Gazeta Esportiva

t_96366_ex-atletas-foram-a-brasilia-pressionar-senadores-a-aprovarem-a-mp-do-esporte-foto-rafael-carvalho

A Medida Provisória 620 foi aprovada por unanimidade pelo Senado, na tarde desta terça-feira, e seguirá para sanção da presidente Dilma Rouseff. Apelidado de MP do Esporte, o texto faz alterações na Lei Pelé para tentar dar maior transparência ao repasse de verbas públicas a entidades esportivas.

A MP contém uma emenda elaborada pelo deputado federal deputado Jerônimo Goergen que limita o mandato de dirigentes esportivos em instituições que recebam verbas públicas a uma reeleição. A participação de atletas no processo eleitoral é outro destaque do texto.

As regras, já seguidas por alguns clubes, passarão a valer também para federações e confederações.

“A terça-feira é um dia histórico para o esporte”, definiu a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil, entidade que auxiliou na elaboração da emenda. Já Raí, outro dirigente do grupo, afirmou que “está sendo iniciada uma nova era no esporte nacional. Estamos nos libertando de um atraso de décadas”.

A MP do Esporte foi aprovada na Câmara dos Deputados na última semana e encaminhada para o Senado, em que recebeu apoio de diversos integrantes da casa na noite de segunda-feira. Desta forma, entrou na pauta desta terça, quando teve os detalhes debatidos e, posteriormente, foi aprovada.

A Atletas para o Brasil mandou uma comitiva a Brasília para se encontrar com líderes políticos e fazer pressão pela aprovação da MP. Nesta terça-feira, estiveram entre os presentes na capital federal, Ana Moser, Raí, Hortência, Ida, Patrícia Medrado, Ricardo Vidal e Guga.