Tribuna da Bahia

20131022030849_fla

O Maracanã será palco do jogo de volta entre Flamengo e Botafogo pelas quartas de final da Copa do Brasil, nessa quarta-feira (23/10). Apesar de o encontro ser inédito na história da competição, os dois rivais cariocas já estiveram frente a frente em duelos nacionais de mata-mata. Ambos aconteceram pelo Campeonato Brasileiro e tiveram vitória de quem não chegou ao confronto na condição de favorito.

O primeiro destes encontros aconteceu em 1981, nas quartas de final do Brasileirão. Apesar de ter feito campanha inferior nas fases anteriores, o Flamengo era o atual campeão nacional e viria a conquistar a Libertadores e o Mundial meses mais tarde. Tinha o time mais forte da sua história. Do outro lado, o Botafogo atravessava um período de 13 anos sem títulos. A partida de ida terminou sem gols. No duelo da volta, Zico abriu o placar para o clube da Gávea, mas a reação do outro lado não demorou a acontecer.

Ainda no primeiro tempo, Mendonça empatou para o Botafogo. Seria apenas o primeiro ato do show do meia, que deu o passe para Jerson virar e marcou o terceiro gol da equipe após belo drible no craque flamenguista Júnior dentro da área. A vitória por 3 a 1 classificou o time de General Severiano, que acabou sendo eliminado na fase seguinte pelo São Paulo.

O segundo encontro em mata-mata aconteceu na decisão do Brasileirão de 1992. O Botafogo tinha feito a melhor campanha e jogava por dois empates para ser campeão, mas o Flamengo rapidamente acabou com essa vantagem ao marcar três gols no primeiro tempo do jogo de ida. O placar se manteve até o fim e praticamente selou a decisão.

Nesta quarta-feira, o histórico dos confrontos entre Flamengo e Botafogo nos mata-matas de competições nacionais será desempatado. A situação está bastante aberta, já que o primeiro jogo terminou empatado sem gols. Como os confrontos acontecem no mesmo estádio, o gol marcado fora de casa não é levado em conta como critério de desempate. Portanto, se houver uma nova igualdade, por qualquer que seja o placar, a definição do semifinalista da Copa do Brasil acontecerá nos pênaltis.