:: ‘Campeonato Baiano’
Vitória da Conquista repete mesmos erros e perde para o Santa Cruz pela Copa do Nordeste
Por Luciano Pina

A equipe do Vitória da Conquista repetiu os mesmos erros de pontaria e desatenção das partidas anteriores e foi derrotado pelo S anta Cruz, pelo placar de um a zero, na noite desta quarta (5), no estádio Lomanto Júnior, pela última rodada da fase de classificação da Copa do Nordeste.
Mesmos atuando com uma equipe formada por vários jogadores da base, o Bode fez um ótimo primeiro tempo pecando apenas na pontaria dos atacantes que não conseguiram converter em gols as oportunidades surgidas.
No segundo tempo, o Alviverde continuou fazendo frente ao time Coral, porém, aos vinte e seis minutos em uma desatenção da zaga, o zagueiro Renan Fonseca escorou de cabeça e fez o único gol da partida.
Com o resultado o Bode terminou a competição sem conquistar nenhuma vitória, apesar de ter feito bons jogos.
O time atuou e perdeu com: Augusto, Paulinho, Mota (João), Mário Sérgio e Paulo Vitor, Maicon, Caio Breno, Moisés, Dionísio, Wander e Wellington (Gabriel Maia).
362 torcedores pagaram ingressos proporcionando uma renda de R$3.540,00.
Agora o Bode volta às atenções para a segunda fase do Baiano onde faz sua estreia contra a Catuense. No próximo domingo (9), no estádio Antônio Carneiro.
Narciso brilha e Serrano vence a Catuense e se classifica para a Copa do Nordeste em 2015
Por Luciano Pina

Em uma noite que brilhou a estrela do meia Narciso, o Serrano derrotou a Catuense, de virada, pelo placar de dois a um, no estádio Robertão, em Teixeira de Freitas, pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Baiano.
A Catuense abriu o placar através do atacante Robert, aos sete minutos do primeiro tempo e a etapa inicial terminou um a zero para o Bem-ti-vi.
Na segunda etapa a foi a vez do meia Narciso fazer a diferença marcar dois gols, o primeiro aos seis cobrando falta e o segundo aos vinte e quatro, virando o jogo para o time mongoio.
Com a vitória o Rubro-Verde terminou na liderança da competição conquistando a vaga na Copa do Nordeste em 2015.
Pela segunda fase, o Serrano faz sua estréia no próximo domingo (09), contra o Vitória, às 16 horas, no estádio Robertão.
Confira os outros confrontos:
Bahia x Galícia
Catuense x Serrano
Juazeirense x Jacuipense
Na briga por vaga, Santa Cruz encara o já eliminado Vitória da Conquista
Globo Esportes

O duelo entre Vitória da Conquista e Santa Cruz na noite desta quarta-feira, às 21h15m (horário do Nordeste) de nada vale para o time baiano, mas muito interessa aos pernambucanos. Os donos da casa, com apenas um ponto ganho, estão eliminados da Copa do Nordeste e só têm olhos para o Campeonato Baiano. O desinteresse no Nordestão é tanto que o técnico Evandro Guimarães vai escalar o time reserva com a intenção de poupar os titulares para a estreia da equipe no Baianão.
Na vice-liderança do grupo B com oito pontos, o Santa Cruz precisa vencer para avançar de fase já que a outra vaga da chave ficou com o líder CSA, com 11 pontos. Um empate até classifica os pernambucanos para as quartas de final desde que o Bahia, com sete pontos, empate ou perca a partida com os alagoanos. De volta ao time, Léo Gamalho é a esperança de gols do ataque coral.
O árbitro do jogo será o cearense Wladyerisson Silva de Olivera. Ele terá o auxílio de Marcos A. da Silva Brigido e Samuel Olivera Costa, ambos do Ceará também. A partida entre Vitória da Conquista e Santa Cruz terá transmissão da Globo para Pernambuco com narração de Rembrandt Júnior e comentários de Marquinhos e Wilson Souza a partir das 21h15m. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real meia hora antes do início do duelo.
Outros jogos
20h15
Confiança-SE x Sergipe-SE
21h15
América-RN x Vitória
Bahia x CSA-AL
Treze-PB x Potiguar-M-RN
CRB-AL x Ceará-CE
Quinta
20h30
Guarany-S-CE xNáutico-PE
Sport-PE x Botafogo-PB
Goleiro Gil é a única dúvida do Serrano para enfrentar a Catuense pelo Baianão
Por Luciano Pina

O treinador Duzinho finalizou na tarde terça (4), no estádio Robertão, os preparativos do Serrano para o confronto diante da Catuense nesta quarta (5), as 20h30, pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Baiano.
Precisando vencer e depender de outros resultados da rodada para conquistar uma vaga na Copa do Nordeste, ou, na Copa do Brasil de 2015, o comandante do time mongoio só tem uma dúvida para escalar a equipe.
Duzinho vai aguardar o departamento médico do time para saber se poderá contar com o goleiro Gil, que saiu lesionado da partida contra o Juazeirense. Caso Gil não possa atuar o goleiro Rafael que entrou no decorrer da partida contra o Cancão de Fogo e foi muito bem será o titular.
O Rubro-Verde deve ir a campo com a seguinte formação: Gil (Rafael). Lucas Brito, Ronan, Michel e Jadilson, Marcone, Fábio Azevedo, Narciso, Fábio Gama. Amaral e Tanaka.
Apita o jogo Lúcio José Silva de Araújo, auxiliado por Jefferson Abel Ferreira Lima e Adenilson José Rodrigues, O 4º árbitro será Jorge Tavares Rodrigues.
Mesclado com jogadores da base, Vitória da Conquista está pronto para enfrentar o Santa Cruz
Por Luciano Pina

Sem chances de classificação para a próxima fase da Copa do Nordeste e próximo de estrear na segunda fase do Campeonato Baiano, o treinador Evandro Guimarães vai colocar um time misto na partida que acontece nesta quarta (5), contra o Santa Cruz, pela última rodada da fase de classificação.
No treinamento que foi realizado na tarde desta terça (4), na Toca do Bode, o comandante do Bode sinalizou que vai fazer várias alterações na equipe que inicia a partida.
O time que participou do coletivo foi formado por alguns jogadores que vinham como opção no banco de reservas mesclados com alguns atletas da base.
O Bode deve ir a campo com a seguinte formação: Augusto, Paulinho, Mota, Mário Sérgio e Paulo Vitor, Moisés, Caio Breno, Maicon, Dionísio, Kattê e Wellington.
Apita o confronto Wladyerisson Silva Oliveira (foto), auxiliado por Marcos A. Da Silva Brígido e Samuel Oliveira Costa, todos do Ceará. O 4° árbitro será Cosme Iran Sabino Araújo, de Salvador.
Os ingressos para a partida estarão à venda no Estádio Lomanto Júnior a partir das 10 horas da manhã.
Desatenção, pontaria e arbitragem: o fiasco do Bode na Copa do Nordeste
Globo Esportes

A participação do Vitória da Conquista na edição deste ano da Copa do Nordeste não vai deixar saudades no seu torcedor. A uma rodada do fim do torneio, o clube ocupa a última posição do Grupo B, com apenas um ponto, e já não tem mais chances de avançar à próxima fase. Na última rodada da primeira fase, os baianos apenas cumprem tabela diante do Santa Cruz, no estádio Lomanto Júnior, em partida marcada para esta quarta-feira, às 21h15m (horário local).
O Santa Cruz, por sinal, foi o adversário do Bode na estreia da competição. A equipe baiana foi até Pernambuco e saiu derrotada por 3 a 2. Na partida seguinte, empate em casa contra o CSA-AL: 2 a 2. Depois, duas derrotas para o Bahia, uma por 1 a 0 e outra por 2 a 1. Até que, na rodada passada, os baianos reencontraram os alagoanos do CSA e perderam por 2 a 1, de virada, com direito a gol dos adversários aos 48 minutos do segundo tempo.
Se para clubes como Bahia e Vitória a curta pré-temporada é o grande vilão do início de ano, para o Vitória da Conquista não cabe essa desculpa. A preparação do Bode para a Copa do Nordeste começou no dia 17 de dezembro. A título de comparação, a temporada para os dois grandes clubes da capital começou em 6 de janeiro.
Para Silvio, zagueiro e capitão da equipe conquistense, o Vitória da Conquista até fez bons jogos, mas faltou atenção ao sistema defensivo em algumas ocasiões. Em duas partidas, para ser mais específico. Além do gol de Diego Clementino, do CSA-AL, aos 48 do 2º tempo, o clube do interior amargou outra derrota com gols nos acréscimos: contra o Bahia, no estádio Lomanto Júnior, Wilson Pittoni marcou aos 49. Por isso, Silvio lamenta.
– Nosso time jogou bem, mas tomávamos gols por detalhes, principalmente no fim. Teve um pouco de desatenção. Nós pecamos por isso – lamenta Silvio, para depois protestar contra a arbitragem nos jogos diante de CSA-AL e Bahia.
– No jogo contra o CSA-AL, em casa, houve dois pênaltis claros a nosso favor. Na Fonte Nova, tivemos dois gols legais anulados [contra o Bahia]. Depois desse jogo da Fonte, a equipe perdeu um pouco a cabeça.
A opinião de Silvio bate com a do diretor administrativo do Vitória da Conquista, Zé Roberto Silva. Ele também reclama da arbitragem, mas admite que faltou competência para transformar em vitórias as boas atuações do time. – Tivemos bons momentos no campeonato. Fizemos bons jogos. Não conseguimos transformar as oportunidades em gols. Além disso, fomos prejudicados contra CSA-AL e Bahia – afirma.
Eliminado da Copa do Nordeste, o Vitória da Conquista volta as atenções para o Campeonato Baiano. A estreia do time na competição será neste fim de semana. O Bode encara a equipe que terminar a primeira fase na 5ª colocação no domingo, às 16h, fora de casa.
Porém, mesmo já focando o Baianão, quem pensa que o Bode vai entrar em campo desmotivado na última rodada da Copa do Nordeste, contra o Santa Cruz, está enganado. Para o elenco conquistense, terminar a competição com ao menos uma vitória é questão de honra, garante Silvio.
– O pessoal aqui na cidade [Vitória da Conquista] cobra bastante. O pensamento nosso é não sair da competição sem pelo menos uma vitória. É uma questão de honra. O trabalho foi bem feito, mas não conseguimos fazer os resultados – conclui o defensor.
Venda de bebidas: Grupo de Combate à Violência nos Estádios critica projeto aprovado na AL-BA
Bahia Notícias

Coordenador da Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), o procurador de Justiça José Antônio Baêta de Melo Cançado se posicionou contrário à liberação da venda de bebidas alcoólicas em estádios e arenas, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no último dia 28 de janeiro. O governador Jaques Wagner declarou nesta segunda-feira (3) que ainda não sabe se irá sancionar o texto.
“Nenhuma dúvida existe quanto ao fato de que após a adoção dessas medidas restritivas sucedeu significativa redução da violência no interior dos estádios, comprovada pelos registros das ocorrências policiais e através das estatísticas dos postos de atendimento médico, o que resultou no retorno das famílias, crianças e mulheres, com um maior comparecimento de torcedores”, defende o procurador, em nota.
O procurador afirma que a comissão presidida por ele e os ministérios públicos dos estados encararam com “perplexidade” a proposição aprovada na AL-BA. O representante do CNPG diz ainda que “se está priorizando a visão econômica em detrimento da segurança”. A proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios passou a vigorar em 2008, por meio de um protocolo de intenções firmado entre o grupo e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Posteriormente, a comercialização dos produtos foi restringida pelo Congresso Nacional, com a aprovação da Lei nº 12.299/2010, que alterou o artigo 13 do Estatuto do Torcedor.
Classificado, Galícia se prepara para enfrentar a Jacuipense
Site Oficial do Clube

Determinação, confiança e bom futebol. Com esses três ingredientes, o Galícia garantiu ontem a classificação para a segunda fase do Campeonato Baiano 2014, ao vencer o Bahia de Feira por 2 x 0, em Feira de Santana.
Com gols de Ramon (contra) e Davidson, o Demolidor de Campeões emplacou a sua quarta vitória consecutiva, e, faltando ainda uma rodada para o final da primeira fase, já assegurou seu lugar no G-5.
Hoje, o elenco galiciano fez um treino regenerativo visando o confronto contra a Jacuipense, na quarta-feira em Pituaçu, às 20:30, pela última rodada da primeira fase. Uma vitória deixará o Galícia na segunda ou mesmo na primeira colocação geral, o que lhe garantirá um lugar na Copa do Brasil ou na Copa do Nordeste 2015!
Torcedor já pode escalar Jacuipense para a última rodada do Baianão
Site Oficial do Clube

O Jacuipense já está garantido na segunda fase do Campeonato Baiano 2014. Apesar disso, a partida dessa quarta-feira (05) contra o Galícia, a última da primeira fase, vai valer muito para o Leão Grená. Com 15 pontos e atualmente na liderança, o time de Riachão do Jacuipe só depende de si para terminar esta etapa em primeiro e garantir uma vaga na Copa do Nordeste 2015, ou ficar em segundo lugar e conquistar a participação na Copa do Brasil 2015.
A responsabilidade de escalar a equipe para uma partida tão decisiva assim será mais uma vez da torcida do Jacuipense.
A votação será encerrada às 16 horas (horário de Salvador) dessa terça-feira (04), a tempo do treinador Emerson Pereira comandar o último treino do Leão do Sisal antes do jogo diante do Galícia.
Catuense sonha com a Copa do Brasil
Site Oficial do Clube

Mesmo sem entrar em campo, a Catuense que folgou nesta rodada, carimbou sua classificação para a próxima fase com a derrota do Bahia de Feira para o Galícia.
Na rodada desta quarta-feira(05), a Catuense ainda tem chances de carimbar uma vaga na Copa do Brasil 2015, caso termine na segunda colocação nesta primeira fase, para tanto precisa vencer o Serrano e torcer por derrota do Galícia no jogo contra o Jacuipense (até o empate serve) e também torcer por derrota ou empate da Juazeirense que enfrenta o Feirense fora de casa.
Vale ressaltar que na segunda fase, Bahia, Vitória e Vitória da Conquista ingressam à competição e se juntam ao quinteto já classificado.








