre Juazeirense e Galícia neste domingo (23) marca o confronto entre duas equipes que precisam vencer para avançar para a próxima fase do Campeonato Baiano. O treinador do Juazeirense, Quintino Barbosa, acredita que este vai ser o jogo mais importante da rodada, mais até do que o do Ba-Vi.
“Talvez seja o jogo mais importante da rodada. O Ba-Vi não vale nada, então essa é a partida que vale alguma coisa”, afirmou Barbosa. Ele ainda não definiu o time que vai enfrentar o Galícia, mas desde agora prega cautela.
“Trabalhamos o emocional durante a semana e estamos respeitando o Galícia. O time todo é muito perigoso”, disse o treinador. Ele ainda garantiu que os membros do clube “vão estar de olho” nos jogos da Catuense e do Serrano, rivais diretos na briga pela classificação.
Galícia viaja para enfrentar a Juazeirense
Site Oficial do Clube

O Galícia viajou neste sábado para Juazeiro, onde enfrentará a Juazeirense no domingo, às 16:00, no estádio Adauto Morais, em busca de uma vaga nas semifinais do Baianão 2014.
O Granadeiro precisa vencer a partida e, ao mesmo tempo, torcer para que o Vitória da Conquista não ganhe de o Serrano, em jogo a ser disputado no mesmo horário em Teixeira de Freitas.
Nesta sexta-feira, foi realizado um treino-apronto pela manhã, no Parque Santiago. À tarde, o time reuniu-se com o presidente galiciano, Dario Rego, que exortou toda o elenco a se aplicar ao máximo para atingir o objetivo da classificação.
O técnico Ricardo Silva definiu a relação com os 19 jogadores que viajarão. O treinador, entretanto, somente divulgará o onze inicial minutos antes da partida.
Confira abaixo todos os relacionados:
Goleiros: Tigre, Ruan – Laterais: Ramon, Jhonne – Zagueiros: William, Marcos Vinicius – Volantes: Antônio Carlos, Totinga, Xavier, Teko, Brendon – Meias: Elenilson, Danilo Gomes, Rafael, Davidson, Ancelmo – Atacantes: Jefferson Baiano, Francinha, Pedro Henrique

Baianão: rodada define semi e classificação para Copa Estado, que tem regulamento indefinido
Bahia Notícias

No próximo domingo, 23 de março, chega ao fim a segunda fase do Campeonato Baiano. A data marca, para a maioria dos times baianos da primeira divisão – exceto Bahia e Vitória, além dos outros dois que se classificarem para a semifinal da competição – o fim das atividades no primeiro semestre. A novidade é que um maior número de clubes pode ter uma vaga para a Copa Governador do Estado, que será disputada entre agosto e novembro – de acordo com calendário disponibilizado no site da Federação Baiana de Futebol (FBF). Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente da entidade que comanda o futebol baiano, Ednaldo Rodrigues, revelou que há possibilidade de mudança no regulamento da competição, que excluiria Bahia e Vitória da disputa e aumentaria o número de participantes de 8 para 10 times. “Por enquanto, estamos tratando com a assessoria jurídica. Porque a competição garante a terceira vaga do Estado para a Copa do Brasil, e Bahia e Vitória já possuem essa vaga, já são da Série A. Então a federação está analisando a situação e talvez possa mudar para 10 clubes. Quando terminar o Baiano iremos decidir e sentar para conversar com os clubes”, disse. Atualmente, as oito vagas para o torneio estadual são definidas da seguinte forma: os seis primeiros colocados do Baianão – que incluem, normalmente, a dupla Ba-Vi – e as duas agremiações que garantirem a acesso à elite pela segundona. Com a possível modificação, o Tricolor e o Rubro-Negro abririam vaga para mais dois times e outros dois seriam beneficiados pelo aumento no número de participantes.
Caso se repita a fórmula usada em 2013, a última rodada da segunda fase do Baianão, que será disputada neste domingo (23), define não apenas as equipes que disputarão a semifinal da competição, mas também os seis times da elite estadual classificados para a Copa Governador do Estado no segundo semeste. Já levando em consideração o possível novo regulamento, todas equipes que disputaram a competição, menos os rebaixados Juazeiro e Botafogo, estariam no torneio. As vagas adicionais dariam espaço para os times que não se classificaram para a segunda fase do estadual mas escaparam da degola, Bahia de Feira e Feirense. A indefinição em torno da Copa Estado, no entanto, tem deixado alguns clubes confusos. O técnico do Jacuipense, Emerson Pereira, por exemplo, desconhecia, até a semana anterior, a possibilidade de ter uma competição no segundo semestre. O presidente do Bahia de Feira, Thiago Souza, disse ao BN que ainda espera uma resposta oficial para pensar no planejamento para o restante da temporada – sem o torneio após a eliminação da Copa do Brasil ao ser derrotado pelo Corinthians, o clube não teria mais atividades em 2014. O fato, porém, não traz dor de cabeça ao mandatário. “Se não tiver mais jogos, paciência. É trabalhar para melhorar no ano que vem”, ponderou. O técnico do time de Feira de Santana, Quintino Barbosa, também mantém a dúvida e aguarda a mudança ou não do regulamento. “Por enquanto, estamos fora. Mas acho que pode mudar”, disse ao BN.
Com ou sem alteração, o certo é que os times baianos ficarão muito tempo sem uma competição oficial. Como a Copa Governador só começa em agosto, o intervalo será de, pelo menos, quatro meses. Para Felipe Sales, presidente do Jacuipense, essa é a “realidade dos times pequenos”. “A gente sabe que é uma rotina e temos nos acostumado. E é ano de Copa do Mundo, todo mundo vai ficar parado”, minimizou ao fazer referência ao fato de que os clubes de Série A e B ficarão sem atividades por um mês devido ao Mundial. Em meio às reivindicações do Bom Senso F.C – grupo formado por jogadores de futebol em busca de melhorias no calendário brasileiro – as poucas datas do futebol baiano fazem com que os clubes optem por contratos pequenos, normalmente com duração apenas para o estadual. Thiago Souza, mandatário do Bahia de Feira, no entanto, não vê o calendário curto como o maior problema das agremiações. “Não adianta ter campeonato e não ter receita. Antes de mudar calendário teria que ter uma fonte de receita. Se o Baiano não gera lucros, imagina a Copa Governador que não tem patrocínio?”, questionou.
Jogadores são regularizados e ficam a disposição do treinador Evandro Guimarães
Por Luciano Pina

O Vitória da Conquista embarcou na tarde desta sexta (21), para Teixeira de Freitas, onde enfrenta o Serrano, na tarde deste domingo (23), às 16 horas, no estádio Robertão, pela última rodada da segunda fase do Campeonato Baiano.
Para este confronto que uma vitória garantirá o Bode nas semifinais da competição, o treinador Evandro Guimarães terá a sua disposição o goleiro Rafael Córdova, o lateral direito Fabinho Nascimento e o meia Léo Mineiro, que tiveram seus nomes publicados no BID – Boletim Informativo Diário da CBF.
Antes da viagem o elenco participou de um treinamento que foi realizado nesta manhã na Toca do Bode. Porém, o comandante do Bode só irá anunciar a formação da equipe momentos antes da partida.
Serrano diz que permanence em Teixeira independe dos resultados
Sulbahianews

Durante a entrevista coletiva a imprensa nesta sexta-feira, 21 de março, o técnico do Serrano Sport Clube, Professor Marivaldo Miranda, afirmou que o time está preparado para o jogo deste domingo contra Vitoria da Conquista e que independente de resultados o time segue com os trabalhos em Teixeira de Freitas.
”O time está bastante focado e os jogadores motivados, e por ser um clássico esperamos a vitória rumo ao campeonato baiano”, disse Marivaldo.
Também durante a entrevista que ocorreu na Secretaria de Esporte, o técnico falou do andamento da segunda fase do campeonato. Marvivaldo confessou que falhas aconteceram, segundo ele o que mais prejudicou o Serrano, foi à falta de profissionais no mercado para compor o time, além das longas viagens que o time fez para participar de jogos.
Ainda no decorrer deste ano importantes ações serão desenvolvidas no Clube, o time passará por uma reformulação, onde novos atletas serão contratados, e alguns sairão do time, além da preparação de atletas para o ano de 2015 onde será disputado a copa do Nordeste, Campeonato Baiano, e a Copa Governador que acontece ainda este ano, e alguns amistosos.

Barbosinha reassume com todo gás
Esporte Total

Após eliminação da Copa do Brasil, quando o Bahia de Feira perdeu para o Corinthians por 2 a 0 em pleno Estádio Joia da Princesa, o treinador Barbosinha já se apresentou e cumpre o programa de treinamentos da Juazeirense desde a manhã desta quinta-feira.
À tarde, ele reuniu o elenco no Estádio Adauto Moraes onde ministrou uma atividade técnica com quase todos os jogadores As ausências ficaram por conta do zagueiro Sidrailson e do atacante William Carioca que continuam em tratamento médico e, dificilmente, terão condições de jogo para o difícil compromisso com o Galícia na tarde deste domingo 23. Outro que deixou o campo antes do final do treino foi o goleiro Vinícius que sentiu um desconforto na panturrilha.
Os jogadores treinaram exaustivamente jogadas pelas laterais e de bola parada. Os meias Thiago Laranjeira e Naldo e o atacante Júnior se destacaram na atividade de chute a gol, exigindo muito trabalho dos goleiros que se revezavam na meta. Na segunda parte do treino, o técnico, usando a metade do campo, realizou um treino técnico e tático. O time sem colete, considerado titular teve a seguinte formação: Ezaú, Ném, Edi, Rodrigo e Adriano Chuva; Waguinho, Daniel, Naldo e Bruno; Thiago Laranjeira e Júnior.
Nova atividade está marcada para a tarde desta sexta-feira no mesmo local e horário quando Barbosinha deverá divulgar a relação dos jogadores para a partida de domingo contra o Galícia. O time provável não deverá ser diferente daquele que atuou contra o Vitória em Pituaçú e foi repetido no treino desta quinta. O goleiro Vinícius não será problema e estará à disposição do técnico para defender o arco da Juazeirense.
Jacuipense treina nesta tarde na reta final de preparação para enfrentar a Catuense
Site Oficial do Clube

A equipe do Jacuipense vai realizar treinamento na tarde dessa sexta-feira (21) no campo do 19º Batalhão de Caçadores do Exército em Salvador. Após essa atividade, o treinador Emerson Pereira vai comandar apenas mais um treino, na manhã de sábado (22), antes de enfrentar a Catuense pela última rodada do Campeonato Baiano 2014.
A partida de despedida do Leão do Sisal no estadual será às 16 horas deste domingo (23) no estádio Antônio Carneiro na cidade de Alagoinhas. As duas equipes já se enfrentaram duas vezes nesta edição do torneio. Pela primeira fase da competição o jogo ficou no 0 x 0 na casa do adversário. Já na segunda fase, a Catuense venceu por 3 a 1 em Pituaçu.
O Leão Grená está na quarta posição do Grupo 2 com 7 pontos ganhos e não tem mais chances de classificação para a Semifinal do Baianão. A Catuense soma 5 pontos, mas mantém viva a possibilidade de avançar, já que está empatada com Juazeirense e Serrano no Grupo 3.
Serrano e Vitória da Conquista fazem últimos ajustes para o clássico deste domingo
Por Luciano Pina

As equipes do Serrano e Vitória da Conquista fazem nesta sexta (21), os últimos ajustes para o clássico que acontece neste domingo (23), às 16 horas, no estádio Robertão, em Teixeira de Freitas, valendo vaga nas semifinais do Campeonato Baiano.
No time mongoio, após uma semana de dúvidas, o treinador Marivaldo Miranda comanda nesta tarde o coletivo apronto que define o time que inicia a partida.
No Bode, o técnico Evandro Guimarães realiza nesta manhã na Toca do Bode o último treinamento antes da viagem que acontece no período da tarde.
O Rubro-Verde tem que vencer e torcer por tropeços da Juazeirense e Catuense para conquistar o direito de enfrentar o Bahia na semi. Já o Alviverde só depende de uma vitória simples para ficar com a vaga. No caso de derrota ou empate, o time terá que torcer por uma derrota ou empate do Galícia diante da Juazeirense, para enfrentar o Vitória na outra semifinal.
Na tarde desta quinta (20), a FBF anunciou a escala de árbitros para o confronto. Apita Rafael Luis de Almeida Santos, da cidade de Lauro de Freitas, auxiliado por José Carlos Oliveira dos Santos e Jefferson Abel Ferreira Lima, das cidades de Salvador e Eunápolis, respectivamente. O 4° e 5° árbitros serão Jorge Tavares Rodrigues e Vanilson Araújo Rios, ambos de Teixeira de Freitas.
Fluminense de Feira vence Ipitanga em sua estréia na Segundona
Ofutebol

Jogando em Lauro de Freitas na tarde desta quinta-feira (20), em sua estréia no Campeonato Baiano da Segunda Divisão, o Fluminense de Feira venceu o Ipitanga por 3 x 1 e largou bem rumo a elite.
Com o triunfo, o Touro do Sertão chegou aos seus primeiros três pontos e assumiu a liderança da competição, já que tem o mesmo saldo de gols do Colo-Colo, mas fez mais gol do que o time de Ilhéus.
O Flu volta a campo no próximo domingo (23), quando encara o Ypiranga no estádio Jóia da Princesa. Já o Ipitanga encara o Jacobina fora de casa, no mesmo dia.

Rafael Luiz apita confronto Serrano e Vitória da Conquista pela Baianão
Por Luciano Pina

A FBF anunciou na tarde desta quinta (20), a escala de árbitro para o jogo Serrano e Vitória da conquista, que acontece neste domingo (23), às 16 horas, no estádio Robertão, em Teixeira de Freitas, pela última rodada da segunda fase do Campeonato Baiano.
Apita Rafael Luis de Alameida Santos, da cidade de Lauro de Freitas, auxiliado por José Carlos Oliveira dos Santos e Jefferson Abel Ferreira Lima, das cidades de Salvador e Eunápolis, respectivamente.
O 4° e 5° árbitros serão Jorge Tavares Rodrigues e Vanilson Araújo Rios, ambos de Teixeira de Freitas.
Árbitros dos outros jogos
Bahia x Vitória
Árbitro:Manoel Nunes Lopo Garrido
Assistentes: Adson Márcio Lopes Leal e Elicarlos Franco de Oliveira
Catuense x Jacuipense
Árbitro: Jailson Macêdo Freitas
Assistentes: Dijalma Silva Ferreira Júnior e Marcos Welb Rocha de Amorim
Juazeirense x Galícia
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação
Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira e José Raimundo Dias da Hora








