Lancenet

Sobis ajudou na recuperação do Fluminense ano passado (Foto: Jarbas Oliveira)

De 2009 para cá, o Fluminense especializou-se em arrancadas na reta final do Campeonato Brasileiro. Do sofrimento do quase rebaixamento naquele ano, passando pelo título em 2010 até chegar à liderança em 2012, o Tricolor decolou no segundo turno da competição e, se mantiver essa média, tem tudo para ficar levar o segundo título brasileiro em três anos.

Em 2009, o Flu terminou o primeiro turno do Brasileiro como virtual rebaixado. Nas 19 rodadas seguintes, o milagre do Time de Guerreiros se consumou. Com oito vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas, conseguiu 54% de aproveitamento, em especial nas doze últimas rodadas sem derrotas, suficientes para manter a equipe na Série A. Em 2010, o time começou oscilando, mas manteve uma regularidade invejável quando engrenou. Só no segundo turno foram nove vitórias, seis empates e só quatro derrotas.

Ano passado, o primeiro turno tricolor foi lastimável. Com uma campanha irregular, o time abriu o returno na 11 colocação, mas arrancou, como de costume. Foram 12 vitórias, dois empates e cinco derrotas, e até a penúltima rodada, quando foi derrotado pelo Vasco, o time esteve entre os postulantes ao título brasileiro, que seria o bicampeonato. Este ano, o Flu faz uma campanha irretocável e regular, acima de tudo, lembrando o time de 2010. Na equipe desde 2009, Gum sabe que uma nova arrancada no segundo turno pode sacramentar o título: