Lance

Uma das gerações mais aclamadas da história da Seleção Brasileira, o time de 1982 não conquistou o Mundial daquele ano. No entanto, o estilo de jogo da equipe de Telê Santana é lembrado até hoje. Neste período sem futebol, o canal “SporTV” resolveu transmitir jogos daquele torneio. Confira onde estão os jogadores hoje em dia.

WALDIR PERES (G, São Paulo) – Após pendurar as chuteiras, teve trabalhos como treinador em equipes do interior paulista. Em 2016, se candidatou a vereador em São Paulo, mas não obteve sucesso. Morreu em 2017, vítima de infarto.

LEANDRO (LD, Flamengo) – Após pendurar as chuteiras, o lateral-direito é atualmente dono de uma pousada em Cabo Frio (RJ).

OSCAR (Z, São Paulo) – O defensor atualmente é proprietário de um resort em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo.

JÚNIOR (LE, Flamengo) – Colecionou trabalhos como treinador e como dirigente. Atualmente, é comentarista esportivo da Rede Globo.

TONINHO CEREZO (V, Atlético-MG) – Mesmo após pendurar as chuteiras, o volante seguiu sua carreira no futebol. Teve trabalhos como treinador no Atlético-MG, Vitória, Sport e no futebol asiático.

FALCÃO (V, Roma-ITA) – O “Rei de Roma” teve um vasto trabalho como comentarista, passando por 14 anos na Rede Globo, além dos canais Manchete e Fox Sports. Atualmente, retomou sua carreira de treinador, onde já tem passagens por Seleção Brasileira, Internacional, Bahia e Sport.

SÓCRATES (M, Corinthians) – O camisa 8 morreu no dia 4 de dezembro de 2011, aos 57 anos, em São Paulo, em decorrência de um choque séptico. O “Doutor” lidava com problemas com alcoolismo nos últimos anos de sua vida.

ZICO (M, Flamengo) – O Galinho tem uma série de trabalhos como treinador e como comentarista esportivo no Esporte Interativo. Atualmente, é diretor de futebol do Kashima Antlers, do Japão, e também tem um canal no YouTube, chamado “Canal Zico 10”.

ÉDER (A, Atlético-MG) – Dono de um forte chute, o atacante, após pendurar as chuteiras, tornou-se sócio de uma empresa de veículos em Belo Horizonte (MG). Atualmente, faz parte da comissão técnica do Atletico-MG.

SERGINHO CHULAPA (A, São Paulo) – O camisa 9 da equipe de Telê Santana segue sua carreira na comissão técnica do Santos. O ex-atacante, que em algumas vezes foi treinador das categorias de base e da equipe principal, atualmente é auxiliar-técnico da equipe.

PAULO ISIDORO (A, Atlético-MG) – O atacante, que entrou no decorrer da partida contra a Itália, é dono de uma escolinha de futebol em Belo Horizonte (MG).

CARLOS (G, Ponte Preta) – Reserva em 1982 e titular da Seleção na Copa de 1986, o ex-goleiro recentemente foi preparador de goleiros do São Paulo.

PAULO SÉRGIO (G, Botafogo) – Outro goleiro da Seleção na Copa de 1982, chegou a atuar no futebol de areia após deixar os gramados. Vive em Vitória (ES), e atualmente é comentarista esportivo da Rede Gazeta, afiliada da Rede Globo no Espírito Santo.

EDEVALDO (LD, Internacional) – O “Cavalo”, um dos convocados da lateral direita por Telê Santana, atualmente é auxiliar técnico do Fluminense

JUNINHO FONSECA (Z, Ponte Preta) – Um dos defensores convocados, atualmente é comentarista da Rádio Rede Fé FM, em Ribeirão Preto (SP).

EDINHO (Z, Fluminense) – Outro defensor chamado por Telê Santana, trabalhou como comentarista no SporTV até 2019.

PEDRINHO (LE, Vasco) – Uma das opções para a lateral esquerda da Seleção de 1982, trabalha atualmente como empresário de atletas.

BATISTA (V, Grêmio) – Volante, atuou como titular em algumas partidas da Copa de 1982, e atualmente trabalha como comentarista do SporTV.

RENATO PÉ MURCHO (M, São Paulo) – Tem trabalho como técnico das categorias de base em vários clubes. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017, comandou o Guarani, clube do qual é um dos ídolos.

DIRCEU (M, Atlético de Madrid-ESP) – Outro raro “estrangeiro” na Seleção de 1982, morreu em 15 de dezembro de 1995, aos 43 anos. O Puma que dirigia foi atingido por um Monza que participava de um “racha”, e ele não resistiu.

ROBERTO DINAMITE (A, Vasco) – Chamado às pressas devido à lesão de Careca, foi presidente do Vasco e, atualmente, é comentarista esportivo do programa “Donos da Bola”, transmitido apenas para o Rio de Janeiro pela TV Bandeirantes.

TELÊ SANTANA – O treinador, que esteve à frente da Seleção também na Copa de 1986, e se consagrou de vez com os títulos da Libertadores e do Mundial Interclubes de 1992 pelo São Paulo, morreu em 21 de abril de 2006, devido à falência múltipla de seus órgãos. Estava longe do futebol desde 1996, quando sofreu uma isquemia cerebral.