Situação diferente do coronavírus nos estados preocupa a CBF
Galaticos Online

A situação distinta de cada estado brasileiro com a relação a casos confirmados e mortes pela Covid-19 deixa ainda mais nebulosa qualquer previsão de data para início do Campeonato Brasileiro em 2020, previsto inicialmente para maio. Hoje a CBF não trabalha com datas justamente porque não sabe quando os aeroportos estarão liberados para o deslocamento necessário para que a competição possa ocorrer normalmente.
A diretoria da CBF apresentou essas condições a presidentes de clubes que participaram na terça (7) de uma reunião, por meio de videoconferência, para discutir entre outros temas o calendário do futebol em meio à pandemia do novo coronavírus. Os clubes, de olho em antecipar receita de direitos de transmissão, pediram a CBF para manter o formato do torneio, em 38 rodadas.
A CBF avisou que hoje é impossível prever o cenário, principalmente porque os estados terão o abrandamento do isolamento social realizado em períodos diferentes e será preciso uniformidade para se jogar a competição. É situação parecida com a que vive a Conmebol com relação a seus campeonatos de clubes, a Libertadores e a Sul-Americana, que reúnem times de dez diferentes países da América do Sul, cada um com grau diferente de contágio e de ação para combater o novo coronavírus.
O cenário do Brasileiro para a CBF ainda não chega a esse ponto, mas preocupa. Segundo dados do Ministério da Saúde, alguns estados vivem situações mais críticas devido ao alto número de casos confirmados e a situação dos sistemas de saúdes, que podem não ter UTIs suficientes para receber os doentes nas próximas semanas.









