:: 13/abr/2020 . 16:53
Diretor da Fifa diz que janela de transferências pode ser adiada
MSN

O diretor-jurídico da Fifa, Emilio García Silvero, afirmou neste domingo (12) que a próxima janela de transferências, marcada para começar no dia 1º de julho, corre o risco de ter uma nova data de abertura em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Diversos campeonatos pelo mundo estão paralisados em decorrência da Covid-19. A Fifa, por sua vez, precisa lidar com a realização do mercado de transferências e com os contratos de atletas que vencem no dia 30 de junho, já que os torneios devem recomeçar após essa data.
“A Fifa não pode prolongar os contratos para depois de 30 de junho, mas as janelas de transferência não serão as mesmas e os jogadores não poderão ser contratados. O mercado não será aberto em 1º de julho. Se um empréstimo termina em 30 de junho, o jogador, teoricamente, deveria voltar ao seu clube, mas a janela de inscrição não estaria aberta, então o registro não seria tramitado”, explicou Silvero em entrevista à rádio “Cadena Cope”.
O dirigente espanhola ainda não descartou a possibilidade de abrir “várias janelas” de transferências para que os clubes possam contratar novos atletas.
“Pode haver várias janelas. Dependerá do início e do fim de cada competição. A ideia é que as janelas terminem pouco antes do início de cada campeonato, e não têm que coincidir”, disse Silvero.(ANSA)
Cristiano Ronaldo e seleção portuguesa ajudam futebol amador
MSN

O astro Cristiano Ronaldo, seus companheiros e a comissão técnica da seleção portuguesa doaram metade da premiação pela classificação para a Eurocopa-2020 para ajudar o futebol amador português, cujas competições foram canceladas pela epidemia do coronavírus, anunciou nesta segunda-feira a federação de futebol lusa (FPF).
Esta doação “reforçará” um fundo de apoio criado pela FPF para ajudar as federações regionais e os clubes amadores com até 4,7 milhões de euros, completou a entidade em comunicado.
A FPF decidiu na última quarta-feira (8) suspender definitivamente as competições amadoras sem definir campeões.
Nenhuma decisão foi tomada em relação a um eventual reinício das competições profissionais em Portugal, mas seu organizador não parecer disposto a aceitar uma suspensão definitiva.
“É fundamental que os campeonatos terminem, já que isto permitiria recuperar certa normalidade e preparar a próxima temporada sabendo quem tem acesso às competições internacionais, quem é o campeão e quem foi rebaixado”, afirmou em final de março o presidente da liga lusa, Pedro Proença.
Campeão da Eurocopa-2016, Portugal não defenderá seu título neste verão como previsto, já que a competição continental foi adiada para 2021 devido ao surto de coronavírus.
Sem jogos ao vivo, TV aposta em partidas da seleção brasileira na Copa de 1970
Isto É

Sem previsão para o retorno das partidas ao vivo, as emissoras de TV continuam apostando alto em jogos históricos. O canal SporTV vai transmitir, a partir desta terça-feira, todos os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970, quando a equipe conquistou o tricampeonato mundial. É uma ótima oportunidade para ver em ação craques como Tostão, Rivellino, Gérson e, claro, o Rei Pelé.
A emissora vai passar os seis jogos que o Brasil disputou naquele Mundial. Inicialmente, a ideia seria passar apenas a decisão contra a Itália, mas a Rede Globo conseguiu um acordo com a Fifa e teve a autorização para transmitir todos os confrontos. A narração será feita com narradores atuais e a emissora vai anunciar as equipes de transmissão nesta segunda-feira.
Todos os jogos serão às 19 horas (de Brasília). Será uma partida por dia, começando nesta terça-feira e indo até o domingo. Confira a ordem:
14/04 – Brasil 4 x 1 Checoslováquia (Primeira fase)
15/04 – Brasil 1 x 0 Inglaterra (Primeira fase)
16/04 – Brasil 3 x 2 Romênia (Primeira fase)
17/04 – Brasil 4 x 2 Peru (Quartas de final)
18/04 – Brasil 3 x 1 Uruguai (Semifinal)
19/04 – Brasil 4 x 1 Itália (Final)
Com 6 brasileiros no ‘top 10’: veja os 25 clubes das Américas com mais interações no Twitter
MSN

O futebol parou por conta do novo coronavírus, porém, os torcedores seguem acompanhando notícias sobre o esporte e de olho no que acontece com seus clubes. Sem o calendário normal, o que resta para os fãs é ‘interagir’ virtualmente e torcer de casa para que essa pandemia passe o quanto antes.
Neste contexto, segundo dados do ‘?Deportes & Finanzas’, os brasileiros têm participado bastante do cotidiano virtual de seus times e dominado as Américas no Twitter. Em ranking, o site lista os 25 clubes com mais interações na rede social e 6 agremiações do Brasil estão no ‘top 10’. Confira!
1 Flamengo 6,30M
2 River Plate 1,73M
3 Boca Juniors 1,34M
4 Atlético-MG 1,08M
5 São Paulo 1,07M
6 Internacional 901K
7 Vasco 894K
8 Palmeiras 785K
9 Botafogo 765K
10 Club América 738K
11 Fluminense 721K
12 Grêmio 686K
13 Santos 656K
14 Chivas 591K
15 Cruz Azul 487K
16 Cruzeiro 558K
17 Corinthians 407K
18 Tigres 345K
19 Atlanta 257K
20 Bahia 256K
21 Athletico Paranaense 251K
22 Racing 212K
23 Fortaleza 193K
24 Nacional 188K
25 Peñarol 175K
Além dos 6 brasileiros entre os dez primeiros no ranking, o Brasil colocou mais 9 representantes na lista, ficando assim com 15 das 25 equipes listadas. Os dados ainda chamam atenção para a discrepância entre a quantidade de interações que o ?Flamengo teve para os demais clubes, e também para a presença de equipes menos ‘badaladas’, como ?Fortaleza e ?Bahia, e dos baixos números de ?Corinthians e ?Palmeiras.
CBF quer volta aos treinos. Mas Medo de contágio e processos é real
Esportes r7

A Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, e a Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, fizeram um estudo fundamental para a volta ou não do futebol no mundo.
Depois de simulações em computadores e laboratórios ficou comprovado que gotículas de saliva, de alguém correndo, contaminado com o coronavírus, pode espalhar o covid-19 até por 20 metros.
E caminhando, até quatro metros.
Já se sabia que um espirro pode atingir o raio de oito metros.
Esses dados chegaram até a Fifa pela Organização Mundial da Saúde.
Por isso, Gianni Infantino refreou sua ansiedade em promover a volta do futebol, mesmo pressionado por bilionários contratos com patrocinadores e as mais poderosas redes de tevês do mundo.
“Nenhum jogo de futebol vale mais do que uma vida.
“Seria mais do que irresponsável obrigar as competições a recomeçar.
“Se tivermos de esperar mais um pouco, vamos esperar.”
A postura do presidente da Fifa foi clara, firme.
E ele estava se referindo aos torneios mais importantes do mundo, a Champions League e os Campeonatos Nacionais da Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália.
Infantino já demostrou publicamente na semana passada, que a Fifa não vai se dobrar.
Mas na América do Sul, mais precisamente no Brasil, o movimento é antagônico.
A CBF, pressionada pelas Federações e clubes, querem o retorno do futebol o mais rápido possível. :: LEIA MAIS »
Reunião nesta quarta-feira começa a definir o futuro do Campeonato Paulista
Isto É

O futuro do Campeonato Paulista começa a ser decidido nesta quarta-feira em uma reunião virtual entre representantes dos 16 clubes da competição e da Federação Paulista de Futebol (FPF). Há muitas ideias em pauta, mas também diversas incertezas, até mesmo da continuidade ou não da competição. A maioria quer que o principal Estadual do Brasil seja finalizado, mas todos sabem que o momento é de ter cautela.
O Estado conversou com representantes de alguns clubes e da FPF e o tom da conversa é bem parecido. Organização e participantes querem a manutenção do campeonato. Nada de finalizar o torneio sem campeão ou definir um vencedor no tapetão. Se essa fosse a solução, o Santo André, time de melhor campanha até aqui, é quem ficaria com a taça. A ideia é voltar aos jogos, mas apenas quando houver garantia de segurança para a saúde dos torcedores e dos jogadores. O problema é que ninguém sabe precisar quando isso vai acontecer.
Algo que tem sido sugerido por alguns dirigentes e deverá ser discutido na reunião é a possibilidade de realizar os jogos daqui algumas semanas com portões fechados ou limite de pessoas no estádio, como está sendo estudado na Alemanha e em outros países europeus. Apenas jornalistas e membros das equipes teriam acesso aos estádios. Um outro plano, esse que conta com menos incentivadores, é levar as partidas para cidades do interior em que há poucos registros de casos do novo coronavírus relatados.
A sugestão não é bem vista pelos grandes clubes, por acreditarem que desnivelaria a competição e causaria confusão com seus programas de sócio-torcedor, que pagam para assistir aos jogos no estádio de seus times. E para as equipes que disputam a Copa Libertadores – São Paulo, Santos e Palmeiras – seria mais viagens para fazer. Outra ideia que também não conta com muito apoio, mas que deve ser discutida, é o fato do Estadual cancelar as duas últimas rodadas da fase de grupos e já ir para o mata-mata. Com isso, o Corinthians, por exemplo, estaria eliminado.
Palmeiras, São Paulo e Santos pretendem se unir também na luta para que o Paulistão não atrapalhe a preparação do trio na Libertadores. Jogos no exterior geralmente exigem que as equipes façam viagens com antecedência, o que atrapalharia o calendário. E a coisa ficará ainda mais complicada se o Campeonato Brasileiro também estiver em andamento.
O último jogo do Paulistão aconteceu no dia 16 de março, quando o Guarani derrotou a Ponte Preta por 3 a 2, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. A competição foi paralisada faltando duas rodadas para o término da primeira fase. No Grupo A, Santos e Oeste estariam classificados. No Grupo B, Santo André e Palmeiras avançariam. Já no Grupo C, São Paulo e Mirassol são os melhores e no Grupo D, Bragantino e Guarani teriam as duas vagas nas quartas de final.
CBF avalia que jogadores da Série A devem aceitar redução salarial: “eles poderiam se manter”
MSN

Em meio à paralisação do futebol brasileiro por tempo indeterminado em virtude da pandemia do coronavírus, o secretário-geral da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Walter Feldman, se tornou uma espécie de ‘porta-voz’ da entidade.
Nas últimas semanas Feldman concedeu entrevistas para diferentes canais de comunicação. Neste sábado (12), o dirigente da CBF falou no programa Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes.
No decorrer da entrevista, Feldman afirmou que as férias dos jogadores que atuam no futebol brasileiro podem ser estendidas de 20 para 30 dias, em virtude da pandemia.
Além disso, comentou sobre um tema que repercutiu bastante nos últimos dias: uma possível redução salarial dos jogadores.
“Já existe um trabalho de relação direta entre os clubes, com a participação dos sindicatos e atletas pra ver a possibilidade da redução de salário. Há medidas legais pra isso. Mas evidente que um acordo facilitaria bastante”, iniciou.
“Mas o grande problema do salário é absoluta maioria dos jogadores que ganham até um salário mínimo”, prosseguiu Feldman.
“Mas esses grandes jogadores da Série A, alguns da Série B seria possível. Eles poderiam se manter e dar sua cota de contribuição nesse momento em que o prejuízo será de todos. Cada um vai ter que arcar”, avaliou o dirigente da CBF.
Rever a final do penta é como observar um retrato cada vez mais envelhecido
Lance

A Globo reexibiu ontem a final da Copa do Mundo de 2002. Uma grande sacada para um domingo de Páscoa esquisito, em que milhões de pessoas, isoladas em casa, não puderam celebrar conforme a tradição.
Relembrar o pentacampeonato conquistado em Yokohama, no Japão, reforça algumas impressões que o tempo pode camuflar ou até mesmo distorcer. Rivaldo, assim como em 1998, foi o melhor jogador da Seleção Brasileira na Copa. Cafu e Roberto Carlos nessa fase eram soberbos, Ronaldinho Gaúcho foi coadjuvante em quase toda o Mundial, salvo o épico gol contra a Inglaterra nas quartas de final. E Ronaldo, artilheiro com oito gols, transformou o drama de Paris em uma daqueles redenções que só os gênios da bola são capazes.
E há ainda Luiz Felipe Scolari, o comandante daquele jornada de sete vitórias em sete jogos. Felipão venceu aquela Copa fiel ao seu estilo, assim como tantos títulos empilhados pelo Grêmio e Palmeiras. A diferença é que ele tinha jogadores da primeira prateleira em várias posições. Hoje, faz sentido citar a obsolescência do treinador, mas o Brasil também perdeu esta genialidade em campo.
A Seleção hoje orbita ao redor da dependência de Neymar, o craque imaturo que carrega o brilho solitário. O penta parece uma miragem hoje. Não só pelo caneco, mas pelos seres fora de série que habitavam o gramado.
Conmebol não sabe se concluirá Libertadores-2020 e clubes já sabem disso
Uol

Conversa entre a Conmebol e interlocutores do futebol brasileiro é de que não há qualquer certeza sobre retomar a edição 2020 da Libertadores. E que a competição certamente será a última a ser pensada após o retorno das partidas, paralisadas por causa da pandemia do novo coronavírus.
Não há certeza sobre datas para se voltar a jogar futebol, seja mundial, continental ou nacional porque não se sabe quando o isolamento social, indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde como melhor remédio para evitar o contágio pela Covid-19, será afrouxado. Mas há ideias e um esboço de como pode ser essa retomada.
Na visão da cartolagem, a sequência natural para o retorno de jogos tem relação com o menor deslocamento que será feito pelos atletas. Por isso, hoje, um calendário teria essa prioridade.
Oficialmente, a Libertadores está parada até a semana de 6 de maio, mas em alguns dias esse adiamento vai passar para junho. Já são três rodadas da fase de grupo perdidas e a Conmebol pretendia usar as datas abertas em junho e julho, com os adiamentos da data-Fifa, das Eliminatórias e da Copa América, para completar as partidas atrasadas. Mas o retorno que obteve é que esquecesse esses meses, pois as fronteiras ainda estarão fechadas.
A Sul-Americana, que só teve a primeira fase concluída, depende do fim da etapa de grupos da Libertadores para definir todos os participantes já que os terceiros colocados das chaves migram de competição.
Hoje a sensação na Conmebol é que dificilmente os torneios serão concluídos.
Público escolhe Brasil x Argentina da Copa das Confederações 2005 como próximo jogo da Globo
Globo Esportes

Depois de reexibir a final da Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil bateu a Alemanha por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo, e garantiu o penta, a Globo abriu enquete para o público escolher qual seria a próxima transmissão de jogo histórico da seleção brasileira, a ser exibida no próximo domingo, dia 19 de abril.
E o jogo escolhido pelo público foi a final da Copa das Confederações de 2005, com goleada por 4 a 1 sobre a Argentina – gols de Adriano (2), Kaká e Ronaldinho Gaúcho. Com 49,48% dos mais de 100 mil votos, superou outras duas finais com final feliz para o Brasil: Copa das Confederações de 2013, contra a Espanha, e Olimpíada 2016, contra a Alemanha.
Resultado:
Brasil 4 x 1 Argentina (Copa das Confederações 2005) – 49,48%
Brasil 3 x 0 Espanha (Copa das Confederações 2013) – 36,48%
Brasil 1 (5) x (4) 1 Alemanha (Olimpíada 2016) – 14,04%








