Bahia Notícias

Nesta quarta-feira (10), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente a contratação do técnico Dorival Júnior, ex-São Paulo, como novo treinador da Seleção Brasileira. Dorival será apresentado nesta quinta-feira (11), às 15h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Atual campeão da Copa do Brasil com o Tricolor Paulista, Dorival chega acompanhado pelos auxiliares Lucas Silvestre, filho do treinador, e Pedro Sotero, além do preparador físico Celso Rezende. Dorival substitui Fernando Diniz, que tinha contrato até junho deste ano com a CBF, mas não resistiu a sequência de maus resultados e foi demitido por Ednaldo Rodrigues na última sexta-feira (5).

Natural de Araraquara, no interior paulista, Dorival Júnior foi volante durante a carreira como jogador, ganhando projeção nas passagens por Grêmio e Palmeiras, no fim dos anos 80 e 90. Como técnico, além do São Paulo, seu último clube antes da Seleção, o treinador tem passagens por Ferroviária, Figueirense, Fortaleza, Avaí, Juventude, Criciúma, Sport, São Caetano, Cruzeiro, Coritiba, Vasco, Santos, Atlético-MG, Internacional, Flamengo, Palmeiras, Fluminense, Athletico e Ceará.

Os principais títulos de Dorival Júnior como treinador foram a Libertadores da América e Copa do Brasil de 2022, com o Flamengo, e as Copas do Brasil de 2010 e 2023, com Santos e São Paulo, respectivamente.

O Brasil volta a campo no próximo dia 23 de março, em amistoso contra a Inglaterra, no estádio de Wembley, em Londres. Também em março, ainda sem dia definido, a Seleção enfrentará a Espanha, no Santiago Bernabéu, em Madrid. Entre junho e julho, nos Estados Unidos, o Brasil disputará a Copa América.

Há quatro rodadas sem vencer pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, a Canarinho está na 6ª colocação, com sete pontos em seis partidas, apenas dois pontos à frente do Paraguai, que hoje jogaria a repescagem do qualificatório.