Carlos Batista

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o presidente do Novorizontino, Genilson da Rocha Santos, afirmou que o clube já sabe que a Rede Globo, emissora que transmite os jogos do Campeonato Paulista, suspendeu o pagamento da última parcela dos direitos de transmissão da competição. R$ 1 milhão e meio aproximadamente.

O presidente do Guarani, Ricardo Moisés, também confirmou a fato em entrevista à RB Campinas.

Todos os 16 clubes estão na mesma situação. As cotas tem valores diferentes para cada clube. Os 4 grandes ficam a maior fatia do bolo.

É fácil de entender o que está acontecendo. A TV remunera os clubes porque recebe dos patrocinadores. Os patrocinadores pagam para a TV porque vendem os produtos anunciados. Com a economia parada, por causa da pandemia do coronavírus, os patrocinadores não vendem e ai começa um efeito dominó que vai empurrando pra frente até estourar nos jogadores e funcionários dos clubes.

E também sem campeonato para transmitir a emissora de TV não consegue entregar o número de inserções combinado. Ou seja, não tem como receber dos patrocinadores, uma vez, que não entregou o produto.

Já se fala em disputar fase final do Paulistão, no mês de maio, com portões fechados. Claro que isso depende da autorização da autoridades sanitárias.
Estamos em um momento único da história. No decorrer dos séculos foram inúmeras adversidades criadas pelo próprio ser humano. Mas nunca aconteceu algo parecido com o que estamos presenciando.

A economia e a saúde são setores da sociedade que inevitavelmente estão interligados, portanto, uma paralisação afeta de maneira direta impactando a todos.

Mas como conciliar a necessidade imprescindível da quarentena para conter o vírus e o giro da economia que sustenta a sociedade. Ninguém tem a resposta.

Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis. A frase é do filosofo Frances René Descartes. Se encaixa bem na situação atual.

No futebol só existe uma certeza. As coisas vão mudar muito quanto tudo isso passar. Lulu Santos tem uma música, Como Uma Onda que diz, Nada do que foi será. De novo do jeito que já foi um dia.