:: ‘SERIE D’
Givanildo confirma modificação no Sergipe
Site Oficial do Clube

Já diz o ditado popular: “brasileiro só fecha a porta depois de roubado”, outra da inteligência do povo; “Antes tarde do que nunca”. E assim Givanildo sentiu o drama que para conquistar um ponto era só ser mais precavido nos dois jogos em que perdeu. Tanto em Juazeiro como em Itabaiana, o time foi muito audacioso. Se o empate nos classifica vamos ter precaução e isso não aconteceu com o time rubro.
Agora o treinador mostra que aprendeu a lição e tenta se recuperar. No primeiro coletivo da semana, realizado na tarde da quarta-feira no João Hora, Givanildo mostrou que por enquanto esqueceu o 4-3-3 e vai para um esquema mais defensivo, o 3-5-2, como jogam as grandes equipes do futebol brasileiro.
No coletivo apronto, o treinador mexeu mais uma vez na equipe que iniciou os treinamentos e colocou o volante Fernando Pilar entre os titulares. A equipe foi composta por Pablo, Emerson, Cláudio Baiano, Moisés; David, Magno, Wallace, Rodrigo, Fernando Pilar; Lucão e Kível.
Como se vê, é neste time cheio de modificações que estão depositadas todas as esperanças dos sergipanos, em ver a equipe do Sergipe vencer ou empatar o jogo de domingo contra o ECPP Vitória da Conquista e assegurar a classificação para a próxima fase do Brasileiro da Série D.
Com tranquilidade, Sergipe encerra preparação para ‘jogo da vida’
Globo Esportes

O Sergipe encerrou a preparação para o jogo contra o Vitória da Conquista na tarde desta sexta-feira. O discurso do técnico Givanildo Sales durante a semana foi de que os jogadores precisam ter tranquilidade para conquistar o resultado na Bahia. O time depende apenas de um empate para conquistar a classificação para a próxima fase da Série D.
No coletivo apronto, o treinador mexeu mais uma vez na equipe que iniciou os treinamentos e colocou o volante Fernando Pilar entre os titulares. A equipe foi composta por Pablo, Emerson, Cláudio Baiano, Moisés; David, Magno, Wallace, Rodrigo, Fernando Pilar; Lucão e Kível.
O atacante Fabinho Cambalhota continuou na reserva, mas assim como nos últimos coletivos, ele entrou na equipe titular na segunda parte do treino no lugar de Lucão.
A delegação colorada embarca para Vitória da Conquista neste sábado. O ônibus do time sairá do João Hora às 6 da manhã com destino ao Aeroporto Santa Maria. O voo será o das 7:50 e fará uma conexão de 50 minutos em Salvador com previsão de chegada em Vitória da Conquista por volta das 10 da manhã.
O Sergipe enfrenta o Vitória da Conquista neste domingo, às 16 horas no Estádio Lomanto Júnior na cidade baiana.
ESPECIAL: Confira o que cada time precisa fazer na última rodada da Série D
Futebol Interior

Faltando apenas uma rodada para o final da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, 15 times ainda brigam pelas vagas que restam para as oitavas de final e dez já estão classificados. A última rodada será disputada nesse final de semana.
Apenas três Grupos já têm os dois primeiros colocados com classificação garantida e s disputa no final de semana promete muitas emoções. Confira, grupo a grupo, o que cada clube precisa fazer na rodada final para garantir sua vaga na próxima fase!
Grupo A1
Plácido de Castro-AC e Nacional-AM já estão classificados. O primeiro fica com a liderança se vencer seu jogo, contra o Paragominas, e o segundo precisa de um empate em caso de tropeço do time acreano.
Grupo A2
O líder Gurupi já tem a classificação e a liderança garantida. Salgueiro e Parnahyba, que brigam pela segunda vaga, se enfrentam e o vencedor estará classificado. Em caso de empate, o Carcará se garante nas oitavas de final.
Grupo A3
O Tiradentes, em primeiro lugar, já tem vaga e liderança garantidas. O segundo colocado Central enfrenta o próprio líder e se classifica com uma vitória, desde que o Ypiranga não derrote o Guarany de Sobral por três gols a mais, e com um empate, se o outro jogo também empatar. Em caso de tropeço do Central, o vencedor de Ypiranga e Guarany fica com a vaga.
Grupo A4
O líder Botafogo-PB é único classificado antecipadamente e a outra vaga sai do jogo entre Vitória da Conquista e Sergipe. Quem vencer se classifica e se empatar a vaga fica com os sergipanos.
Grupo A5
Mixto, na primeira colocação, e Aparecidense, em segundo, já estão garantidos nas oitavas de final. Como os dois times se enfrentam, o vencedor fica com a liderança do Grupo. Em caso de empate, o Mixto segue na frente.
Grupo A6
Outro Grupo no qual os classificados já estão definidos e nesse caso, nem mesmo as posições podem se alterar. O Tupi-MG já tem a liderança garantida e o Resende se classificou em segundo lugar.
Grupo A7
É um dos Grupos mais equilibrados da competição e o único em que ainda não há classificados. Juventude e Penapolense jogam em Caxias do Sul e o time da casa precisa apenas de um empate para se garantir, enquanto os paulistas conquistam a vaga se vencerem a partida.nNo outro jogo, entre Santo André e Marcílio Dias, o empate garante o time paulista, desde que o Penapolense, e se houver um vencedor ele estará garantido nas oitavas de final.
Grupo A8
O Londrina, que folga na rodada, já está classificado e aguarda a última rodada apenas para saber se fica em primeiro ou segundo lugar, mas todos os outros quarto times ainda têm chances de classificação. O Metropolitano fica com a vaga se vencer ou se empatar e o J. Malucelli não derrotar o Lajeadense. Para o Botafogo-SP e vitória garante a vaga desde que o Jotinha não vença por dois gols a mais. O Lajeadense, por sua vez, só se garante com uma vitória de goleada e um empate no outro jogo.
Sergipe viaja via aérea na manhã deste sábado
Site Oficial do Clube

Para evitar o desgaste da viagem de 10 horas de ônibus e dar mais conforto e tranquilidade aos jogadores, a diretoria do Sergipe resolveu que o deslocamento de Aracaju à Vitória da Conquista será por via aérea.
Assim, a delegação rubra deixa Aracaju na manhã do sábado, às 7h50, pela empresa Azul. Haverá conexão de 1 hora no Aeroporto de Salvador e a chegada em Vitória da Conquista, está prevista para as 10h30m. Do Aeroporto da cidade, a delegação segue direto para o Hotel Central, no centro da cidade, onde ficará concentrada até a hora do jogo.
Ficou definido também, que não haverá nenhum trabalho de campo na cidade. O Sergipe encerra os trabalhos para essa importante partida, com o coletivo apronto na tarde da sexta-feira no estádio João Hora de Oliveira e na manhã do dia seguinte embarca para Vitória da Conquista.

#EuAcredito: torcedores do Sergipe lançam campanha para jogo decisivo
Globo Esportes

No próximo domingo o Sergipe fará seu jogo mais importante até agora no Brasileirão da série D, contra o Vitória da Conquista-BA, em solo baiano. É certo que o time já entra pré-classificado, pois pode até empatar que passa de fase, mas o adversário também tem chances reais de classificação.
O time alvirrubro fazia um bom campeonato, até que perdeu duas partidas seguidas e a classificação que poderia ter se concretizado de forma antecipada será decidida na última rodada. Inspirados na campanha ‘Eu acredito’ feita pela torcida do Atlético Mineiro, na Libertadores deste ano, a torcida do Sergipe lançou em uma rede social a mesma ideia.
Além de motivar os torcedores para a partida decisiva, propuseram a mudança das fotos pessoais de cada um por imagens de apoio ao time, usando #EuAcredito. Muitos já aderiram ao movimento e deixaram diversos comentários de força aos atletas que entrarão em campo no próximo domingo.
– Aos poucos os torcedores estão acreditando, principalmente porque a cabeça está esfriando e temos consciência de tudo o que esse time já fez e pode fazer muito mais. A gente precisa apenas de um empate, não precisamos golear. O que aconteceu domingo foi frustante, mas ainda temos uma chance e vamos acreditar. Outra coisa importante é que a diretoria tem passado todas as mensagens de apoio para os atletas. O mais importante é que os jogadores acreditem e é essa energia que estamos tentando passar – disse o torcedor Thiago Santana.
De volta aos treinos, Givanildo testa nova formação na defesa colorada
Globo Esportes

Givanildo pede mudança de postura e atitude
O Sergipe iniciou sua preparação para o jogo mais importante desde a final do estadual. Neste domingo, o time colorado enfrenta o Vitória da Conquista precisando somar apenas um ponto para avançar de fase na Série D. Nova derrota elimina os sergipanos da competição.
O treino desta terça-feira começou com o técnico Givanildo Sales pedindo mudança de postura na equipe. Ele cobra trabalho e atitudes diferentes para conquistar a classificação.
– Temos que trabalhar muito. Este é o ‘jogo do ano’ e a nossa maior mudança será no trabalho e na atitude que vamos ter nesta partida. Tivemos dois tropeços e agora vamos correr atrás do prejuízo. Podemos nos classificar com dois resultados: Empate ou vitória e vamos atrás deles – afirmou Givanildo.
Uma das mudanças que já começaram foi na formação da equipe. Com a ausência do meia Rafael, expulso no último jogo, o treinador iniciou os testes para o time titular do domingo. A equipe treinou uma formação defensiva com três zagueiros: Cláudio Baiano, Emerson e Moisés, que retornou aos treinos com bola no final da última semana. O restante do grupo teve David na lateral-esquerda, Magno na direita e os volantes Wallace e Rodrigo. Como o treino priorizou a parte defensiva, o ataque colorado ainda permanece em mistério.
Para não cansar a equipe para o jogo decisivo, a diretoria resolveu viajar de avião. O Sergipe embarca neste sábado no Aeroporto Santa Maria e o voo está marcado para as 7h50 da manhã. Com uma conexão que deverá durar cerca de uma hora em Salvador, a chegada em Vitória da Conquista está prevista para as 10h30.
Tiradentes-CE: o que explica a surpresa da Série D do Brasileiro?
Terra

O Sampaio Corrêa deu show na Série D do Campeonato Brasileiro de 2012. Além de ter sido campeão invicto, com 11 vitórias e cinco empates em 16 jogos, o clube maranhense teve a maior média de público da competição (e a quinta maior de todo o Brasil), com 19.527 torcedores a cada jogo – aliás, foram 40 mil torcedores na partida Sampaio Corrêa 4 x 1 Vilhena (RO) pelas oitavas de final. Por isso, é de se esperar que um clube que atraia talvez a menor média de público da quarta divisão nacional seja um retumbante fracasso, certo?
Bem, alguém precisa avisar isso ao Tiradentes. Em quatro jogos que fez em casa até aqui, o clube cearense jogo sempre diante de pouquíssimo público – na sexta rodada, contra o Potiguar (RN), apenas 58 torcedores compraram ingressos para a partida no Estádio Presidente Vargas. E mesmo assim, a equipe é dona da melhor campanha da competição até aqui: em nove rodadas pelo Grupo A3 da primeira fase, foram sete jogos, com seis vitórias e um empate, 13 gols marcados e nenhum sofrido.
Pode parecer pouca coisa, mas não é. Entre os 101 times que disputam alguma das quatro divisões nacionais, apenas Guarani (Série C) e Tiradentes (Série D) seguem invictos – e, curiosamente, ambos seguem sem sofrer gols. Em dez jogos até aqui, o Guarani tem aproveitamento de 66,6% dos pontos disputados (cinco vitórias e cinco empates em dez jogos), enquanto o Tiradentes conquistou 90,4% dos pontos que disputou. Detalhe: contra Central de Caruaru (PE), Ypiranga (PE), Guarany de Sobral (CE) e Potiguar de Mossoró (RN), adversários tradicionais.
Para quem não conhece a Associação Esportiva Tiradentes, é bom avisar: não se trata de um clube novo. Fundado em 15 de setembro de 1961, o time deu trabalho para Fortaleza, Ceará e Ferroviário entre as décadas de 80 e 90 – foi campeão do primeiro turno do Campeonato Cearense de 1988, além de ter dividido o título do confuso Cearense de 1992 com Fortaleza, Ceará e Icasa. Desde então, perdeu espaço e foi rebaixado em 2002, oscilando entre a primeira e a segunda divisões.
As características tão ímpares do Tiradentes, no entanto, não têm sido suficientes para atrair torcida aos jogos. Na primeira rodada, apenas 170 torcedores compareceram à vitória por 1 a 0 sobre o Central no Estádio Alcides Santos – arrecadação de R$ 691, diante de uma despesa de R$ 5.070,94. Daí em diante, a situação só piorou: contra o Ypiranga (terceira rodada, vitória por 3 a 0), somente 97 ingressos foram vendidos para a partida no Estádio Presidente Vargas, com renda de R$ 617 e despesa de R$ 7.819,15. Três rodadas depois (3 a 0 contra o Potiguar), foram 58 ingressos vendidos, R$ 345 de renda e despesa de R$ 9.578,04.
Com uma campanha irrepreensível na primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o Tiradentes semeia mais dúvidas do que certezas. O time tem prazo de validade? Qual o segredo da boa campanha? É favorito ao acesso ou fogo de palha? Como vai ser quando começar a enfrentar outros rivais? Classificado para as oitavas de final, o time da Polícia Militar do Ceará começa a responder estas perguntas a partir de 1º de setembro, quando inicia sua participação no mata-mata do torneio contra o segundo colocado do Grupo A4.
Obs: Até a publicação deste texto, o site da CBF ainda não havia disponibilizado a súmula e o boletim financeiro do jogo Tiradentes 2 x 0 Guarany, no sábado, pela nona rodada do Grupo A3.
Cláudio Baiano rechaça ambiente ruim no Sergipe e prega reação
Globo Esportes

Lance do gol do Botafogo-PB
O Sergipe conquistava títulos, quebrava tabus, ganhava e liderava seu grupo na Série D do Brasileiro, sempre carregando consigo o rótulo de elenco unido. A ‘Família Giva’ era referencial e exemplo a ser seguido. Mas só foram aparecer os resultados negativos e com eles as notícias de que o ambiente no João Hora já não estava mais tão tranquilo assim.
A informação divuldada por alguns órgãos de imprensa é de que existem no grupo jogadores insatisfeitos com a reserva. Descontentes com certas escolhas de Givanildo Sales. A derrota no último domingo em casa, frente o Botafogo da Paraíba, por 3 a 2, (veja os gols acima) a segunda consecutiva, foi o estopim para que o assunto ganhasse evidência. Mas os atletas do elenco rubro trataram logo de desmentir as informações e reafirmar que não há crise.
O zagueiro Cláudio Baiano foi um dos que defendeu a boa relação do grupo. Mesmo com os resultados adversos das duas últimas rodadas.- Não há nenhum problema no nosso time, na nossa união. Esta é a nossa quinta derrota no ano. Não trabalhamos nunca para perder. Não queríamos estar nesta situação de na última rodada ainda precisar somar pontos. A gente projetou a classificação antecipada, mas especular que o ambiente agora é ruim não existe. São críticas sem fundamento, boatos, e do mesmo jeito que nos comportamos até aqui vamos estar muito unidos em busca da classificação para a segunda fase – destacou o defensor.
De líder isolado do grupo A4, o Sergipe passou a estar ameaçado de não se classificar para a próxima fase da competição nacional. Na derrota para o Botafogo, o time levou três gols nos quinze primeiros minutos. Na última rodada da primeira fase, o alvirrubro encara o Vitória da Conquista fora de casa precisando de ao menos um empate. A partida está marca para o próximo domingo, às 16h, no Estádio Lomanto Júnior.
– A gente não queria, claro, mas são coisas que acontecem no futebol. Trabalhamos para que não acontecesse. Mas em três finalizações nos primeiros dez minutos foram três gols. Isso nunca aconteceu e é difícil explicar porque isso aconteceu. Mas agora não adianta lamentar. Temos que levantar a cabeça e ter personalidade. Pois no domingo temos uma grande decisão fora de casa e vamos lutar para que continuemos com vida na Série D – concluiu Cláudio Baiano.
Givanildo assume para si derrota do Sergipe para Botafogo-PB no Médici
Globo Esportes de Sergipe

O técnico Givanildo Sales assumiu para si a derrota do Sergipe para o Botafogo por 3 a 2, no Estádio Presidente Médici, em Itabaiana. Segundo o treinador, tirando o apagão nos 15 primeiros minutos, o time se esforçou para garantir a classificação com um jogo de antecedência. Ele ainda pediu o apoio da torcida esta semana e prometeu fazer mudanças no esquema tático paro o confronto com o Vitória da Conquista.
– Os 15 primeiros minutos foi um apagão. Nunca tínhamos passado por isso, aliás, foi a primeira vez que levamos três gols em uma partida este ano. Fiz uma mudança em razão do adversário e conseguimos equilibrar o jogo. Criamos algumas oportunidades, o goleiro deles fez grandes defesas, conseguimos dois gols e poderíamos ter empatado, mas infelizmente não veio – analisou o treinador.
– Vamos voltar aos trabalhos nesta terça-feira. Quero o apoio da torcida. O João Hora está aberto, nunca fui de fechar treino e não vai ser desta vez. Se eles quiserem conversar comigo, vai ter papo, só peço o apoio deles nesta semana decisiva. Vamos jogar nossa vida na Bahia e precisamos dos torcedores do nosso lado – pediu Givanildo
Apesar de tomar para si a derrota, Givanildo Sales prometeu fazer mudanças na equipe. Ele deve mudar o esquema tático de 4-3-3 para 3-5-2. O treinador não confirma, mas o zagueiro Moisés e o lateral Magno deve entrar no time titular, Fernando Pilar é outro que pode entrar no time, além do retorno de Leandro Kível, após cumprir suspensão automática.
Marcelo Vilar festeja classificação do Bota-PB: ‘cumprimos nosso objetivo’
Globo Esportes da Paraíba

O Botafogo-PB está classificado para as oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. E com uma rodada de antecedência. A vitória deste domingo, fora de casa, contra o Sergipe por 3 a 2, foi o passaporte para o Alvinegro paraibano não apenas assumir a liderança do Grupo A4, mas também para passar à fase de mata-mata da competição nacional. Para o técnico Marcelo Vilar, a conquista antecipada da vaga era mais que um sonho. Era uma meta que o time sabia que podia conseguir.
– Cumprimos o nosso objetivo e conseguimos a classificação. Agora vamos ter uma partida folgada em casa – comentou o comandante alvinegro ao final do jogo em Itabaiana-SE, referindo-se ao confronto do próximo domingo, contra o Juazeirense.
Se confirmar a primeira colocação na próxima rodada, o Botafogo vai enfrentar o segundo colocado do Grupo A3 – Ypiranga-PE, Central-PE e Guarany de Sobral-CE estão na briga por esta vaga. Mas caso seja ultrapassado por Sergipe ou Vitória da Conquista e avance como segundo colocado, então o adversário já está definido; será o Tiradentes-CE, que já garantiu a primeira colocação do Grupo A3.








