:: ‘Campeonato Baiano’
Vitória da Conquista enfrenta o Vitória para reverter vantagem na partida de volta
Por Luciano Pina

O Vitória da Conquista enfrenta o Vitória na noite desta quarta (23), no estádio Lomanto Júnior, em busca de um resultado positivo para reverter a vantagem na partida de volta que será realizada no próximo domingo (30), no estádio de Pituaçu.
A boa notícia é que os jogadores Rafael Córdova, Ramires, Moisés, Rafael da Granja e Tatu, que não participaram do treino que aconteceu na tarde de ontem (25), estão concentrados e enfrentarão o Rubro-Negro.
A provável equipe que inicia a partida deve ser: Rafael Córdova, Lorran. Sílvio, Mota e Paulo Vitor, Edimar, Ramires, Moisés, Rafael da Granja, Tatu e Índio.
No Vitória o treinador Ney Franco não poderá contar com os jogadores Luis Gustavo e José Welison que estão lesionados. Nos seus lugares vão entrar Lucas Zen e Matheus Salustiano. Juan que não enfrentou o Bahia retorna a equipe. Já o atacante Souza fará a sua estreia formando a dupla de ataque com Dinei.
O Vitória deve iniciar a partida com: Wilson; Ayrton, Matheus Salustiano, Rodrigo Defendi e Juan; Lucas Zen, Cáceres e Hugo; Marquinhos, Dinei e Souza.
Vitória da Conquista e Vitória já se enfrentaram em vinte oportunidades. O Leão venceu 9, o Bode 6 e aconteceram 5 empates. O rubro negro marcou 34 gols e o Alviverde 25.
Serrano está focado no confronto contra o Bahia que vale vaga na final do Baianão
Por Luciano Pina
Foto Wesley Morau

Após a surpreendente classificação para as semifinais do Baianão, o Serrano está focado no confronto contra o Bahia, que será realizado na noite desta quarta (26), às 22 horas, no estádio Robertão, em Teixeira de Freitas, valendo vaga na decisão da competição.
O Serrano está concentrado na cidade de Alcobaça, onde treinou na tarde desta terça (25), no estádio da cidade.
Mesmo ainda não divulgando a escalação, o treinador Marivaldo Miranda poderá repetir a mesma formação que conquistou a classificação diante do Vitória da Conquista: Gil, Lucas Brito, João Vinicius, Ronan e Jadilson, Masquerano, Fábio Azevedo, Marcone, Narciso, Sidnei e Todinho.
A arbitragem será de Lúcio José Silva de Araujo, tendo como assistentes Luiz Carlos Silva Teixeira e José Raimundo Dias da Hora, todos da capital do estado. O 4º árbitro será Jorge Tavares Rodrigues, de Teixeira de Freitas.
Os ingressos para partida serão liberados amanhã (26) nas duas bilheterias do estádio pelo valor de R$ 50,00.
Com vários desfalques, Vitória da Conquista encerrou preparação para enfrentar o Vitória
Por Luciano Pina

Sem poder contar com alguns jogadores, o Vitória da Conquista encerrou a preparação para o confronto contra o Vitória, que acontece na noite desta quarta (26), as 20h30, no estádio Lomanto Junior, na partida de ida das semifinais do Campeonato Baiano.
No coletivo que foi realizado nesta tarde no Lomantão, o treinador Evandro Guimarães não pôde contar com o goleiro Rafael Córdova, os volantes Ramires, Moisés, o meia Rafael da Granja e o atacante Tatu que estão machucados, além do goleiro Alex e do volante Júnior Gaúcho que deverão passar por cirurgia no joelho.
O time que treinou teve a seguinte formação: Augusto, Lorran, Sílvio, Mota e Paulo Vitor, Edimar, Caio Breno (João Antônio), Candinho, Carlinhos, Índio e Elcimar.
O comandante do Bode só vai anunciar a equipe momentos antes do jogo, pois vai aguardar o departamento médico avaliar os atletas machucados.
Apita o jogo Arilson Bispo da Anunciação, auxiliado por Elicarlos Franco de Oliveira e Dijalma Silva Ferreira, todos de Salvador. O 4º árbitro será o conquistense Marielson Alves Silva.
Os ingressos estão à venda na Rede de Farmácias 24 Horas, Falcão Calçados e Tommacom Material para Construção, no valor de R$20,00.
Site coloca o Serrano no Campeonato Brasileiro de Futebol Série D de 2014
Fonte Wikipedia.org/wiki

Segundo o site wikipedia.org/wiki, o Serrano é a segunda represente da Bahia no Campeonato Brasileiro da serie D. Ainda segundo o site o Vitória da Conquista conquistou a vaga como vice-campeão da Copa Governador do Estado e o Serrano por ser a melhor colocada a partir da segunda fase do Baianão.
As equipes que disputarão a série D do campeonato brasileiro de futebol profissional, geralmente são definidas pelo seu posicionamento na tabela de classificação de seus respectivos campeonatos estaduais. Quando nesta competição estadual, existe algum participante que já disputa alguma divisão superior do campeonato brasileiro (série A, B ou C), a classificação para a série D se dará a equipe melhor posicionada na tabela de classificação, sempre desconsiderando a equipe, já em disputa de alguma divisão superior, como dito anteriormente.
Em alguns estados, os campeonatos locais, servem apenas como classificação para a Copa do Brasil, da temporada subsequente e estes preferem realizar algum torneio paralelo aos estaduais propriamente dito, para definir seu(s) representante(s) na série D do Campeonato Brasileiro.
O número de vagas por estado, é definido de acordo com o ranking da CBF. Geralmente as federações das regiões Sul e Sudeste tem direito a duas ou três vagas na série D, pois são as federações melhores posicionadas no ranking da CBF. As federações do Norte, Nordeste e Centro-Oeste geralmente tem direito a duas ou uma vaga apenas, sempre de acordo com o ranking da CBF.
Quanto melhor o posicionamento da federação, no ranking da CBF, maior será o número de vagas na série D do campeonato brasileiro que esta federação terá direito.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_2014_-_S%C3%A9rie_D
Jacobina e Fluminense lideram segunda divisão do Campeonato Baiano de 2014
Tribuna da Bahia

Após segunda rodada do Campeonato Baiano da Segunda Divisão, Jacobina e Fluminense de Feira (foto) dividem a liderança, ambos com seis pontos e duas vitórias. No último domingo (23), a equipe de Jacobina goleou o Ipitanga por 4 a 1 no município da região centro norte do estado, e o Flu de Feira derrotou o Ypiranga por 2 a 1, no Joia da Princesa, em Feira de Santana.
Na terceira e quarta posição, ambos com quatro pontos, Flamengo de Guanambi e Colo-Colo, se enfrentaram e não saíram do 0 a 0. Sem nenhum ponto na tabela de classificação da Segunda Divisão do Baiano, Leônico, Ipitanga e Jequié, ocupam a oitava, nona e 10ª colocação respectivamente.
Na próxima rodada, o Colo-Colo recebe um dos lideres em casa, o Jacobina. Também na ponta da tabela, o Fluminense de Feira vai visitar o Itabuna, no estádio Gerino de Souza Filho.
Em terceiro, rubro-negro de Guanambi encara o Atlético de Alagoinhas, no estádio Antonio Carneiro. O Ipitanga enfrenta o Leônico, e o Jequié recebe o Ypiranga.

FBF altera horário do jogo de volta entre Bahia e Serrano
FBF

A Federação Bahiana de Futebol divulgou, na manhã desta terça-feira (25), uma alteração na partida de volta da semifinal do Baianão 2014 entre Bahia e Serrano. O duelo, que definirá um dos finalistas da competição, será realizado no próximo sábado (29).
A partida, que seria realizada às 16h, foi transferida para as 18h30. A mudança foi necessária para a adequação do jogo à série de eventos que será realizada em Salvador no 29 de março, dia em que a Capital completará 465 anos.
Um dos eventos acontecerá justamente na tarde de sábado e no entorno do estádio. A banda Cheiro de Amor gravará seu DVD em um palco montado no Dique do Tororó.
Como o show e o jogo entre o Esquadrão e o Mongoió aconteceriam simultanemante, a Prefeitura de Salvador fez um apelo à FBF para que o duelo tivesse seu horário modificado. Além da prefeitura, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) também solicitou a mudança, já que ficaria comprometida a segurança com dois eventos de grande porte acontecendo ao mesmo tempo e em locais bastante próximos.
Com a alteração do confronto pela categoria Profissional, o duelo de volta entre Bahia e Serrano, pela categoria Sub-20, também foi transferido. A partida, que seria realizada às 13h30, agora terá início às 16h e será mantida como preliminar do jogo principal.
Souza e Juan são relacionados para a partida contra o Vitória da Conquista
Bahia Notícias

O técnico Ney Franco divulgou nesta terça-feira (25) a lista de relacionados para o duelo contra o Vitória da Conquista, que será disputado quarta, às 20h30, no Estádio Lomanto Júnior, em jogo válido pela semifinais do Campeonato Baiano.
A principal novidade entre os convocados é o atacante Souza. O atleta chegou a ser incluído na lista inicial para o Ba-Vi, mas foi cortado logo depois para que pudesse aprimorar sua parte física.
Quem também também esteve presente entre os relacionados foi o lateral-esquerdo Juan. O camisa 6 Rubro-Negro se recuperou de uma inflamação no púbis e deve começar entre os titulares.
Confira a lista:
Goleiros: Wilson e Gustavo – Laterais: Ayrton, Juan, Nino Paraíba e Mansur – Zagueiros: Rodrigo Defendi, Matheus Salustiano e Dão – Volantes: Cáceres e Lucas Zen – Meias: Hugo e Mauri – Atacantes: Marquinhos, William Henrique, Souza, Dinei e Alan Pinheiro.
FBF publica resolução que pode beneficiar a Jacuipense
Atarde

Com a ida do Vitória da Conquista às semifinais, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou nesta segudna-feira, 24, um complemento ao regulamento do Campeonato Baiano para esclarecer com que ficaria a 2ª vaga do estado na Série D.
As duas vagas da 4ª Divisão foram destinadas ao vice-campeão da Copa Governador 2013 (Vitória da Conquista) e ao clube de melhor campanha no Baianão 2014, exceto Bahia e Vitória, já na Série A. Como o Bode ainda pode ser 1º, 2º ou 3º (com a dupla Ba-Vi na final), a FBF publicou nesta segunda uma resolução na qual confere a vaga, “nas hipóteses listadas (…) à equipe melhor colocada na Copa Governador do Estado 2013, com exceção do campeão Bahia de Feira, que se habilitou a disputar a Copa do Brasil”. Neste caso, o Jacuipense.
Perguntado pela reportagem do porquê de a vaga não ir para o 4º colocado do Baianão, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, disse que a entidade quis contemplar o torneio realizado no 2º semestre do ano passado.
Outra hipótese não contemplada pelo regulamento da competição envolve uma vaga para a Copa do Nordeste 2015. Como o Serrano já tem um lugar garantido no torneio por ter sido o melhor time da 1ª fase do Baianão, caso o time do sul do estado vá à final, não se sabe se haveria a disputa de 3º e 4º lugares para definir quem fica com a vaga, já que o duelo só está previsto nas regras do campeonato em caso de disputa por um lugar na Copa do Brasil e não no Nordestão. A FBF promete publicar um resolução sobre o tema ainda nesta terça, 25.
Serrano concede coletiva e se prepara para enfrentar o Bahia
SulBahiaNews

Na tarde desta segunda feira, 24 de março não houve nem tempo para comemorar, o serrano Teixeira convocou uma coletiva para falar da vitoria e dos preparativos para enfrentar o Bahia, já nesta quarta feira as 22 horas no estádio Robertão, ressaltando que as 19 horas entra em campo o sub20 que também enfrenta o Bahiasub20 aki em Teixeira de Freitas.
O técnico Marivaldo Miranda falou das atuais condições do time para enfrentar o Bahia, e do esquema tático que não será revelado antes da partida, agradeceu a oportunidade de atuar como técnico, também afirmou que a presença da torcida foi de fundamental importância para o time, e que os percalços são coisas do futebol, agradeceu ao Prefeito pelo apoio ao time e ao Secretario de Esporte e Lazer pela dedicação ao projeto.
O time segue com mudanças na área técnica, o conhecido Prof. Neca assume a função de auxiliar técnico do time , professor Neca é conhecido na região e já jogou no Serrano por vários anos e também é prata da casa.
O time sub 20 em sua maioria prata da casa também conquistou uma vaga na semifinal do Baiano, o Professor Gelson, parabenizou a equipe pelo projeto e afirmou que o Serrano é a grande oportunidade que a cidade esta tendo para projetar o seu futebol e dar visibilidade aos nossos atletas, já que na atualidade mais de 20 jogadores de Teixeira de Freitas estão jogando em Grandes Times do Brasil.
O Prefeito João Bosco , participou da coletiva e falou da importância inédita deste fato para Teixeira de Freitas, afirmou ainda que o Serrano veio para ser a grande locomotiva para o esporte teixeirense, onde as divisões de base serão privilegiadas, a categoria amadora também tem o seu espaço e esta incluída no projeto de promoção do esporte do município, o fato é que tudo aconteceu muito rápido, devido os resultados obtido dentro das quatro linhas, falou ainda que já esteve em Salvador, já se reuniu com a Diretoria do Time, para uma solução de urgência pra que o Estádio possa receber os Jogos da Copa do Nordeste, e da Serie D do campeonato Brasileiro.
O Secretario de Esportes por sua vez avaliou de maneira positiva a classificação, que segundo ele é fruto da luta, dos jogadores,comissão técnica,diretores e empresários de Teixeira de Freitas, que juntos mantém o Serrano nessa cidade, falou ainda que o projeto é para dez anos e com grande possibilidade de transferência total do Serrano para Teixeira, é uma luta e um desafio que estamos travando, em sua fala pediu apoio para seleção de Teixeira de Freitas que atualmente esta sendo reestruturada, com uma equipe guerreira e justa, e atualmente disputa a Copa Do Descobrimento, o Secretario afirmou que um projeto já em conclusão esta sendo fechado para promover e apoiar a Seleção e será lançado muito em Breve.
O Jogo com o Bahia acontece na próxima quarta feira começando as 19 horas com o sub20 e as 22 horas com o profissional, jogo este que será transmitido pela rede Bahia e Canal aberto para todo Estado, quanto a venda de ingressos aguarda –se um pronunciamento da Federação Baiana de Futebol para liberação, mas a previsão é que na manhã da Quarta feira os 8 guichês do estádio estejam abertos para Venda.
A Secretaria de Esportes E Lazer afirmou que os transtornos que ocorreram no jogo Serrano e Vitoria não irão se repetir, e que uma programação detalhada junto com um planejamento logístico de atendimento e segurança já foi desenhado e já esta sendo colocado em Pratica.

Comentários sobre a RDI da FBF
Por Luciano Pina

Os torcedores postaram no site da FBF sua insatisfação com a RDI divulgada pela FBF, na tarde desta segunda (24), que muda o critério da escolha do segundo representante Baiano no Campeonato Brasileiro da Serie D.
Confira:
Joilson Cruz · Universidade Católica do Salvador
Isto mostra a total desorganização desta federação. Já não basta esta formula ridícula de disputa do campeonato baiano, o qual tem levado os times pequenos da Bahia a falência. esta na hora de mudar a direção da FBF.
Fábio Iglesias Gagliano · Works at Caixa
Não entendi. Se o Serrano chegou nas semi-finais e o Conquista já tem vaga pela Copa Governador, a vaga é, de direito, do Serrano. Que sacanagem é essa, FBF? Privilegiar um filiado em detrimento do outro? Alteração nas regras das competições é afronta direta ao estatuto do torcedor.
Leonardo Teles · Uneb – Universidade do Estado da Bahia
Isto é nonsense!
Daniel Dalence – Fundação Visconde de Cairu
Que absurdo, se o Vitória da Conquista já está garantido na Série D a cinco meses por qual motivo considerá-lo para disputar vaga pelo Campeonato Baiano? Isso é absurdo! Mais absurdo ainda é a FBF inventar esse critério justo após o fim da segunda fase que definiu o Serrano na Série D. Parece que ficou esperando sair o resultado para decidir quem lhe agrada mais ver na Série D, o Serrano ou o Jacuipense.








