:: ‘Campeonato Baiano’
Presidente acredita no retorno do Camaçari à 1ª Divisão: confiamos no TJD
Galáticos Online

O caso envolvendo uma possível armação entre o Ipitanga e a Catuense para prejudicar o Camaçari na Segunda Divisão do Baianão 2013 ganhou um importante capítulo nesta terça-feira (5). Um jogador do time de Lauro de Freitas testemunhou a favor do Azulino no Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD-BA).
O Ipitanga é acusado de ter levado apenas dez jogadores para a partida, que terminou em 4 a 0 para o Camaçari. O clube vencedor precisava de mais um gol para chegar às semifinais do Baianão, mas os atletas da equipe de Renato Braz começaram a cair no gramado e o árbitro foi obrigado a encerrar o confronto. O resultado beneficiou a Catuense, que se classificou e posteriormente conquistou o acesso à 1ª Divisão do baianão 2014.
Nesta quarta-feira (6), em entrevista à Equipe dos Galáticos, o presidente do Camaça, Fernando Lopes, comentou sobre o depoimento do jogador do Ipitanga. “Foi ouvida ontem a testemunha do Camaçari. Foi importante, acho que serviu para esclarecer muitas coisas. Tanto que o relator do Tribunal dispensou, por enquanto, nossas outras testemunhas. Essa nossa testemunha preencheu tudo que ele queria saber. A nossa testemunha foi um atleta que disputou o Campeonato pelo Ipitanga. Ele não concordou com a proposta feita a eles para o Camaçari não avançar na competição. Um dirigente da Catuense ligou para ele, que não aceitou e não jogou por isso. Ele deu ao Tribunal o nome do dirigente que fez a proposta”, disse.
O dirigente ratificou sua indignação com o ocorrido. “Com dois minutos de jogo, o filho do Renato Braz, que jogava no Ipitanga desceu para o vestiário, sem dar satisfações ao juiz e não voltou mais. Nunca vi em mais de dez anos de futebol profissional um jogador se machucar sozinho, andando no campo. Coisas como essa não podem mais acontecer no futebol da Bahia. É para isso que existem regra três, Delegado da Partida entre outros profissionais”.
Lopes ainda revelou que suspeita do médico que atendeu um dos atletas do Tucano. “Eles colocaram diversos profissionais na súmula e não levaram para o campo. Todos os jogadores que se contundiam eram atendidos pelo Lourenço, nosso massagista, e nosso médico. Curiosamente, no caso do último jogador a cair, apareceu um médico e o atendeu dizendo que não teria mais condições de jogar. Foi aí que o árbitro teve que encerrar o jogo. Fui investigar depois e descobri que esse médico trabalhou em dez jogos da competição pela Catuense”.
Por fim, Fernando mostrou confiança na decisão do TJD-BA e no retorno do Camaçari à elite do futebol baiano. “Não tenho a menor dúvida, pela neutralidade e a competência que o Tribunal está apurando. Está tudo muito claro e esperamos ter êxito nesse julgamento. É uma turma nova que asusmiu o Tribunal e, pela importância do caso, colocou logo para ser julgado. É um processo que já estava lá há tempos e já estava perto de ser arquivado, um assunto tão importante como esse. O que não pode ocorrer é ingerência. Nós confiamos nesse Tribunal”.

Bahia traz estrangeiras para time feminino; equipe enfrenta seleção no fim do mês
Bahia Notícias

O time feminino do Bahia receberá novos reforços em breve. Duas atletas norte-americanas e uma holandesa passarão a compor o elenco, que terá o primeiro desafio no próximo domingo (10), contra a seleção de Terra Nova. Segundo o diretor financeiro do Bahia, Reub Celestino, o cônsul dos Estados Unidos acertará os últimos detalhes na sede do tricolor na próxima sexta (8). “As duas americanas chegam na sexta e a holandesa já está em treinamento. Elas vão disputar com o time o Campeonato Baiano feminino, que acontece a partir de dezembro”, afirmou em conversa com o Bahia Notícias.
O diretor de negócios do Bahia, Pablo Ramos, afirmou que a seleção brasileira virá a Salvador no fim do mês para disputar um amistoso contra as tricolores. “A CBF [Confederação Brasileira de Futebol] nos sinalizou e possivelmente o amistoso será a partida preliminar no último jogo do Bahia, contra o Fluminense.
Sobre o Campeonato Baiano, o diretor se mostrou confiante. “Nosso objetivo é atingir o público feminino, já que o Bahia é o time com a 10ª maior torcida feminina e a maior do Norte e Nordeste. Queremos quebrar um paradigma e, em 2016, o objetivo é ter atletas do Bahia na seleção que disputará as Olimpíadas”, projetou.
Vitória deixa escapar triunfo em Feira
Site Oficial do Clube

O Vitória vai precisar de mais um empate, sábado, 9, diante do Bahia de Feira, no Barradão, para garantir o direito de disputar a final da quinta edição da Copa Governador do Estado. Nesta quarta-feira, o time rubro-negro empatou por 1 x 1 o jogo de ida, no Estádio Alberto Oliveira, em Feira de Santana.
Por ter realizado melhor campanha na fase de classificação – alcançou 12 pontos ganhos – o Vitória entrou com vantagem nas semifinais de empatar os dois jogos ou vencer um e perder o outro pelo mesmo placar. Como empatou em Feira, joga por mais um resultado igual, sábado, à tarde, no Barradão.
O Vitória atuou com: Fernando; Daniel Borges (Guillermo), Reniê, David Braz e Euller; Elizeu, Felipe, Leilson e Arthur Maia (Mauri); Alemão (Rômulo) e Vander. Técnico: Wesley Carvalho.
Já o Bahia de Feira: Rodolpho; Edson, Osmar, Jadson e Alex Cazumbá (Diego); Willames (Iuri), Ananias (Jeferson), Allyson e Bruninho; Carlinhos e João Neto; Técnico: Merrinho.
O vencedor do confronto vai enfrentar Vitória da Conquista ou Jacuipense, que voltam a se enfrentar domingo, à tarde, no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista. No jogo de ida, nesta quarta-feira, o Jacuipense venceu por 1 x 0 no Estádio Governador Roberto Santos e passa a ter a vantagem do empate. O adversário precisa de uma vitória pelo placar de 1 a 0.
Vitória da Conquista perde para a Jacuipense e precisa de uma vitória simples para chegar a final
Por Luciano Pina

Fazendo dois tempos distintos, o Vitória da Conquista foi derrotado pela Jacuipense, por um a zero, na tarde desta quarta (06), no estádio de Pituaçu, pelas semifinais da Copa Governador do Estado.
No inicio do jogo, o Bode entrou meio acanhado e foi surpreendido logo aos oito minutos quando Meidson cruzou e Nadson chutou abrindo o placar para o Leão do Sisal. Após o gol as equipes pouco criaram e o primeiro tempo terminou mesmo um a zero para a Jacuipense. No segundo tempo, o Alviverde voltou com outra postura buscando o empate, porém, não conseguiu converter as oportunidades em gols e acabou amargando a derrota.
Com o resultado o Alviverde precisa apenas de uma vitória simples no jogo de volta para conquistar a vaga na final da competição.
Vitória da Conquista atuou com: Augusto, Zé Leandro, Sílvio, Mota e Zada (Tiaguinho), Edimar, Ramires, Moisés, Rafael Villa (Madisson), Fabinho Cambalhota e Cacá (Roni).
As duas equipes voltam a se enfrentar neste domingo (10), às 16 horas, no estádio Lomanto Junior.
Botafogo-BA deixa Salvador e se muda para Serrinha
Bahia Notícias

O Botafogo agora possui nova casa. A diretoria do clube confirmou nesta quarta-feira (6) a saída de Salvador. O destino do Alvirrubro é Serrinha, localizada no nordeste baiano. Segundo Adalberto Lopes, presidente da agremiação, a intenção é ficar em definitivo na cidade.
“O Botafogo mandará seus jogos em Serrinha. Acertamos com a prefeitura e tenho certeza que os torcedores da cidade irão nos receber de braços aberto. O pessoal de Serrinha é apaixonado de futebol e o Botafogo chega para ficar em definitivo. Nossa intenção é essa”, disse o cartola, em entrevista ao Bahia Notícias.
O mandatário Alvirrubro ainda revelou que pretende construir um centro de treinamento em Serrinha. A previsão é que a obra comece em dezembro e seja finalizada em um ano.
“Um CT é mais que necessário. Todo clube precisa ter. Já estamos com o projeto pronto e acredito que em dezembro comece a construção”, comentou.
Fundado em 1º de novembro de 1904, o Botafogo-BA conquistou o Campeonato Baiano em sete oportunidades (1919, 1922, 1923, 1926, 1930, 1935 e 1938). A agremiação passou 23 sem disputar competições oficiais e só saiu da inatividade em 2012, quando foi campeão da segundona e assim retornou à elite do futebol estadual nesta temporada.
Time feminino de futebol no Bahia organiza jantar para ampliar fundos
Tribuna da Bahia

De olho no Campeonato Baiano, que começa no dia 17 deste mês de Novembro, o recém-lançado time feminino do Bahia está organizando um jantar de adesão para arrecadar fundos e apresentar à torcida e aos jornalistas a equipe e o planejamento do Tricolor para a disputa.
O evento vai acontecer na sexta-feira (8), no restaurante Rincão Gaúcho, no Jardim Armação, a partir das 19h. O valor do apoio será de R$ 200, já incluindo aí o jantar e a bebida, e poderá ter a participação de todo o público.
A equipe feminina do Bahia fará o primeiro amistoso próximo domingo (10) na preparação para a disputa do torneio estadual. A partida será na cidade de Terra Nova, contra o time da casa, no estádio municipal, às 10h30. Um dos destaques da equipe sub-17 feminina é a jogadora Jucinayra, que foi observada pela seleção brasileira na semana retrasada, no Rio de Janeiro.
A união entre Bahia e CFFB (Centro de Formação de Futebol da Bahia) foi oficializada há menos de duas semanas, com a presença do professor Francisco Cardoso Santos. Quinho, como é conhecido, é formado em Educação Física, morou 12 anos nos Estados Unidos e tem diversos cursos na área de formação de atletas. No futebol baiano, dirigiu as equipes profissionais do Ipitanga e da Jacuipense.

Conquista com a mão na taça da Copa Governo da Bahia
Blog da Resenha Geral

O E.C Vitória da Conquista terá o jogo de ida das semifinais da Copa Governador do Estado, na tarde desta 4ª feira (6), às 17 horas, em Pituaçu na capital baiana contra a equipe da Jacuipense. O Vitória da Conquista que conquistou a primeira colocação do Grupo 02, empatando com a Catuense, no último final de semana, teve apenas um dia de preparação para este confronto. No coletivo que foi realizado na tarde desta segunda (04), no Lomantão, o treinador Laelson Lopes promoveu apenas uma mudança em relação ao time da última partida. A entrada de Júnior Gaúcho, no lugar de Ramires completará o time do Bode que deverá atuar com Augusto, Zé Leandro, Sílvio, Mota e Zada, Edimar Júnior Gaúcho, Moisés, Rafael Villa, Fabinho Cambalhota e Cacá
No retrospecto entre as duas equipes, a vantagem é do Vitoria da Conquista. Foram 07 partidas e o Bode venceu 5 vezes, empatando uma e perdendo apenas uma vez.
A Rádio Clube FM transmitirá a partida em cadeia com a Rádio Jacuípe AM, de Riachão do Jacuípe, comandada por Evandro Matos.
FBF faz balanço de reuniões no Rio de Janeiro
FBF

A estadia do presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, no Rio de Janeiro trouxe bons frutos para o futebol baiano. O dirigente participou de reuniões entre a última quinta-feira (31) e esta terça (5) e anunciou boas notícias para a Bahia e o Nordeste.
Calendário – A principal conquista de Rodrigues foi referente ao calendário da Copa do Nordeste e os Estaduais de 2014. Num encontro com os presidentes das sete Federações que participaram da competição, o presidente da CBF, José Maria Marin; o vice, Marco Polo Del Nero; o diretor de competições, Virgílio Elísio e o presidente da Associação dos Clubes de Futebol do Nordeste (Liga do Nordeste), Alexi Portela Júnior ficou definido que os Campeonatos Estaduais da região terão suas segundas fases paralelas às semifinais do Nordestão, que será iniciado em 19 de janeiro.
Nesta fase, os jogos das duas competições serão alternados. Os dias de jogos de Estaduais não terão partidas da copa regional. “Outra ponto importante com a mudança é que os clubes não ficarão sem atuar por muito tempo, como ocorreu neste ano. Além disso, a Copa do Nordeste, que seria curta, agora só vai ser encerrada no final de março. A Federação apresentou uma planilha de conciliação que foi aprovada por todos e, graças a ela, avançamos nestes pontos”, disse.
Outra novidade diz respeito à arbitragem. A diretoria da CBF acatou os pedidos dos dirigentes nordestinos e prometeu escalar apenas árbitros das sete Federações com clubes em disputa em todos os jogos do Nordestão.
A entidade nacional revelou, também, que as datas 9 e 16 de abril estão reservadas para os clubes que disputam a Copa do Nordeste e os estaduais da região realizem seus jogos da 1ª fase da Copa do Brasil.
Copa do Brasil – Ainda sobre a segunda competição mais importante do país, o futebol baiano só tem o que comemorar. Pela primeira vez na história, a Bahia poderá ter quatro representantes na competição. Vitória e Juazeiro, classificados pelo Baianão 2013 terão a companhia do campeão da Copa Governador do Estado e o Bahia, que após os anseios de Rodrigues deve entrar na disputa pelo seu posicionamento no ranking da CBF. Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória da Conquista disputam a vaga da competição estadual, já que o Leão, também finalista, já está garantido.
Baianão 2014 – Após as definições sobre o calendário, o mandatário da entidade máxima do futebol da Bahia confirmou, em primeira mão, o início do Baianão 2014 para o dia 12 de janeiro. De acordo com o que foi apresentado pela CBF, o Estadual terá nove datas na 1ª fase e outras 12 na 2ª.
“Até dia 12 de novembro estaremos realizando a reunião do Conselho Técnico do Baianão. Apresentaremos aos clubes o regulamento e a fórmula da competição, que será a mesma da edição 2013 em cumprimento ao que diz o Estatuto do Torcedor”, afirmou.
E as novidades não param por aí. A passagem de Ednaldo Rodrigues pelo Rio de Janeiro proporcionou, ainda, a conquista do apoio considerável da Kleffer, através do empresário Kléber Leite, que ajudará na busca por patrocínios para o Baianão. A Kleffer, que também capta patrocínios para a Copa do Nordeste e grandes clubes brasileiros, se juntará às empresas A4 Comunicação e Megasports, que já trabalham em busca de parceiros para o Campeonato.
Ney Franco libera jogadores para reforçar time que joga nesta quarta pelas semifinais
Site Oficial do Clube

O Vitória começa nesta quarta-feira a disputa pela vaga para decidir o título de mais uma edição da Copa Governador do Estado e alguns jogadores que não estão sendo aproveitados pelo técnico Ney Franco, estão relacionados para a partida com o Bahia de Feira, às 20 horas, no Estádio Alberto Oliveira, em Feira de Santana. Quem também foi convocado é o lateral-esquerdo Euller, que, ultimamente, em participado dos jogos do Brasileiro da Série A.
RELACIONADOS – Para o jogo da Copa Governador, estão convocados os seguintes jogadores:
Goleiros – Fernando e Guillermo;
Laterais – Dimas, Daniel Borges e Euller;
Zagueiros – David Braz, Reniê, Clayton e Alan Henrique;
Volantes – Elizeu e Wellinton;
Meias – Felipe, Leilson, Arthur Maia, Mauri e Marcone;
Atacantes – Rômulo e Vander.
O árbitro confronto será o conquistense Marielson Alves Silva, tendo como assistentes Luiz Carlos Silva Teixeira e Carlos Eduardo Bregalda Gussen, ambos de Salvador. O 4º árbitro será o feirense Antônio Carlos Conceição Ferreira.
Jacuipense e Vitória da Conquista prontos para a 1ª partida das semifinais da Copa Governador
Por Luciano Pina

Os times da Jacuipense e Vitória da Conquista estão prontos para o jogo de ida das semifinais da Copa Governador do Estado, que acontece nesta quarta (06), às 17 horas, no estádio de Pituaçu.
Após o empare contra o Bahia, na tarde do último sábado (02), que valeu a classificação no segundo lugar do Grupo 01, o Leão do Sisal realizou apenas um treino técnico na tarde de ontem (05), porém, usando o Total Choice a torcida ajudou o treinador Émerson Pereira a escalar o time.
Os “treinadores virtuais” elegeram os seguintes titulares: Márcio Greyk, Bruno, Klézio, Caique e Alysson; Fausto, Daniel, Meidson, Flávio e Dedeco; e Nadson.
O Vitória da Conquista que conquistou a primeira colocação do Grupo 02, empatando com a Catuense, no último final de semana, também teve apenas um dia de preparação para este confronto.
No coletivo que foi realizado na tarde desta segunda (04), no estádio Lomanto Júnior, o treinador Laelson Lopes promoveu apenas uma mudança em relação ao time que enfrentou o Bem-ti-vi: a entrada de Júnior Gaúcho, no lugar de Ramires.
O Bode deve iniciar a partida com: Augusto, Zé Leandro, Sílvio, Mota e Zada, Edimar Júnior Gaúcho, Moisés, Rafael Villa, Fabinho Cambalhota e Cacá
No retrospecto entre as duas equipes, o Vitoria da Conquista leva a melhor: até agora foram 07 partidas. O Bode venceu 5 vezes, empatando uma e perdendo apenas uma vez.
Apita o confronto Diego Pombo Lopez, auxiliado José Carlos Oliveira dos Santos e Jucimar dos Santos Dias. O 4ª árbitro será Émerson Ricardo de Almeida Andrade, todos de Salvador.
A Rádio Clube FM transmitirá a partida em cadeia com a Rádio Jacuípe AM, de Riachão do Jacuípe, comandada por Evandro Matos.









