Globo.com

O arbitral convocado pelo presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, abriu a discussão para encontrar soluções pela volta do público aos estádios no Campeonato Carioca. A fórmula de disputa, o número de clubes e até a proibição da cerveja estarão entre os dez itens de uma pesquisa contratada pela entidade para descobrir o motivo que leva o torcedor a não ir aos locais dos jogos.

Em 2013, a fómula de disputa e o número de clubes participantes serão mantidos, pois o regulamento deste ano já contém acesso e descenso previstos, o que impossibilitaria a mudança o formato de um ano para o outro. Qualquer decisão das próximas reuniões para essas situações só será colocada em prática em 2014.

Rubens Lopes também pediu aos representantes dos clubes presentes que enviem propostas para mudanças na competição. Os de menor investimento entregaram um manifesto pedindo para que a fórmula e o número de clubes sejam mantidos.

A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, também cobrou uma maior ajuda do Governo do Estado, uma das maiores reclamações dos clubes pequenos. – A gratuidade nos estádios não é paga aos clubes pelo Governo. Deveria haver uma lei sobre isso. Peço ao presidente Rubens Lopes que encampe essa ideia. O clube é conteúdo do espetáculo. Dar ingresso dá muito voto – questionou Patrícia.