Folha de São Paulo

629876-970x600-1

Vazios de público na Olimpíada são notados em esportes de baixa popularidade no Brasil, como o levantamento de peso e hóquei sobre a grama. Mas o futebol, em geral, se revela um sucesso de audiência.

Pelo menos um terço da audiência in loco da Olimpíada até agora foi puxado pelo futebol.

O esporte tem mobilizado os torcedores na maior parte das partidas, que acontecem não apenas no Rio. São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus também sediam jogos de futebol no torneio olímpico.

Desde que as competições começaram, no dia 6 de agosto, mais de 618 mil pessoas viram jogo de futebol no estádio.

A contagem não considera os primeiros duelos, que ocorreram antes da cerimônia de abertura, em 5 de agosto. Àquela altura, só havia futebol em andamento, o que poderia distorcer a comparação. O levantamento também não inclui os jogos de futebol desta quarta (10), à noite, como a partida Brasil versus Dinamarca, em Salvador.

É fato que os estádios de futebol tem capacidade para receber um público bem maior. Ainda assim, a taxa de ocupação é muito boa.

A Olimpíada vai ultrapassar nesta quinta (11) a marca de 2 milhões de audiência in loco nos locais que fazem parte do evento. Até esta quarta (10), 1,9 milhão de ingressos foram consumidos em sessões esportivas.