MSN

No dia 28 de agosto de 2002, Rodrigo ‘Minotauro’ fez uma das lutas mais emblemáticas da história do MMA. Na ocasião, o brasileiro enfrentou o gigante Bob Sapp pelo extinto Pride e, após dois rounds em que esteve em apuros pela diferença de tamanho e força a favor do adversário, conseguiu uma finalização e chocou o mundo. Quase 18 anos depois desse confronto, o ex-lutador do UFC recordou esse momento e o classificou como um divisor de águas na carreira.

Em entrevista ao vivo pelo ‘Youtube’ à reportagem da Ag. Fight (veja abaixo ou clique aqui), o peso-pesado ressaltou que. com o triunfo sobre Bob Sapp e pela importância do duelo, que passou ao vivo na principal TV japonesa, atingiu uma marca de popularidade gigante no país asiático. Uma prova disso foi que logo após a luta, quando caminhou pelas ruas do Japão, foi reconhecido por diversas pessoas.

“Quando ganhei o cinturão do King of Kings, todo o nicho das lutas já me conhecida. Cinturão do Pride, o pessoal me conhecia, mas aquela luta com o Bob Sapp mudou o padrão. Lembro que a gente fez uma reunião com o Nakamura, que era um empresário das maiores celebridades do Japão. Ele bateu no meu ombro e falou: ‘Agora você vai saber como é ser conhecido pela pessoa comum, a pessoa da rua. Agora você vai ver a diferença’. Fui comprar um sushi na rua e uma senhorinha me abordou, disse que viu minha luta, mas ela começou a falar de posições de judô e vi que tinha um conhecimento de luta. Fui no mercado e um me abordou, em outro lugar também. Foi uma mudança, porque também passou nas duas maiores TVs do Japão”, revelou o brasileiro.

Durante sua carreira no Japão, ‘Minotauro’ passou por um momento inusitado, quando uma pessoa o confundiu com Francisco Filho, uma das lendas do K-1 na época e lhe pediu um autógrafo. Com esse episódio na cabeça, o lutador teve a noção da importância do compatriota, por esse evento ser televisionado por uma grande TV japonesa. Dessa maneira, o baiano teve a missão de fazer o Pride bater de frente com a outra organização. Para isso, não teve dúvidas em encarar o duelo contra Bob Sapp, mesmo vindo de um compromisso há um pouco mais de suas semanas.

Rodrigo ‘Minotauro’ se aposentou do MMA em 2015, após encarar Stefan Struve, no UFC 190, no Rio de Janeiro. O brasileiro encerrou a carreira com um cartel de 34 vitórias, sendo 21 por finalização, dez derrotas, um empate e um ‘No Contest’ (luta sem resultado). O baiano construiu grande parte de sua carreira nas duas maiores organizações da história: Pride e UFC, sendo campeão dos pesos-pesados em ambas as franquias.