:: ‘Brasil’
Em dia de reencontros, Felipão estreia “em casa” pela Seleção contra a Sérvia
Globo Esportes

Luiz Felipe Scolari disse que São Paulo é sua casa. Agora ele quer transformar São Paulo na casa da seleção brasileira, pelo menos até dia 12 de junho. O técnico não vê a hora de dirigir a equipe na cidade onde escolheu morar. Gaúcho de nascimento, paulistano por opção, Felipão já comandou o Brasil em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza, Salvador – mas nunca na capital paulista. Nesta sexta-feira, às 16h, contra a Sérvia, finalmente terá sua primeira vez.
O amistoso é o último da Seleção antes da estreia na Copa do Mundo, seis dias depois, do outro lado da mesma cidade que até hoje mantém relação de amor e ódio com a equipe verde e amarela. Felipão e seus 23 jogadores estão determinados a apagar de vez as lembranças de vaias e bandeiras atiradas ao campo.
– Quando se escolhe uma cidade para jogar a seis dias da Copa, a mesma onde vamos estrear, é porque temos confiança que esse torcedor vai nos ajudar a superar as dificuldades. Se a história diz que São Paulo é arredia à Seleção, é hora de mudar essa história. Vamos fazer de São Paulo nossa casa a partir de agora – afirmou Felipão, que admitiu também não ter tido opção de escolher outro palco diante do desejo do presidente da CBF, José Maria Marin.
Em solo brasileiro e no comando da Seleção, o técnico ostenta retrospecto invejável: 15 vitórias, dois empates e uma derrota, justamente em sua despedida após o penta, em 2002. Foram 56 gols a favor (média de 3,1 por jogo) e só nove contra.
Jogar em São Paulo com a seleção brasileira também tem peso especial para alguns jogadores. Uns para matar a saudade, outros que buscam algum tipo de reconciliação. Hoje não há atletas de times paulistas entre os convocados, mas há vários “ex”. Ex-Corinthians, ex-Palmeiras, ex-Santos, ex-São Paulo.
Brasil sobe para o 3º lugar no ranking da Fifa
r7

O Brasil, que a partir da próxima semana será a sede da Copa do Mundo, subiu para o terceiro lugar no ranking mensal da Fifa, que é liderado pela Espanha e tem a Alemanha na segunda posição.
Na última classificação divulgada antes do Mundial, Portugal aparece em quarto e a Argentina em quinto lugar.
Veja os 20 primeiros do ranking da Fifa:
1. Espanha
2. Alemanha
3. Brasil (+1)*
4. Portugal (-1)
5. Argentina (+2)
6. Suíça (+2)
7. Uruguai (-1)
8. Colômbia (-3)
9. Itália
10. Inglaterra (+1)
11. Bélgica (+1)
12. Grécia (-2)
13. Estados Unidos (+1)
14. Chile (-1)
15. Holanda
16. Ucrânia (+1)
17. França (-1)
18. Croácia (+2)
19. Rússia (-1)
20. México (-1)

Brasil possui o terceiro elenco mais caro da Copa; Espanha lidera
Terra

Com todas as convocações finais para a Copa do Mundo de 2014 anunciadas, a Espanha manteve a liderança e terá, durante a competição, o grupo de jogadores mais caro, levando em conta a estimativa de preço de mercado dos atletas do portal alemão Transfermarkt. Alemanha e Brasil completam o “pódio” dos mais valiosos do Mundial.
Se somado o preço de todos os atletas da Espanha, o valor total chega a 622 milhões de euros, equivalente a quase 2 bilhões de reais. O grande ‘segredo’ para o alto número é a valorização de todos os jogadores espanhóis – Pepe Reina e David Villa são os mais baratos entre os 23 convocados, mas custam 10 milhões de euros cada (R$ 31 milhões).
O valor estimado individual de Reina e Villa é superior à soma dos três goleiros da Seleção Brasileira. Juntos, Júlio César (2,5 milhões de euros), Victor (4 milhões de euros) e Jefferson (3 milhões de euros) chegam a 9,5 milhões de euros (R$ 29 milhões). Neymar é o mais valioso do Brasil, sendo estimado em 60 milhões de euros (R$ 186 milhões).
Apesar de não ser apontada como favorita, a França fica com o quarto lugar no ranking dos elencos mais ricos, impulsionada por atletas em alta, como Franck Ribery e Paul Pogba. A Argentina, mesmo com Messi, que sozinho é mais caro que o elenco de mais da metade das seleções da Copa, custando R$ 373 milhões, ficou apenas com a quinta posição.
Caso semelhante acontece com Portugal, que, caso tenha de cortar Cristiano Ronaldo, cai da nona para a 12ª colocação no ranking das seleções mais valiosas. A Colômbia, mesmo sem sua principal estrela, Falcao García, ficou com o 13º lugar.
A seleção mais modesta da Copa do Mundo é Honduras. Somados, os valores de todos os jogadores chegam a apenas 65 milhões de reais, um milhão a menos que o preço da Austrália.

Brasil Sub-21 goleia donos da casa e conquista o octacampeonato
CBF

A Seleção Brasileira Sub-21 entrou em campo neste domingo para defender o título conquistado em 2013 no Torneio Internacional de Toulon. Resultado: conseguiu e com maestria. Com um time objetivo e ofensivo, o Brasil goleou a França por 5 a 2 e levantou pela oitava vez o troféu da competição. Alisson, Ademílson (dois), Marquinhos e Thalles marcaram os gols da vitória.
O jogo começou mostrando que não seria nada fácil para o Brasil. Com menos de cinco minutos, o juiz assinalou um pênalti para a França. O goleiro Marcos quase pegou, mas a bola que passou raspando em suas mãos acabou no fundo das redes.
Não demorou para a Seleção empatar. Sem sentir a pressão da torcida, Alisson dominou pela esquerda, avançou, driblou o zagueiro dentro da área e chutou forte. O atacante contou com a ajuda de um desvio no meio do caminho para ver a bola balançar as redes. Na comemoração, correu direto para o roupeiro Sergio Rangel. O motivo: Velho Ranja, como é conhecido, tinha dito a ele que faria um gol.
No entanto, final é mesmo um jogo diferente. Ainda mais jogando na casa do adversário. Assim, em um lance isolado no meio do campo, a França tomou a dianteira do placar novamente em belo chute de fora da área.
Nada que abalasse a Seleção Sub-21, que passou a dominar o jogo a partir daí. Novamente pela esquerda, mas dessa vez com Thalles, o Brasil chegou ao empate. Depois de arrancar e passar pelo zagueiro, o camisa 9 foi derrubado dentro da área. Ademílson cobrou e fez.
Na volta do intervalo, sem alterações, só deu Brasil. Logo no início da segunda etapa, Marquinhos testou com perfeição para fazer 3 a 2 após cobrança de escanteio. Em seguida, Lucas Evangelista foi derrubado na área e o juiz marcou outra penalidade. Mais uma vez, Ademílson foi letal. 4 a 2. A definição do placar veio com Thalles, que merecia fechar o jogo. O 5 a 2 deu o tom da participação dos meninos da Seleção no Torneio: cinco jogos, cinco vitórias e 18 gols marcados.
BRASIL
Marcos, Gilberto, Marquinhos, Dória (c) e Wendel; Rodrigo Caio, Lucas Silva e Lucas Evangelista; Alisson, Thalles e Ademílson
Adversários do Brasil na Copa do Mundo sofrem com contusões
Galáticos Online

Os técnicos das seleções de Camarões e da Croácia devem enfrentar problemas para escalar seus times na Copa do Mundo. Adversários do Brasil na primeira fase, os dois selecionados sofrem com os problemas de contusões.
A Croácia, primeira adversária do Brasil, dia 12 de junho, não vai contar com os meias Niko Kranjcar e Ilicevic, lesionados, e o lateral-esquerdo Strinic, suspenso por apologia ao nazismo. Além destes atletas, contra a seleção canarinha, os croatas não contarão com o atacante Mário Mandzukic, do Bayern de Munique, suspenso.
Outro adversário do Brasil, a seleção de Camarões, pode sofrer uma baixa para a Copa do Mundo. O atacante Webo, autor de um golaço no triunfo contra a Macedônia, por 2 a 0, em amistoso realizado nesta segunda-feira (26), se contundiu no momento que deu uma meia-bicicleta para marcar o tento e levantou segurando o ombro esquerdo, deixando preocupada toda comissão técnica africana.
Além de Camarões e Croácia, a seleção brasileira enfrenta o México na primeira fase da Copa do Mundo.

Brasil vence a terceira no Torneio de Toulon e se isola na ponta do Grupo B
Globo Esportes

O Brasil segue 100% no Torneio de Toulon, na França. A equipe sub-21 da Seleção venceu sua terceira partida na competição nesta segunda-feira ao bater a Inglaterra por 2 a 1. Com gols de Alisson e Lucas Silva – James Ward-Prowse descontou -, a vitória deixa o time de Alexandre Gallo isolado na liderança do Grupo B, muito próximo da decisão do torneio.
O Brasil tem 9 pontos na dianteira do Grupo B, cinco a mais que o vice Coreia do Sul, que empatou com o Qatar mais cedo em 1 a 1. A Inglaterra vem na terceira posição, com 3, mas tem um jogo a menos.
O líder do Grupo B garante vaga para a decisão da competição. Na outra chave da competição, França, China, Chile, México e Portugal também vão brigar por um lugar na final.
O Brasil saiu na frente com Alisson aos 7 minutos de jogo. Ele invadiu a área trombando com os zagueiros, superou o goleiro inglês e mandou para o fundo das redes. O segundo gol brasileiro saiu logo após a volta do intervalo, após Lucas Silva invadir a área inglesa na base da habilidade e finalizar cruzado. Pouco antes do fim, Ward-Prowse cobrou falta fechada e surpreendeu Marcos, fazendo o gol de honra dos ingleses.
O Brasil de Alexandre Gallo foi a campo com a seguinte escalação: Marcos; Gilberto, Marquinhos, Dória e Wendell; Rodrigo Caio, Lucas Silva, Alisson e Lucas Evangelista; Thalles e Ademilson.
CBF divulga ordem dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil
Globo Esportes

A terceira fase da Copa do Brasil será disputada após a Copa do Mundo. Mas a CBF já definiu e divulgou o período a ordem nos confrontos. Vasco, Palmeiras e Fluminense, por exemplo, serão mandantes nas partidas de volta. Outros como Inter, Corinthians e Coritiba recebem os rivais no primeiro encontro. Os duelos acontecem entre 23 e 30 de julho e 6 e 13 de agosto.
Quatro cruzamentos ainda não estão confirmados, pois dependem das rodadas desta quinta e de 23 de julho. Serão no total dez jogos, que classificarão dez clubes para as oitavas de final. Nesta fase, os seis times que disputaram a Libertadores entram na competição.
Confira a ordem dos mandantes do primeiro jogo:
Ponte Preta x Vasco
ABC-RN x Novo Hamburgo-RS
Londrina-PR x Santos ou Princesa do Solimões-AM
Avaí x Palmeiras
América-RN x Fluminense
Corinthians x Bahia
Santa Rita-AL x Santa Cruz ou Botafogo-PB
Figueirense ou Bragantino x São Paulo
Coritiba x Sport ou Paysandu
Internacional x Ceará ou Chapecoense
Após 23 anos, Brasil volta a ficar fora das semifinais da Libertadores
Globo Esportes

A eliminação do Cruzeiro para o San Lorenzo foi o item que faltava para consolidar a Libertadores de 2014 como a pior para os brasileiros na história recente da competição. Após o fiasco na primeira fase, quando o Brasil teve as inéditas três eliminações, agora o país não terá um representante nas semifinais pela primeira vez depois de 23 anos. A última ocasião em que o futebol brasileiro ficou sem times entre os quatro melhores da América foi em 1991.
Naquele ano, o Flamengo chegou às quartas de final como o único clube do país e foi eliminado pelo Boca Juniors. O Colo Colo seria o campeão. A partir de 1992, os brasileiros estiveram em todas as semis e apenas em três edições não foram finalistas – 1996, 2001 e 2004. Com a queda da Raposa, o Brasil também perde a chance de ter o quinto título consecutivo na Libertadores, algo inédito na história da competição. E quebra-se ainda a série de brasileiros na final, que durava desde 2004.
Nos últimos quatro anos, Internacional (2010), Santos (2011), Corinthians (2012) e Atlético-MG (2013) foram campeões. Caso o Cruzeiro conquistasse o tri, seria o recorde de taças consecutivas de um país no torneio – a Argentina tem dois “tetracampeonatos”, com Racing (1967) e Estudiantes (1968/69/70) e Independiente (1972/73/74/75).
Os argentinos também mantiveram o bom retrospecto diante de brasileiros. O jogo desta quarta foi o de número 170 entre os dois países pela Libertadores. Os Hermanos têm 71 vitórias, contra 67 verde-amarelas. Houve ainda 32 empates. No retrospecto envolvendo os confrontos entre os dois países em mata-matas, a Argentina também leva vantagem: 27 vezes eliminou o rival, contra 20 dos brasileiros.
O San Lorenzo terá a chance de aumentar o número de títulos da Argentina, que é de 22. O Brasil vem em seguida no número de conquistas, com 18. Depois vêm Uruguai, com oito, Paraguai, com três, Colômbia, com duas, Equador e Chile com uma.
Real e Barcelona faturam mais que clubes do Brasil juntos
Futebol Bahiano

O Titulo original da matéria publicada pelo Site Máquina é uma sentença quase inacreditável: “Real Madrid e Barcelona faturam mais do que toda a elite brasileira somada. De acordo com a publicação que você pode ler abaixo, os espanhóis arrecadaram € 1 bilhão em 2012/2013, enquanto 19 brasileiros da primeira divisão, somado ao Vasco, tiveram um faturamento combinado de € 764 milhões, em uma diferença tamanha.
O site levantou e analisou balanços financeiros dos gigantes europeus referentes à temporada de 2012/2013 e dos brasileiros de 2013, ambos mais recentes disponíveis. O Real arrecadou € 520,9 milhões, e o Barça, € 482,6 milhões. A soma dos dois, portanto, dá € 1 bilhão, pouco mais que € 997 milhões de 2011/2012 .
No caso do Brasil, consideramos as receitas dos 19 clubes que fazem parte da primeira divisão e do Vasco no lugar da Chapecoense. Como nos números dos espanhóis não entram vendas de atletas, um modo de analisar balanços financeiros adotado na Europa, pois grandes variações nesta fonte de receita mascaram a real capacidade de uma gestão ganhar dinheiro, elas também não foram levadas em conta no caso dos brasileiros. Resultado: € 764,9 milhões.
E mesmo que fossem consideradas transferências de atletas, não seria suficiente para que a elite nacional ao menos igualasse a dupla espanhola. São € 969,1 milhões faturados em 2013 por Flamengo, Corinthians, São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG, Internacional, Vasco, Santos, Fluminense, Botafogo, Coritiba, Bahia, Atlético-PR, Vitória, Goiás, Sport, Criciúma e, ufa, Figueirense, em ordem decrescente, do maior para o menor.
A conversão de moedas foi feita com base na cotação de 31 de dezembro de 2013, data de fechamento dos balanços patrimoniais, quando o real valia € 0,31. :: LEIA MAIS »
Felipão diz que conter a ansiedade é o maior desafio
Estadão

O técnico Luiz Felipe Scolari tem um desafio nos próximos 30 dias até a Copa do Mundo: conter a ansiedade de sua seleção. Em entrevista durante sua passagem pela Suíça nesta segunda-feira (12), Felipão deixou claro que esse será um dos grandes adversários dos jogadores e do grupo até o dia 12 de junho, quando será aberto o Mundial com a partida entre Brasil e Croácia, em São Paulo, no Itaquerão.
“É conter essa ansiedade de todos nos Brasil. Todos já estão preocupados, nos dias que faltam, disso ou daquilo. É só isso. Calma e tranquilidade”, afirmou o treinador, que divulgou a lista de 23 convocados para defender a seleção brasileira na semana passada.
O treinador também aponta como tem acompanhado a situação de Neymar, em fase final de recuperação de uma lesão. Mas Felipão alerta que o Brasil não é apenas o craque do Barcelona. “Vamos ver quando ele se apresentar quais são as condi2ções do Neymar e dos outros. Porque não é só Neymar. O Brasil tem 23 convocados. Todos devem se apresentar em condições”, comentou.








