:: ‘Campeonato Baiano’
Após término dos jogos de ida, Vitória da Conquista fica fora da zona de classificação
Por Luciano Pina

Com os jogos de ida da primeira fase encerrados, O Vitória da Conquista somou seis pontos, porém, ficou de fora da zona de classificação para a próxima fase da Serie D.
O Bode teve 50% de aproveitamento nesta fase. Foram duas vitórias e duas derrotas. Marcou três gols e sofreu quatro.
O inicio dos jogos de volta acontece neste domingo (28), com o Vitória da Conquista visitando o Juazeirense e o Sergipe-SE recebendo o CSA-Al, às 16 horas.
Nesta fase da competição, o Vitória da Conquista fará dois jogos fora de casa contra Juazeirense (28/07) e CSA-AL (17/08) e dois dentro dos seus domínios diante do Botafogo-PB (04/08) e Sergipe-SE (25/08).
Os classificados do Grupo A4 enfrentarão os times do Grupo A3, em sistema de mata-mata. Confira os times do Grupo A3: Guarani-CE, Tirandentes-CE, Central-PE, Ypiranga-PE e Potiguar-RN
Classificação dos grupos
Grupo A3
1º- Tiradentes-PE 10
2º- Central -PE 6
3º- Guarany de Sobral 6
4º- Ypiranga-PE 4
5º- Potiguar de Mossoró 1
Grupo A4
1º- Sergipe-Se 10
2º- Botafogo-PB 8
3º- Vitória da Conquista 6
4º- Juazeirense 6
5º- CSA-AL 0
Grupos na próxima fase:
Grupo B3
1º Grupo A3
2º Grupo A4
Grupo B4
1º Grupo A4
2º Grupo A3

Árbitros conquistenses participaram da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol
Por Luciano Pina
Fonte FBF

Os árbitros conquistenses Marielson Alves Silva e José Leandro da Silva Nazaré participam no último final de semana da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, que foi realizada em Salvador. O curso levou o lema “Lealdade, Discrição e Cumprimento das Regras”.
O evento, que contou com a participação dos instrutores de arbitragem da CBF, Roberto Perassi, Manoel Serapião, Erich Bandeira e dos assessores Belmiro da Silva, Kleber Moradillo e Paulo Celso Bandeira, além do presidente do Ceaf-BA, Wilson Paim, objetivou principalmente a aproximação de critérios entre as 27 Federações de Futebol do Brasil, com as mesmas informações e a linearidade nas regras do esporte mais praticado no país. Para colocar em prática, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já fez alguns intercâmbios entre os donos do apito durante competições de todas as regiões.
Por outro lado, para acelerar o sistema de informações da entidade máxima do futebol nacional, não ficaram de fora do curso o uso das súmulas eletrônicas e o sistema integrado de comunicação entre os cinco árbitros que atuam dentro das quatro linhas durante uma partida.
Agora os árbitros conquistenses vão colocar em prática o aprendizado nas competições regionais, estaduais e nacionais que terão pela frente.
Pensando no Juazeirense, Vitória da Conquista volta aos treinamentos nesta terça
Por Luciano Pina

Após a derrota para o Botafogo-PB, que custou a saída da zona de classificação para a próxima fase da Serie D, o elenco do Vitória da Conquista desembarcou na tarde de hoje (22), na cidade para se preparar para o confronto contra o Juazeirense, no próximo domingo (28), no estádio Adauto Moraes.
Na manhã deste terça (23), os jogadores participam de um trabalho físico em uma academia da cidade e a tarde acontece um treino tático no estádio Lomanto Junior. Na quarta (24), as atividades serão realizadas nos dois períodos: pela manhã na Toca do Bode e a tarde no Lomantão.
Para o duelo contra o Cancão e Fogo, o treinador Bira Veiga deve ter a sua disposição o meia Rafael da Granja, que ainda não fez sua reestreia como a camisa do Bode.
‘Méritos do Botafogo-PB’, diz técnico Bira Veiga após derrota
Por Luciano Pina
M
O gol sofrido pelo Vitória da Conquista, após uma cobrança de escanteio aos dezoito minutos do primeiro tempo, na derrota para o Botafogo-PB, pelo placar de 2 a 0, na tarde deste domingo (21), no estádio Almeidão, não agradou ao treinador Bira Veiga.
Em entrevista a Rádio Jovem Pan, no intervalo da primeira etapa, o técnico disse que não se pode tomar um gol daquela maneira. “Tomamos um gol na bola parada, o que não podia acontecer. Mas fizemos um bom jogo e tivemos chance de marcar também”, disse.
Quanto à derrota, Bira disse no final do jogo que não de deve tirar os méritos do adversário. “Eles souberam aproveitar as oportunidades e fizeram os gols, méritos pra eles”, concluiu.
Agora o Bode volta às atenções para o confronto contra o Juazeiro, que acontece no próximo domingo (28), onde uma vitória recolocará o time novamente na zona de classificação a próxima fase.
Nesta segunda (22), os jogadores recebem folga retornando aos treinamentos nesta terça (23),
Na volta do Ba-Vi à Série A, Vitória e Bahia só empatam
Atarde

No jogo que marcou a volta do clássico Ba-Vi à elite do futebol brasileiro após 10 anos, deu empate. Sob os olhares de pouco mais de 38 mil espectadores, Vitória e Bahia fizeram um jogo movimentado, mas não saíram do zero na tarde deste domingo, 21, na Arena Fonte Nova, em Salvador, em partida válida pela 8ª rodada do Brasileirão.
Quem esperava chuva de gols, como aconteceu em outras oportunidades em que as duas equipes se enfrentaram este ano, se enganou. O jogo foi equilibrado. Os dois times criaram boas oportunidades, mas, no quinto Ba-VI do ano, a bola insistiu em não entrar.
Com o empate, o segundo do Leão e o quarto do Esquadrão no campeonato, o Vitória caiu uma posição na tabela e saiu do grupo dos quatro primeiro colocados. Agora, o rubro-negro está em quinto lugar com 14 pontos. Já o Tricolor, que também perdeu uma posição, segue logo atrás, em sexto, com 13 pontos ganhos.
As duas equipes voltam a campo pelo Brasileirão no próximo domingo, 28. O Vitória vai até o Couto Pereira, no Paraná, onde enfrenta o líder Coritiba, às 18h30. No mesmo horário, o Bahia jogará na Arena Fonte Nova contra o Goiás.

Vitória da Conquista perde para o Botafogo-PB e deixa a zona de classificação
Por Luciano Pina

O Vitória da Conquista não conseguiu o objetivo de pontuar na Paraíba e perdeu para o Botafogo-PB, pelo placar de 2 a 0, na tarde deste domingo (21), no Estádio Almeidão, pela quinta rodada da Serie D.
Com a derrota o Bode caiu para a terceira posição do Grupo A4, com seis pontos, dois a mesmos que o Botafogo-PB que foi a oito.
Aos dezoito minutos da primeira etapa, na cobrança de escanteio do volante Pio, Lenílson raspou de cabeça e abriu o placar para o Belo. Apesar de algumas tentativas o Alviverde não conseguiu fazer o gol de empate e o primeiro tempo terminou mesmo no 1 a 0.
Na segunda etapa, o Bode voltou com o jogador Tiaguinho no lugar de Tales. Quando o Bode estava melhor na partida, aos doze minutos, na cobrança de falta, Ferreira lançou Rafael Aidar, porém, o volante Ramires tentou cortar a bola e derrubou o atacante botafoguense. O árbitro marcou pênalti, que Lenílson cobrou e marcou o segundo gol para o Belo.
O Bode atuou com: Augusto, Zé Leandro (Wellington), Sílvio, Júnior Gaúcho e Diego Prates (Danilo Santos), Edimar, Éder Silva, Ramires, Tales (Tiaguinho), Humberto e Roni.
Pela sexta rodada, o Vitória da Conquista enfrenta o Juazeirense, no próximo domingo (28), às 16 horas, no estádio Adauto Moraes. Já o Botafogo-PB folga na rodada e só volta a jogar no dia 04/08, contra o Vitória da Conquista, às 16 horas, no estádio Lomanto Junior.
Juazeirense vence o CSA-AL e conquista a primeira vitória na Serie D
Por Luciano Pina

Com gol marcado por Júlio que havia acabado de entrar na partida, o Juazeirense derrotou o CSA-AL, pelo placar de 1 a 0, na tarde deste domingo (21), no estádio Adauto Moraes, em partida válida pela Serie D.
Com a vitória o Cancão de Fogo conquistou a sua primeira vitória da competição e chegou aos quatro pontos, dois a menos que o Vitória da Conquista que tem seis. Já o CSA-AL segue na última colocação sem nenhum ponto.
O Juazeirense atuou com: Maikon, Tony, Edy, Rodrigo e Neném; Vaguinho, Dinho (Júlio), Naldo (Fabrício), Wanderson, Josi (Rogério) e Deon.
Apenas 130 torcedores pagaram ingressos proporcionando uma renda de R$1.300,00.
Na próxima rodada, o Cancão de Fogo recebe o Vitória da Conquista, domingo (28), às 16 horas, no estádio Adauto Moraes. Já o CSA-AL visita o Sergipe, no mesmo dia e horário, no estádio Fernando França.
Botafogo-PB e Vitória da Conquista se enfrentam por vaga direta no G-2
Globo Esportes da Paraíba

Ainda sem perder na Série D do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-PB recebe o Vitória da Conquista às 16h, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O confronto marca uma disputa direta por vaga no G-2 do Grupo A4, já que os baianos estão na segunda colocação, com seis pontos, apenas um a mais que os paraibanos.
Muito da situação atual do Botafogo é ‘culpa’ da tabela. Afinal, o Belo folgou na última rodada e acabou ultrapassado pelo Vitória da Conquista na classificação do Grupo A4. Para piorar, o time volta a folgar na rodada seguinte e, quando voltar a jogar, terá pela frente o mesmo Vitória, só que desta vez na Bahia, no dia 4 de agosto.
O elenco trata os dois jogos contra o Vitória da Conquista como um verdadeiro mata-mata.
Um teste de fogo. É como o Vitória da Conquista está encarando o confronto deste domingo contra o Botafogo. A partida é decisiva para as pretensões dos times na competição. Animado pelo triunfo no clássico regional sobre o Juazeirense por 1 a 0, na rodada passada, o Bode tenta se manter no G-2, o grupo dos dois melhores clubes que passam de fase.
Mesmo sabendo que terá pela frente um adversário qualificado e que vem de vitória sobre o CSA fora de casa, pela terceira rodada, o técnico Bira Veiga espera sair da capital paraibana com mais um grande resultado neste domingo. – Não resta a menor dúvida que teremos um dos jogos mais difíceis nesta fase do campeonato. O Botafogo é o atual campeão de seu estado, manteve a base e com isso, pela campanha que realiza até agora, é um dos fortes candidatos ao acesso – comentou o técnico após o treino da sexta-feira.
O time disputou três partidas até agora, com uma derrota e duas vitórias. Se vencer o adversário deste domingo, se mantém no G-2 e encosta no líder Sergipe, que aparece com 10 pontos e folga na rodada.
Em alta, dupla Ba-Vi volta a se enfrentar na Série A
Atarde

Após terem se desencontrado entre as séries A, B e C do Campeonato Brasileiro desde o ano de 2004, Vitória e Bahia finalmente voltam a campo para disputar um clássico válido pela elite do futebol nacional, em jogo válido pela oitava rodada, na tarde deste domingo, 21, na Arena Fonte Nova.
E o reencontro não poderia se dar em momento melhor: decorridas sete rodadas, as duas maiores equipes baianas figuram entre as sete melhores agremiações do torneio. Classificado entre os quatro melhores, o rubro-negro soma 13 pontos ganhos. Na sétima posição, o Bahia tem apenas um ponto a menos que o seu maior rival.
O tricolor, no entanto, tem um jogo a mais que o Vitória e que a maioria dos clubes da competição: na quarta-feira, 10, foi levado a adiantar o jogo que aconteceria somente na 11ª rodada contra o São Paulo, no Morumbi – o Esquadrão venceu por 2 a 1. O tricolor paulista foi também a última vítima do Leão: no último domingo, 14, o Vitória o venceu por 3 a 2 em jogo disputado no Barradão.
Fora dos holofotes da divisão de elite, a disputa do clássico baiano tem pendido para um único lado: com direito a duas goleadas históricas, o Vitória ganhou três dos quatro Ba-Vis disputados neste ano. O Bahia amarga um jejum que já dura pouco mais de dois anos e quatro meses: não vence o rival desde março de 2011.
Recheado de rivalidade e de tabus, o clássico deste domingo movimentou as duas torcidas durante a semana: dada a grande procura por ingressos, são esperadas cerca de 42,2 mil pessoas, número que corresponde à carga máxima disponbilizada pela Arena Fonte Nova para a partida.
Ainda no domingo, além do clássico baiano, o Brasileirão terá também os duelos Internacional x Flamengo, Santos x Coritiba, Atlético-PR x Corinthians, Fluminense x Vasco e Goiás x Portuguesa. O jogo Atlético-MG x Ponte Preta foi adiado.
Galícia vence o Catuense e amplia vantagem na final da segundona do Baiano
Por Luciano Pina

O Galícia ampliou a vantagem na final do Campeonato baiano da Segunda Divisão ao vencer a Catuense, pelo placar de 2 a 1, na noite deste sábado (20), no estádio Antônio Carneiro.
O zagueiro Wellington e o atacante Alemão marcaram os gols do Demolidor de Campeões, na primeira etapa. No segundo tempo Jajá descontou para o Catuca.
Com a vitória o Galícia poderá até perder por um gol de diferença no jogo de volta que acontece no próximo sábado (27), no estádio de Pituaçu, que ficará com o título.








