:: ‘Campeonato Baiano’
Claudir deve definir time que estreia contra o Bahia na tarde deste sábado
Por Luciano Pina

O treino recreativo do time do Juventude que estava marcado para a manhã deste sábado (23), no estádio Lomanto Junior foi transferido para o período da tarde no mesmo local.
Após o recreativo, o treinador Claudir deve definir o time que estreia no Campeonato Baiano Feminino, contra o Bahia, neste domingo (24), as 10h30, no Lomantão.
Segundo o treinador, ele está aguardando a chegada de algumas jogadoras para poder começar a traçar o esquema tático para buscar uma vitória diante do Esquadrão de Aço.
Em entrevista ao repórter Elias José, da Rádio Clube FM, a atleta Tamires (foto) disse que a expectativa é que o time possa estrear com um resultado positivo na competição.
Decisão da Copa: Conquista precisa vencer com diferença de 2 gols
Blog da Resenha Geral
Ligue o Rádio e ouça a final da Copa Governador do Estado pela Rádio Clube FM (95,9)

Na tarde deste sábado, às 16 horas em Feira de Santana, o E.C Vitória da Conquista enfrentará o Bahia de Feira em jogo de decisão da Copa Governador da Bahia. O Bode já está em Feira e o treinador Ferreira tem várias dúvidas e só anunciará a equipe nos vestiários do Estádio Joia da Princesa.
O time terá que ser escalado ofensivamente para tentar tirar a vantagem do time feirense. Só uma vitória com diferença de 2 gols dará o título de campeão ao time conquistense. Ao campeão será assegurada uma vaga para a Copa do Brasil de 2014. O vice disputará a Série D do Campeonato Brasileiro de futebol.
A Rádio Clube FM (95,) estará transmitindo diretamente de Feira de Santana a decisão do certame com Narração de Luis Alves, Comentários de Neto Comander e reportagem de Guilherme Barbosa. Apoio técnico Rafael Gusmão.
TJD ameaça campeonato baiano
Tribuna da Bahia

A Federação Bahiana de Futebol já definiu o Regulamento, a fórmula de disputa e até a tabela do Campeonato Baiano da 1ª Divisão que será disputado na 1ª quinzena, a partir de oito de janeiro de 2014. Mas muito antes da bola rolar, a competição já está ameaçada, está sub-judice nas barras do TJD – Tribunal de Justiça Desportiva da FBF, consequência de um processo movido pelo Camaçari denunciando a “manipulação”, a existência da “mala preta” no jogo que eliminou o time do Polo Petroquímico das finais da 2ª Divisão deste ano, que classificou Galícia e Catuense.
A casa caiu. O relator Luís Valney do TJD – Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Bahiana de Futebol, encerrou o período de investigação, e concluiu no inquérito que houve infração ao CBJD por parte do Ipitanga, ao promover um “cai cai” de jogadores em campo, obrigando o árbitro da partida Arilson Bispo da Anunciação a encerrar o jogo aos 15 minutos do 2º tempo por falta de atletas. O resultado de 4 a 0 para o Camaçari classificou a Catuense para a fase semifinal da 2ª divisão pelo critério de saldo de gols. O Camaçari precisava de mais um gol para garantir sua vaga e disputar uma vaga para retornar a elite do futebol baiano.
“Na minha interpretação, cabe punição tanto ao Ipitanga como aos atletas no artigo 243-A do CBJD. E cabe também a anulação do jogo, uma nova partida teria que ser disputada”, disse o relator do processo, LuisValney, auditor do Tribunal Pleno do TJD da FBF à equipe de reportagem do site baiano Galaticosonline.com.br.
Por enquanto, existe apenas o parecer do relator que pede a anulação do jogo Camaçari 4 x 0 Ipitanga. Mas tudo depende da manutenção da denúncia por um procurador.
“Acabou a fase investigatória, a etapa foi cumprida. Agora, o procurador Rafael Barreto decidirá o futuro do processo, se será arquivado ou se seguirá com a denúncia. Tudo agora depende do procurador. Se ele decidir pela continuação, o processo será votado na Comissão Disciplinar. Cabe recurso e, em última instância, pode chegar ao STJD”, explicou Luís Valney.
Mas o suficiente para que o Camaçari impeça o início do Campeonato Baiano da 1ª Divisão de 2014, sem o encerramento do processo e dos recursos cabíveis, já que o resultado do julgamento pode dar a vaga ao time do Polo Petroquímico à competição do próximo ano. O “bicho pegou”.

Focado na Copa Estado, Conquista é ‘patinho feio’ do Grupo B do Nordestão
Bahia Notícias

O Vitória da Conquista estreia na Copa do Nordeste no dia 19 de janeiro contra o Santa Cruz, em Pernambuco. No entanto, o foco da equipe do interior baiano está na final da Copa Estado, que acontece neste sábado (23), às 16h, contra o Feira de Santana, no Alberto Oliveira.
De acordo com o presidente do Conquista, Ederlane Amorim, o clube é o “patinho feio” do Grupo B do Nordestão, que tem Bahia, Santa Cruz e CSA. “Apesar de a gente estrear fora contra o Santa Cruz, eu vejo nosso grupo como um dos mais fortes. Somos o ‘patinho feio’ em um grupo com times mais tradicionais, mas vamos brigar para levar o time para a segunda fase”, afirmou.
Segundo Amorim, o elenco alviverde deve passar por alguns ajustes antes do Nordestão. “Nosso foco é na Copa Estado. Amanhã (sábado) isso acaba e vamos analisar a situação individual de cada jogador. A base vai ser mantida para Copa do Nordeste e para o Baiano, mas vamos fazer algumas contratações, como as de Candinho, que estava no Santa Cruz, e repatriamos Tatu, que já foi artilheiro. Devemos conversar com uns 4 ou 5 atletas para reforçar o grupo”, explicou.
Clubes terão ajuda financeira para a disputa do Baianão Feminino
FBF

Além de realizar mais uma vez o Baianão Feminino, que terá sua edição 2013 iniciada neste sábado (23), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) anunciou uma novidade para os oito clubes participantes da competição.
Compreendendo as dificuldades dos presidentes das agremiações para manter o futebol feminino “vivo” no Estado, o presidente Ednaldo Rodrigues atendeu aos anseios dos dirigentes com uma atitude inédita. A FBF passará a ajudar, financeiramente, todos os oito participantes durante a competição.
A ajuda foi definida em reunião com presidentes e diretores dos participantes, na última quarta-feira (20). O apoio da entidade máxima do futebol baiano se dará de forma distinta entre os dois grupos da competição.
Os clubes do Grupo 1 receberão uma quantia para arcarem com custos de viagens e alimentação em dia de jogos. Estão nesta chave o Lusaca, Redenção, São Francisco e Seleção de Vera Cruz.
Já os integrantes do Grupo 2 terão suas estadias e alimentações bancadas pela FBF nos jogos que forem realizados em Vitória da Conquista, mando de campo do Juventude de Conquista. Bahia, Abrup e Seleção de Terra Nova receberão os benefícios e precisaram arcar apenas com o transporte até a cidade do Sul da Bahia. Da mesma forma, a ajuda será dada ao time de Conquista, quando o mesmo vier disputar jogos em Salvador.
Treinador Claudir ainda não definiu time do Juventude que enfrenta o Bahia pelo Baiano Feminino
Por Luciano Pina

Mesmo com o coletivo que foi realizado na tarde desta sexta (22), no estádio Lomanto Junior, o treinador Claudir ainda não definiu a equipe do Juventude que estreia contra o Bahia, no Campeonato Baiano Feminino, neste domingo (24), às 10h30, no Lomantão.
Em entrevista ao repórter Elias José, da Rádio Clube FM, o treinador Claudir disse que ainda tem algumas dúvidas quanto à formação da equipe que inicia a partida. “Estamos aguardando uma resposta da FBF, quanto às situações das jogadoras Juliana e Lora, que estão dependendo de regularização”, disse Claudir.

Além delas, o técnico vai aguardar outras atletas que chegam esta noite, para começar a fazer o esboço do time que enfrenta o Esquadrão de Aço.
Na manhã deste sábado (23), acontece um treino recreativo no Lomantão, depois as atletas concentram para o confronto.
Apita o duelo, Marcos Santos Silva, da cidade de Itambé, auxiliado pelos conquistenses Arleson Cleyson Barbosa Teixeira e Edimar Almeida Lima. O 4º árbitro será o também conquistense José Messias.

Vitória da Conquista estreia na Copa do Nordeste contra o Santa Cruz em Recife
Por Luciano Pina

Com um dia de antecedência ao prazo anunciado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira os grupos e a tabela da Copa do Nordeste de 2014. Sem surpresas, a competição, que é disputada pelos melhores clubes nordestinos de 2013 iniciará no dia 19 de janeiro e termina no dia 9 de abril. No total, 16 clubes participarão da competição. O campeão garante vaga para a Copa Sul-Americana. O campeão garante vaga para a Copa Sul-Americana de 2014.
Ao contrário do que era esperado, a Primeira Fase não trará muitos confrontos estaduais. Os únicos rivais que caíram no mesmo grupo foram Sport e Náutico, que fazem parte do Grupo D, ao lado de Guarany de Sobral e Botafogo. Há ainda confronto estadual entre Confiança e Sergipe no Grupo A e Bahia e Vitória da Conquista no Grupo B.
O Bahia, está no Grupo B e terá um confronto interessante contra o Santa Cruz, o atual campeão pernambucano. Além dos dois clubes, o Grupo B ainda traz Vitória da Conquista e CSA.
O regulamento da competição será o mesmo deste ano. Os clubes de cada grupo se enfrentam entre si, em seis rodadas e os dois primeiros colocados passam para as oitavas de final. Após jogos de ida e volta, serão conhecidos os classificados para as quartas de final e assim consequentemente, até se conhecer o campeão na grande final do dia 09 de abril.
O Vitória da Conquista fará sua estreia enfrentando o Santa Cruz, em Recife.
Confira os jogos do Bode:
1ª rodada, 19/1
Santa Cruz x Vitória da Conquista
2ª rodada, 22/1
Vitória da Conquista x CSA
3ª rodada 26/1
Bahia x Vitória da Conquista
4ª rodada, 29/1
Vitória da Conquista x Bahia
5ª rodada 2/2 –
CSA x Vitória da Conquista
6ª rodada, 5/2
Vitória da Conquista x Santa Cruz

Vitória da Conquista viaja para a decisão da Copa Governador contra o Bahia de Feira
Por Luciano Pina

O Vitória da Conquista encerrou na tarde desta quinta (21), na Toca do Bode a preparação para a decisão da Copa Governador do Estado, contra o Bahia de Feira, na tarde deste sábado (23), no estádio Alberto Oliveira.
Mesmo com o coletivo que foi realizado no período da tarde, o treinador Ferreira ainda tem dúvidas quanto a formação que mandará a campo em busca de uma vitória por dois gols de diferença para ficar com o título.
Uma dúvida é por questão tática, o técnico está indefinido entre Rafael Villa ou Ramires. A outra é por questão médica, Ferreira não sabe se poderá contar com o zagueiro Mota que se queixa de dores musculares. Caso o jogador seja vetado, a opção é a entrada de Júnior Gaúcho ao lado de Sílvio. Porém, estas dpúvidas só serão sanadas momentos antes da partida.
A viagem para Feira de Santana, local do jogo, acontece nesta sexta (22), às 07 horas da manhã.
FBF anuncia arbitragem para a estreia do Juventude no Baiano Feminino
Por Luciano Pina

A FBF anunciou na tarde desta quinta (21), a escala de árbitros para a estreia do Juventude no Campeonato Baiano Feminino contra o Bahia, neste domingo (24), às 10h30, no estádio Lomanto Junior.
Apita o duelo, Marcos Santos Silva, da cidade de Itambé, auxiliado pelos conquistenses Arleson Cleyson Barbosa Teixeira e Edimar Almeida Lima.
O 4º árbitro será o também conquistense José Messias.

Treinador Ferreira define na tarde desta quinta time que enfrenta o Bahia de Feira
Por Luciano Pina
![]()
No treinamento que foi realizado na tarde de ontem (20), no estádio Lomanto Júnior, o técnico fez duas mudanças em relação a escalação da equipe que perdeu para o Cangaceiro no último jogo: a entrada de Ramires no lugar de Rafael Villa, por opção técnica e Júnior Gaúcho na vaga de Mota que foi poupado do treino.
Porém, Ferreira só vai definir o time que enfrenta o Bahia de Feira, valendo o título da Copa Governador do Estado, após o coletivo que será realizado na tarde de hoje (21), na Toca do Bode.
O Bode precisa vencer o time de Feira, na tarde deste sábado (23), no estádio Alberto Oliveira, por uma diferença de dois gols para ficar com o título. Em entrevista ao site oficial do clube, o zagueiro Sílvio disse que o elenco está confiante. “não tem nada perdido. Enquanto houver possibilidades, vamos trabalhar para essa conquista. Temos condição de reverter este placar, respeitando o nosso adversário, mas principalmente acreditando em nosso time e é assim que vamos encarar o jogo de Feira”, disse o capitão.
O elenco do Vitória da Conquista viaja na manhã desta sexta (22), para Feira de Santana, local da partida.








