Agência Estado

Brasil-Argentina-Superclássico-campeão-640x480-Mowapress

Após demitir Mano Menezes e contratar Luiz Felipe Scolari, em mais um capítulo conturbado da seleção brasileira, o Brasil voltou a despencar no ranking da Fifa, atualizado nesta quarta-feira. O País caiu do 13.º para o 18.º lugar e passou a amargar a sua pior posição na história desta listagem, criada pela entidade que controla o futebol mundial em 1993.

Prejudicada pelo fato de não estar disputando as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, pois será o país-sede da competição, a seleção fechará o ano neste posto muito ruim para sua enorme tradição no futebol após cair cinco posições em relação a novembro, quando a Fifa publicou a atualização anterior do ranking.

Até antes desta atualização, a pior colocação do Brasil era o 14.º lugar no qual figurou em outubro passado. E essa nova queda expressiva no ranking se deve ao fato de que a seleção não venceu os dois últimos jogos que disputou, em novembro. Primeiro empatou por 1 a 1 com a Colômbia, em amistoso em Nova Jersey, e depois perdeu da Argentina por 2 a 1 no segundo jogo da final do Superclássico das Américas, em Buenos Aires – embora a equipe dirigida então por Mano Menezes tenha levado o título desta disputa nos pênaltis, a Fifa só reconhece o resultado do tempo regulamentar.

A próxima atualização do ranking da Fifa será realizada no dia 17 de janeiro de 2013, ano em que o Brasil será palco da Copa das Confederações e tentará voltar a recuperar o status de grande força dentro de campo antes da disputa do Mundial de 2014, que também será em solo nacional.