:: ‘Bahia’
Bahia bate o América-MG de virada e avança na Copa do Brasil
Atarde

O Bahia se despediu, nesta quarta-feira, 14, em alto estilo da Arena Fonte Nova, que até o final da Copa do Mundo ficará a disposição da Fifa. Na segunda fase da Copa do Brasil, o América Mineiro chegou com a pegada de Série B, chegando junto, e viu a classificação ficar próxima ao fazer 1 a 0, de pênalti, com Obina, mas o Esquadrão mostrou que é time de primeira e virou com gols de Branquinho e Rafinha, garantindo a vaga para enfrentar o Corinthians, após o Mundial: 2 a 1.
Com o resultado, o Bahia volta à terceira fase da competição após sair na 2ª fase no ano passado. O adversário será o Corinthians, em dois confrontos ainda sem datas e locais definidos, mas que só acontecem depois da parada para a Copa do Mundo.
Classificado na Copa do Brasil, o Tricolor se volta agora para o Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, 18, às 16h, o duelo é contra o Sport, na Ilha do Retiro, mas o jogo corre o risco de não acontecer por falta de segurança, já que a Polícia Militar de Pernambuco está em greve desde a terça, 13.
‘Bem na fita’: Bahia e América-MG duelam por vaga na Copa do Brasil
Globo Esportes

De um lado, o 4º colocado da Série A do Campeonato Brasileiro. Do outro, o time de 2ª melhor campanha deste início de Segundona. Assim, em boa fase, Bahia e América-MG duelam por uma vaga na próxima fase da Copa do Brasil, em partida marcada para esta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. Como o primeiro jogo, em Minas, terminou em 0 a 0, a equipe que sair de campo vencedora avança na competição. Um novo empate sem gols leva a decisão para os pênaltis. Já empate com gols dá a vaga aos mineiros. Quem passar de baianos e mineiros pega o Corinthians na 3ª fase da competição.
A fase do Bahia é a melhor possível. A relação com a torcida é de lua de mel. Não é para menos. Ocupando a 4ª colocação no Campeonato Brasileiro, o time de Marquinhos Santos faz seu melhor início desde que a competição passou a ser disputada no sistema de pontos corridos. Para coroar o bom momento, o Tricolor vem de um empate com o Vitória que teve sabor de triunfo. O lateral Pará marcou o gol de empate aos 46 minutos do 2º tempo e manteve o tabu de oito jogos sem perder para o maior rival.
O América-MG tem um jogo decisivo na noite desta quarta-feira. Apesar de Moacir Júnior garantir que a prioridade do Coelho é o Campeonato Brasileiro da Série B, o time mineiro luta para chegar longe na Copa do Brasil, mesmo com as ausências de jogadores importantes, como o meia Mancini, que não pode entrar em campo porque já atuou em uma partida pela Copa do Brasil.

Bahia fica no empate com o América-MG e decidirá em casa vaga na Copa do Brasil
Correio da Bahia

Duelo equilibrado e situação indefinida após o primeiro embate entre Bahia e América-MG, pela segunda fase da Copa do Brasil. Esquadrão e Coelho, nesta ordem, se alternaram em superioridade nos dois tempos do jogo realizado na noite dessa quarta-feira (7), no estádio Independência, em Belo Horizonte, e chegaram ao apito final sem marcar gols. Nada se resolveu com o resultado, deixando a definição para o duelo de volta em Salvador.
Para definir quem avança para a terceira fase do certame, as duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta, dia 14 de maio, a partir das 19h30, na Arena Fonte Nova. Antes disso o Esquadrão retorna mais uma vez todas suas atenções para o Brasileirão, principalmente pelo importante compromisso que terá no final de semana.
No domingo (11), o Bahia recebe o Vitória, na Arena Fonte Nova, para o clássico BaVi do Dias das Mães, com bola rolando a partir das 18h30.
Mais resultados
Ceará-CE 4 x 1 Parnahyba-PI
Santa Cruz-PE 3 x 1 Lagarto-SE
J. Malucelli-PR 0 x 2 Novo Hamburgo-RS
Bragantino-SP 2 x 1 Figueirense-SC
ASA-AL 3 x 2 Avaí-SC
ABC-RN 1 x 1 Atlético-GO
Hoje
19h30
Grêmio Barueri-SP x Londrina-PR
21h50
Princesa do Solimões-AM x Santos-SP
Bahia vence o Botafogo e já está no G4
Atarde

Em um jogo que começou duro, mas que melhorou no segundo tempo, o Bahia venceu o Botafogo por 1 a 0, neste domingo, 4, na Arena Fonte Nova. O argentino Maxi Biancucchi marcou para o tricolor – seu primeiro pelo time no Brasileirão – e deixou o time baiano em quarto lugar no Campeonato Brasileiro, com 6 pontos.
Até o final da rodada, tricolor pode cair para 6º, caso o Corinthians vença a Chapecoense e o Goiás bata o Atlético/MG.
O próximo jogo do Bahia será o clássico contra o Vitória, domingo, 11, às 18h30, na Fonte Nova. Já o Botafogo recebe o Criciúma, no Maracanã, sábado, 10, às 21h.

Com gol de Maxi, Bahia bate Villa e avança na Copa do Brasil
Atarde

Maxi Biancucchi deu adeus à zica e finalmente marcou seu primeiro gol com a camisa do Bahia após quatro meses de clube. O Hermano selou o placar de 2 a 0 contra o Villa Nova-MG, na noite desta quarta-feira, 30, na Arena Fonte Nova. O estreante Henrique foi quem primeiro balançou a rede.
Com o triunfo, o Esquadrão passou para a segunda fase da Copa do Brasil e vai enfrentar outra equipe mineira: o América. A primeira partida está marcada para a próxima quarta, 7, no Estádio Independência.
Como jogava por um simples 0 a 0 para seguir na competição nacional, Marquinhos Santos se deu ao luxo de poupar Fahel e Lincoln. Feijão e Rafinha, respectivamente, entraram nas vagas. Mas era melhor eles terem ficado no banco, pois jogaram mal e não contribuíram com o triunfo.
No primeiro tempo, os visitantes pressionaram no início e criaram algumas chances de gol, mas Lomba, mais uma vez, mostrou que sua renovação do seu contrato até 2017 foi merecida.
O apagado Feijão, que retornou do Flamengo, parece sem ritmo de jogo e foi substituído por Henrique no intervalo. Foi o pé do estreante que empurrou a redonda para a rede, após cruzamento de Raul, e fez 1 a 0, aos 17 minutos da segunda etapa.
Pouco depois, Maxi Biancucchi recebeu a bola limpa na área e desperdiçou uma boa chance. A alegria do gringo viria aos 28min. Isso porque, aos 26min, Railan entrou na área e foi derrubado por Welton: pênalti. Sob olhares desconfiados, o argentino pegou a gorducha, posicionou, correu e mandou no canto esquerdode Braz.
Bahia encara Villa para manter boa fase e se classificar
Atarde

Se o time do Bahia fosse uma banda, estaria com a batida quase perfeita. Depois de conquistar o Campeonato Baiano em cima do principal rival e ganhar a primeira no Brasileirão da Série A, o tricolor precisa confirmar a boa fase com a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, que será decidida nesta quarta-feira, 30, às 19h30, diante do modesto Villa Nova-MG, na Arena Fonte Nova.
Com o empate no jogo de ida, em Nova Lima, por 1 a 1, o tricolor joga por qualquer triunfo ou até por um empate sem gols. Se o duelo terminar com o mesmo resultado do primeiro confronto, a vaga será decidida na disputa de pênaltis. Empate por dois ou mais gols dá a classificação à equipe adversária.
Para se dar bem no jogo, o time comandado por Marquinhos Santos conta com o ritmo acelerado que tem apresentado nas últimas partidas. Famoso por ser defensivo até o início da temporada – que rendeu uma eliminação precoce na Copa do Nordeste -, o Bahia tem jogado em busca do ataque, com saída rápida dos laterais e muita movimentação dos atacantes.
A principal prova está no desempenho do Esquadrão, que marcou gols em todas as partidas de 2014. Ao todo, são 21 jogos, com 11 triunfos, seis empates e quatro derrotas. O saldo de gols também está positivo: 30 marcados contra 22 sofridos.
Bahia mostra superioridade diante do Figueirense e vence a primeira no Brasileirão
Correio da Bahia

O Bahia carimbou a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. O conjunto tricolor funcionou diante de um desorganizado Figueirense e o Esquadrão garatiu o três pontos vencendo por 2 a 0 na noite deste domingo (27), na Arena Barueri, no estado de São Paulo. Superior durante a maior parte do duelo, o Tricolor abriu o placar com Lincoln, ainda no início, e ampliou no gol de Fahel, na segunda etapa.
A tabela de classificação ainda está embolada, mas o Bahia melhorou bastante o rendimento. Com três pontos, o time subiu para a nona colocação. Até o líder Fluminense, que tem seis, todos os outros times acima do Esquadrão têm quatro pontos. Acumulando a segunda derrota e um saldo negativo de gols, o Figueirense é o lanterna da rodada.
Na terceira rodada do Campeonato Brasileiro o Bahia joga em casa e no domingo (4) recebe o Botafogo, na Arena Fonte Nova, em duelo marcado para as 16h. Mas antes disso o time tem compromisso na Copa do Brasil. Na quarta-feira (30), às 21h, o Tricolor recebe o Villa Nova-MG, também na Arena Fonte Nova, para o jogo de volta, decidindo quem avança para a segunda fase. O próximo jogo do Figueirense é contra o Criciúma.
Derrota do tricolor gera clima de cobrança dentro do clube
Atarde

O clima entre os jogadores do Tricolor e o técnico Marquinhos Santos logo após a derrota para o Cruzeiro em plena Fonte Nova, na estreia do Brasileirão, não poderia ser diferente: de muita cobrança. Em especial por conta das falhas defensivas que resultaram nos gols da Raposa.
Na entrevista coletiva, o comandante tricolor lembrou que os jogadores foram alertados para o forte jogo aéreo cruzeirense.
“A gente estudou esse aspecto do adversário antes do jogo e em cima disso definimos a marcação individual. Mas temos que considerar também a competência primeiro do Nilton e depois do Marcelo Moreno, que foram felizes em marcar”, disse Marquinhos Santos.
Presidente da FBF quer dupla Ba-Vi de volta na 1ª fase do Baiano e não descarta 4ª reeleição
Bahia Notícias

Na última sexta-feira (11), o presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, esteve na redação do Bahia Notícias, onde concedeu uma longa entrevista para debater diversos assuntos ligados ao futebol estadual e nacional. Rodrigues antecipou que deve propor uma nova fórmula para o Campeonato Baiano em 2015, com o retorno da participação de Bahia e Vitória desde a primeira fase da disputa.
“Os clubes entendem que sem a dupla Ba-Vi fica uma competição sem brilho, sem atrativo para seu torcedor”, diz o dirigente sobre as reclamações das outras equipes da elite estadual pela ausência das duas maiores forças locais no início do Baianão. O mandatário da FBF também considerou justas as demandas do movimento Bom Senso F.C. por mudanças no calendário futebolístico, mas criticou a “falta de diálogo com as federações”, dando como exemplo a Bahia. “Não há interlocutor local”.
O presidente ainda alertou os clubes menores para se desprenderem da ‘dependência de Bahia e Vitória’ e promete maior rigor na cobrança por melhores gramados nos estádios em 2015. “Não depende só da federação o avanço do futebol baiano”, disparou.
No comando da FBF desde 2001, Ednaldo não descartou tentar a reeleição em abril de 2015, quando termina o seu atual terceiro mandato. “A maioria dos associados do colégio eleitoral que vota para presidente da federação respalda e confia na diretoria e pede que nós possamos continuar fazendo o nosso trabalho. Mas é muito cedo para se discutir isso”, disse.
Campeão democrático: Bahia empata e ganha Baianão
Atarde

Mais do que colocar o 45º troféu estadual na prateleira do clube, o título conquistado pelo Bahia no tenso clássico deste domingo, 13, após empate em 2 a 2 contra o Vitória, em Pituaçu, tem um gosto especial para a torcida do Esquadrão. Sobretudo porque ele nasce nove meses após a intervenção que democratizou o clube e vira símbolo de uma era em que os tricolores se sentem mais participativos no destino da equipe.
E o curioso é que o Bahia democrático fora de campo, o foi também dentro das quatro linhas. Apesar do protagonismo de Anderson Talisca, com seus 4 tentos e 5 assistências, o time utilizou 31 jogadores no Baianão e seus 19 gols foram distribuídos por 11 atletas.
Não à toa, o capitão do time, Marcelo Lomba, e até o ex-goleiro Emerson Ferreti, hoje presidente do Ypiranga, fizeram questão de falar sobre a importância desse título como símbolo de todas as mudanças pelas quais o clube passou recentemente.
O Bahia não termina o campeonato com a melhor campanha do Baianão (fez 25 pontos na competição, um a menos que o Vitória), mas foi superior ao rival no aproveitamento de Ba-Vis, com dois triunfos e dois empates, além de ter finalizado o torneio com 11 jogos de invencibilidade, retrospecto que deixa o time em lua de mel com os torcedores.









