:: ‘Campeonato Baiano’
Atacante pode estrear no Serrano contra o Feira na noite de hoje
Por Luciano Pina

O atacante Alemão contratado pelo Serrano para a disputa da Copa Governador do Estado poderá fazer sua estreia contra o Feira de Santana, na noite desta quinta (10), no Estádio Municipal Roberto Pereira de Almeida, em Teixeira de Freitas.
O jogador que estava atuando no Guarani de Juazeiro teve seu nome publicado no BID – Boletim Informativo Diário da CBF, na tarde desta quarta (09) e fica a disposição do treinador Rafael Soriano para o confronto.
Confira a ficha do jogador
Nome: Williams Lamartine de Lira
Nacionalidade: Brasil
Data de Nascimento: 1985-02-28 (28 anos)
Naturalidade: Jaboatão dos Guararapes (PE)
Posição: Atacante
Altura: 175 cm
Clube: Guarani de Juazeiro
Vitória da Conquista faz últimos ajustes para o confronto contra o Feira de Santana
Por Luciano Pina
Foto Eliezer Oliveira

O Vitória da Conquista segue se preparando para enfrentar o Feira de Santana, neste domingo (13), às 16 horas, no estádio Lomanto Júnior, pela terceira rodada da Copa Governador do Estado.
Na manhã de ontem (09), os jogadores participaram de um trabalho físico na academia e na parte da tarde o treinador Laelson Lopes comandou um treino técnico na Toca do Bode. Já nesta quinta (10), os atletas ganharam folga pela manhã e a tarde acontece um treino tático no estádio Lomanto Júnior.
Amanhã (11) só haverá atividade na parte da tarde na Toca do Bode.
O Bode é o líder do grupo 02 com quatro pontos, porém, poderá ser ultrapassado por Serrano ou Feira de Santana, que se enfrentam na noite de hoje, em Teixeira de Freitas.
Jogadores do Serrano e Feira de Santana são regularizados e ficam a disposição para o jogo desta noite
Por Luciano Pina

As equipes do Serrano e Feira de Santana se enfrentam na noite desta quinta (10), às 20 horas, no Estádio Municipal Roberto Pereira de Almeida, em Teixeira de Freitas, buscando a liderança do grupo 02 da Copa Governador do Estado.
Os dois times tiveram jogadores regularizados no BID da CBF, na tarde desta quarta e ficam a disposição dos treinadores para a partida. No time mongoio foram regularizados os atletas Paulo Francis (foto) e Alemão. Já no Cangaceiro os jogadores Jefferson e Diego.
Serrano e Feira de Santana já se enfrentaram nove vezes. Sendo duas pela 2ª divisão e sete pela 1ª. O Serrano venceu uma, empatou três e perdeu cinco.
Apita o confronto o itabunense Edinaldo Vasconcelos Ribeiro, auxiliado por Jefferson Abel Ferreira Lima e Luciano Trigueiro Xavier, das cidades de Eunápolis e Ilhéus, respectivamente. O 4º árbitro será Vanilson Araújo Rios, de Teixeira de Freitas.
Deputado quer liberar venda de bebidas alcoólicas nos estádios Baianos
Bahia Notícias

O deputado estadual João Bonfim (PDT) apresentou o Projeto de Lei nº 20.5062013, que determina a liberação da venda de bebidas alcoólicas em estádios baianos.
“Apesar de alguns setores da sociedade atribuírem a violência nos estádios ao consumo de bebida alcoólica, nunca se produziu estudo pautado em critérios acadêmicos e científicos que comprovassem tal afirmação”, diz o parlamentar, que cita como exemplo a Copa das Confederações deste ano, evento sem registro de problemas devido à comercialização de cerveja e similares.
A proibição da venda de bebidas alcoólicas em competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está em vigor desde 2008, após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta entre a entidade e o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do Ministério Público.

Bahia bate o Vitória, encerra jejum e respira na tabela
Atarde

Depois de dois anos de jejum, nove jogos sem vencer o Vitória e três revés na atual temporada, o Bahia precisou de apenas 26 minutos para bater o rubro-negro e encerrar o incômodo retrospecto negativo diante do maior rival.
Nem a chuva que atingiu a capital baiana na noite desta quarta-feira, 9, impediu que cerca de 30 mil apaixonados assistissem de perto os gols de Rafael Miranda e Fernandão, ainda na primeira etapa, que garantiram o triunfo tricolor no último clássico de 2013.
Com o gol marcado, Fernandão anotou seu 13º tento no torneio e, de quebra, bateu o recorde de Nonato e Didi, igualado na última partida. O Robocop agora é o maior artilheiro do Bahia na era dos pontos corridos e se iguala ao ídolo Beijoca, que também balançou as redes adversárias 12 vezes, na edição de 1978, quando o time caiu nas quartas de final.
Depois de atuar por duas rodadas seguidas diante de sua torcida, o próximo compromisso do Bahia será fora de casa. O tricolor viaja para a cidade de Goiânia, onde encara o Goiás no próximo domingo, 13, no estádio do Serra Dourada.
Já o Vitória recebe o Coritiba um dia antes, no sábado, 12, também às 18h30, no Barradão.
Serrano perde para o Feirense nas categorias Infantil e Juvenil
Por Luciano Pina

Atuando na tarde desta quarta (09), no estádio Municipal de Rio Real, o Serrano foi derrotado pelo Feirense, pela décima rodada do Campeonato Baiano das categorias Infantil e Juvenil.
No infantil, o time mongoio foi derrotado pelo placar de dois a um. Apesar da derrota o Rubro-Verde segue na quarta posição com dez pontos.
Já pelo Juvenil o Serrano perdeu por dois a zero. Os comandados de Nilson Paulista seguem na sexta posição com oito pontos.
O Serrano folga na décima primeira rodada que acontece neste sábado (12), só voltando a jogar contra o Flu de Feira, na tarde da próxima quarta (16), no CT Noide Cerqueira;
De olho na liderança, Serrano enfrenta o Feira de Santana nesta quinta
Por Luciano Pina
Foto Eliezer Oliveira

Buscando a liderança do Grupo 02, o Serrano enfrenta o Feira de Santana, na noite desta quinta (10), às 20 horas, no Estádio Municipal Roberto Pereira de Almeida, em Teixeira de Freitas, partida adiada da primeira rodada da Copa Governador do Estado.
Com 01 ponto, o time mongoio para conquistar a liderança tem que vencer o Feira por dois gols de diferença para ficar com os mesmos números de pontos que o Vitória da Conquista, porém, com dois gols de saldo contra um do Bode.
Na tarde desta quarta (09), o treinador Rafael Soriano comanda no estádio municipal, o coletivo apronto que define o time que enfrenta o Cangaceiro.
Caso o treinador repita a mesma formação que empatou com o Alviverde, o time vai a campo com: Gil, Tarraxinha, Ronan, Jadson e Paulinho, Joelson, Masquerano, Michel, Narciso, Wagner Patrício e Tanaka.
Apita o confronto o itabunense Edinaldo Vasconcelos Ribeiro, auxiliado por Jefferson Abel Ferreira Lima e Luciano Trigueiro Xavier, das cidades de Eunápolis e Ilhéus, respectivamente. O 4º árbitro será Vanilson Araújo Rios, de Teixeira de Freitas.

Ederlane Amorim fala sobre Copa do Nordeste
Site Oficial do Clube
![]()
Logo após o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2014, o presidente Ederlane Amorim, do Vitória da Conquista, falou a respeito dos adversários e da competição. “Ficamos felizes com o nosso grupo, afinal, não há grupo fácil numa competição como esta”, afirmou.
Dos três adversários, dois são conhecidos: o Bahia e o CSA, enquanto o Santa Cruz será a novidade. “Vamos tentar fazer o nosso melhor para representar bem o nosso estado, região e cidade”, afirmou o presidente do alviverde.
Ainda segundo Ederlane, esta competição mostra mais uma vez que com seriedade, pode se fazer um bom trabalho, apesar das dificuldades, “Será a nossa sexta competição nacional em apenas 7 anos de vida. São três participações na Série D, uma na série C, uma na Copa do Brasil e agora a Copa do Nordeste,
Será um momento importante na história do clube na opinião de Ederlane: “É uma competição que nos ajudará a sustentar cada vez mais a nossa marca e, é claro, vamos enfrar para lutar pelo título, pois o Campinense mostrou que é possível conquistando a edição deste ano”, relatou.
Ederlane ressalta que “o time já tem uma boa base e que pretende fazer contratações pontuais para tornar o elenco ainda mais competitivo”.
Definidos os adversários do Vitória da Conquista na Copa do Nordeste de 2014
Por Luciano Pina

Foram definidos na noite desta terça (08), no sorteio que foi realizado em Salvador, os adversários do Vitória da Conquista, na Copa do Nordeste de 2014, que vale na Copa Sul-Americana ao campeão.
O Bode ficou no Grupo B, juntamente com o Bahia, Santa Cruz-PE e CSA-AL. Estas equipes jogarão entre si, em jogos de ida e volta classificando-se as duas primeiras colocadas para as quartas de final,
Confira os outros Grupos:
Grupo A: Vitória, América-RN, River Plate-SE e Sergipe-SE.
Grupo C: Ceara CE CRB-AL, Treze-PB e Potiguar de Mossoró-RN.
Grupo D: Sport-PE, Naútico-PE, Guarani de Sobral-CE e Botafogo-PB.
Assim como a edição anterior (em 2013), o canal Esporte Interativo irá transmitir todos os jogos do torneio, sendo dois jogos por rodada nas parabólicas, e todos os jogos nas operadoras de TV paga (assinatura), além de mais dois canais alternativos (Esporte Interativo Nordeste e Esporte Interativo Nordeste 2).
Além do Esporte Interativo, a Rede Globo também irá transmitir o torneio em âmbito regional.
A competição vai começar no dia 12 de janeiro do ano que vem.
Presidente da FBF descarta mudanças no Baianão 2014
Bahia Notícias

Desde o lançamento do Bom Senso F.C, no mês passado, algumas federações estaduais de futebol admitiram promover mudanças seus campeonatos. Rio de Janeiro já reduziu o seu modelo de disputa e abriu mão de realizar dois turnos. Enquanto Pernambuco antecipou o início do certame para dezembro deste ano.
No entanto, na Bahia não haverá mudanças em relação ao campeonato disputado neste ano. De acordo Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), a fórmula implantada nesta temporada foi idealizada por conta da Copa do Mundo de 2014.
– Quando fizemos as mudanças, já foi pensando na Copa do Mundo de 2014. Pois a federação já tinha visualizado que haveria um gargalo em 2014. O Campeonato Baiano não vai mudar e continuará do mesmo jeito, pois a fórmula já dá condições que os principais clubes que estão disputando a Série A, fiquem preservados. Bahia , Vitória e Conquista só entram no final de fevereiro e já temos 12 datas para a segunda fase da competição – disse o mandatário, em entrevista ao Bahia Notícias.
Porém, para o campeonato de 2015, Ednaldo Rodrigues afirmou haverá mudanças no regulamento.
– Em 2015 estará livre para mudanças e objetivo é que agrade os clubes, torcedores e a imprensa – pontuou.
No ano que vem, 12 clubes disputam o Campeonato Baiano: Bahia, Vitória, Feirense, Juazeiro, Juazeirense, Jacuipense, Feira de Santana, Catuense, Galícia, Botafogo-BA, Serrano e Vitória da Conquista. Nove equipes participam da primeira fase em jogos somente de ida. As duas últimas são rebaixadas. Já o melhor colocado, carimba vaga na Copa do Nordeste, enquando o vice-líder se classifica para a Copa do Brasil. Garantidos no Nordestão 2014, Bahia, Vitória e Conquista, entram na competição somente na segunda fase.








