Uol

Por décadas, até 2003, o Campeonato Brasileiro sempre terminou com um duelo de mata-mata ou uma partida decisiva de quadrangular final. Há 17 anos, porém, o torneio passou por sua maior mudança, com o início da “Era dos Pontos Corridos”.

Desde então, sete times diferentes, de três estados, conquistaram o título. A lista traz Corinthians, com quatro conquistas, Cruzeiro e São Paulo, ambos com três taças, além de Flamengo, Fluminense e Palmeiras, com dois troféus cada, e do Santos, campeão uma única vez no período.

Mas, e se essas 17 edições do torneio em pontos corridos fossem um grande campeonato por pontos corridos, quem seria o campeão? Quem teria a melhor média de pontos ao longo dos anos? Foi para responder essa (e outras perguntas) que o UOL Esporte fez um levantamento minucioso de todos os campeonatos disputados a partir de 2003.

A pesquisa mostra que o São Paulo lidera com folga, mesmo sem conquistar um título do Brasileirão desde 2008. Santos, Cruzeiro, Flamengo e Corinthians completam as cinco primeiras posições. O levantamento ainda mostra quem já ocupou a liderança e qual é a maior ascensão dos últimos anos, além da melhor média de pontuação.

Único tricampeão brasileiro seguido na era dos pontos corridos (2006-2008), o São Paulo lidera o ranking com vantagem de 60 pontos sobre o Santos. O tricolor acumulou 1.103 pontos em 17 edições. Os santistas somam 1.043 pontos, com o mesmo número de participações.

Cruzeiro e Flamengo, que também ultrapassaram a marca de 1.000 pontos, vêm em seguida. Os mineiros, rebaixados pela primeira vez na edição passada pela primeira vez na história, têm 1.030 pontos. A equipe rubro-negra atingiu 1.009 pontos depois da campanha vitoriosa de 2019.

Em seguida, vem à tona uma briga intensa entre três times: Corinthians, quinto colocado com 986 pontos, Inter, com 975, e Grêmio, com 963. Os três têm 16 participações na Série A, com uma passagem pela Série B: Grêmio (2005) e Corinthians (2008) voltaram como campeões, Inter (2017), como vice. O oitavo colocado é o Fluminense, que alcançou 937 pontos.

Outra disputa quente acontece na sequência. O Atlético-MG soma 904 pontos, mas viu a vantagem cair em relação a Athletico-PR e Palmeiras, que aparecem empatados com 902 pontos.

Por fim, Botafogo, Vasco, Goiás e Coritiba fecham a lista dos 15 primeiros. O time botafoguense marca 787 pontos, contra 726 dos vascaínos. Os goianos têm 648 pontos, enquanto o time coxa-branca atinge 615.