Globo Esportes

dorivaljunior_treinovasco3_alexandrecassianoglo_95

O técnico Dorival Júnior foi demitido nesta noite de segunda-feira pelo Vasco. Após três meses e meio de trabalho, o técnico deixa o clube na 18ª posição, na zona de rebaixamento, com 33 pontos, a sete rodadas do fim do Brasileiro. O nome de Adilson Batista é o favorito para para comandar o time de São Januário nos últimos sete jogos.

Dorival assumiu o time na sétima rodada, após Paulo Autuori pedir demissão. À época, em julho, o Vasco estava em 14º lugar e tinha sete pontos. Dorival comandou o clube em 29 jogos – sendo quatro na Copa do Brasil -, com nove vitórias, oito empates e 12 derrotas – aproveitamento de 40% dos pontos. No retrospecto no Brasileiro, foram 25 jogos, seis vitórias, oito empates e 11 derrotas.

A decisão foi tomada logo após a derrota do Vasco contra a Ponte Preta, quando o time sofreu a virada por 2 a 1 no fim da partida. O treinador já enfrentava resistência interna de dirigentes, mas permanecia no cargo com consentimento do diretor de futebol Ricardo Gomes e do presidente Roberto Dinamite. A multa contratual também segurava o treinador em São Januário. Dorival recebia R$ 450 mil e, na rescisão, tem direito a receber dois salários pela quebra de contrato, que ia até o final de 2014. O clube já deve R$ 750 mil da passagem anterior do treinador pelo clube.

Sem saída, a diretoria do Vasco via na demissão de Dorival uma última atitude para escapar da segunda queda para a Série B em cinco anos – o Vasco foi rebaixado também em 2008. Ao jornal Extra, Dorival disse que saía triste com a situação do clube.

Joel Santana era outro nome analisado, entre outros, como Celso Roth e até Dunga. Mas Joel, que foi bicampeão Carioca, campeão Brasileiro e da Mercosul em São Januário, teria dito que só pegaria o time com pelo menos 10 rodadas antes do fim do Brasileiro. Outro nome avaliado e que chegou a ser contatado foi Caio Júnior. O treinador está na Europa, em roda de estudos e incursões em clubes europeus, mas fez exigências de trazer três profissionais a tiracolo, o que não agradou a diretoria do Vasco.