Terra

Enquanto a bola não volta a rolar no Velho Continente por causa da disseminação do coronavírus, autoridades e dirigentes discutem possíveis cenários para o encerramento da temporada que foi paralisada já na parte final. Uma das hipóteses é a realização de partidas sem torcedores nos estádios, o que, no momento, parece o mais próximo de acontecer quando acontecer para evitar aglomerações.

No entanto, a ideia não é vista com bons olhos por todo mundo. Os “ultras”, espécie de torcida organizada em alguns países, têm voz ativa no futebol francês, e no que depender deles, o futebol só volta quando puderem assistir aos jogos de seus times.

Recentemente, 45 grupos de torcedores, entre eles os ultras do PSG, escrevem uma carta dizendo ser contra a realização de partidas com portões fechados. O movimento teve apoio da Associação Nacional de Torcedores, que junta as torcidas organizadas na França.

– É urgente esperar. Não é concebível que o futebol seja retomado apenas para as câmeras. Ele deveria ser retomado no devido momento, quando as condições sanitárias e sociais forem atendidas. Quando todos, a começar pelos jogadores e pelos torcedores, puderem retornar aos estádios nas melhores condições. Humanamente. O futebol “a todo custo” é vergonhoso e não tem lugar no futuro – disseram os torcedores.