Globo Esportes

rib6334

Por algumas horas, o São Paulo vai esquecer a luta para fugir de uma vez por todas da briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro para sonhar um pouco mais alto. Muricy Ramalho deixa claro que a prioridade é evitar a inédita queda no maior torneio do país, mas, contra o Universidad Católica, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), em Santiago, o Tricolor tenta manter vivo o sonho de disputar a Libertadores de 2014.

O bom momento anima a comissão técnica e o elenco para a tentativa de voltar do Chile com o Tricolor garantido nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Nas últimas cinco partidas do Brasileirão, o time conseguiu quatro vitórias e um empate, pulando para o 10º lugar e abrindo sete pontos de vantagem para o Vasco, primeiro clube a aparecer entre os quatro piores que cairão à Série B.

Para ficar com a vaga, o São Paulo precisa ir bem na casa do adversário, onde arrancou um empate nas semifinais do mesmo torneio em 2012. Com o 1 a 1 no primeiro duelo, no Morumbi, o Tricolor tem de vencer por qualquer placar ou buscar uma igualdade a partir de dois gols. Empate sem movimentação de placar ou vitória dá a classificação ao Universidad Católica. A repetição da contagem leva a decisão para os pênaltis.

A missão dos brasileiros, porém, não é das mais simples no estádio San Carlos de Apoquindo. Os chilenos lideram o campeonato nacional e despontam como os principais favoritos ao título. O atacante Nicolás Castillo, autor do gol de empate no primeiro confronto, continua sendo a grande esperança do técnico Martín Lasarte. Quem avançar, pega o vencedor do confronto entre Nacional de Medellín, da Colômbia, e Bahia.