:: ‘Bahia’
Embalado pelo título estadual, Bahia pega Grêmio pelas quartas da Copa do Brasil
A Tarde

Como campeão e como o melhor time do Campeonato Baiano. É assim, embalado pela conquista recente do título estadual, que o Bahia recebe o Grêmio na noite desta quinta-feira, 17, em Pituaçu, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
A seu favor, além da força da sua torcida, que deverá comparecer em bom número, o Esquadrão tem como retrospecto positivo o fato de ainda não ter perdido um jogo sequer nesta temporada em Pituaçu. Em campo, no entanto, o time comandado por Paulo Roberto Falcão terá um grande desfalque: o atacante Souza, que, com dores musculares, não treinou durante a semana e acabou vetado para a partida.
O tricolor gaúcho, por sua vez, chega a Salvador sem três dos seus principais jogadores: Júlio César, Kléber e Bertoglio. Invicto na competição, o Imortal, maior vencedor do torneio ao lado do Cruzeiro, ostenta nesta edição um aproveitamento de 100%: venceu todas as seis partidas que disputou.
Lomba e Bahia chegam a acordo por renovação; agora depende do Fla
Ibahia

O goleiro Marcelo Lomba está cada vez mais perto de prolongar seu vínculo com o Esquadrão de Aço. De acordo com informações do telejornal BATV, da TV Bahia, o herói do título baiano conquistado no domingo chegou a um acordo salarial com a diretoria do Bahia para renovar o contrato de empréstimo que termina no final deste mês. Agora, resta aguardar o sinal verde do Flamengo, clube detentor do passe do jogador, para bater o martelo.
Tudo indica que o clube carioca não irá dificultar a negociação, uma vez que o técnico Joel Santana conta com o arqueiro Felipe e Paulo Victor no elenco. O último, inclusive, acaba de assinar um contrato até 2016 com o Fla. Lomba, então, deve ficar no Fazendão, pelo menos, até dezembro deste ano.
Contratado para disputa do Brasileirão do ano passado, Marcelo Lomba rapidamente firmou-se como titular da meta do Bahia com grandes defesas. Um dos principais goleiros da Série A do último nacional, quando o Tricolor evitou o rebaixamento e garantiu vaga na Sul-Americana, ele também foi importante na conquista do Baianão 2012. Querido pela torcida, conquistou o status de ídolo do Esquadrão em menos de um ano.
Dupla do Bahia de Feira próximo de acertar com o Atlético-GO
Bahia Notícias

Destaques do Bahia de Feira no Campeonato Baiano, o meia Raylan e o volante Carlos estão próximos de serem contratados pelo Atlético-GO para a disputa do Brasileirão. A dupla esteve perto de acertar com o Vitória, mas as negociações não avançaram.
O Bahia Notícias apurou que os jogadores já estão apalavrados com o time goiano e ficam por empréstimo até o final do ano, com prioridade de compra. Eles desembarcam nesta quarta-feira (16) em Goiânia.
A expectativa é que os atletas sejam apresentados até sexta (18), após a realização dos exames médicos.
Em jogo atribulado, Bahia empata com o Vitória e conquista o Campeonato Baiano
A Tarde

Fim de jejum no futebol baiano: depois de 11 anos sem levantar a taça do Campeonato Baiano, o Bahia arrancou um empate de 3 a 3 com o Vitória e, ancorado no regulamento, se consagrou campeão estadual em 2012.
Embora a decisão tivesse contornos festivos por conta do Dia das Mães, as duas equipes proporcionaram ao torcedor presente nas arquibancadas um clássico recheado de emoção e, na contramão, protagonizaram um duelo marcado pela violência e pela confusão entre os atletas.
Mas não faltou futebol: se, no jogo de ida, no Barradão, o empate sem gols denunciou uma partida insossa, desta vez os seis gols marcados também retrataram com êxito a vontade comum às duas equipes de erguer o troféu.
Com o fim do estadual, as duas equipes voltam as suas atenções para a Copa do Brasil: às 21h50 da próxima quarta-feira, 16, o Vitória recebe o Coritiba no Barradão; às 21h da quinta-feira, 17, o Bahia encara o Grêmio em Pituaçu. No sábado, 19, o rubro-negro estreia na Série B do Brasileirão, fora de casa, contra o Barueri. No domingo, 20, o tricolor inicia a sua jornada na Série A contra o Santos, em Pituaçu.
Bahia pode pagar R$ 1 milhão de prêmio
Futebol Bahiano

A direção do Bahia não revela os valores, diz apenas que a premiação pelo título do Campeonato Baiano foi acertada com o grupo no início da competição. Mas a “rádio corredor”, as especulações sobre o assunto, chegam ao valor de R$ 1 milhão para ser dividido entre os jogadores que participaram da campanha que pode quebrar um tabu de 10 anos sem a conquista do troféu de campeão do Estadual de 2012. Este é tema da Tribuna da Bahia na vésperas da decisão do Campeonato Baiano. Confira
Após o jogo contra a Portuguesa, mesmo eufórico pelo resultado e a classificação, o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, resistiu à pressão do repórter Paulo Roberto, da Rádio Metrópole-FM, e não revelou o valor, apenas admitiu que estava tudo acertado e que a motivação para o clássico decisivo é muito grande. Afinal de contas, dinheiro, neste momento, não deve ser problema para o tricolor com a garantia de grandes arrecadações e premiações na disputa da Copa do Brasil.
Chegar às quartas-de-final, ficar entre os oito melhores da Copa do Brasil, rendeu ao Bahia a quantia de R$ 400 mil, a gratificação que é paga pela CBF –Confederação Brasileira de Futebol aos clubes classificados nesta fase da competição nacional. Antes disso, o tricolor baiano tinha recebido duas parcelas de R$ 220 mil, referentes às participações na primeira e na segunda fases, além de R$ 300 mil pelas oitavas.
Quem avançar às semifinais da Copa do Brasil terá a gratificação de R$ 500 mil diretamente na conta. O campeão será premiado em R$ 2,5 milhões e uma das vagas brasileiras para a disputa da Taça Libertadores da América de 2013, enquanto o vice-campeão recebe a cota de R$ 1,5 milhão. Ao todo, o clube campeão da segunda maior competição nacional promovida pela CBF, pode receber até R$ 4,14 milhões, sem computar suas cotas nas arrecadações.
Com golaço de Junior, Bahia vence Lusa e está nas quarta da Copa do Brasil
A Tarde

Com direito a gol a la Messi de Junior, Bahia voltou a jogar bem e venceu a Portuguesa por 2 a 0, nesta quinta, 11, no estádio de Pituaçu, pelas oitavas de final da Copa do brasil. O Esquadrão dominou toda a partida e agora enfrenta o Grêmio, pelas quartas de final do torneio.
Depois de empatar o primeiro jogo por 0 a 0, num jogo insosso contra a equipe lusitana, o torcedor tricolor estava desconfiado com a equipe, que marcou apenas um gol nos últimos quatro jogos e, ainda assim, feito por um zagueiro. Os jogadores tricolores, no entanto, entraram com o espírito do Esquadrão e logo aos 14 minutos de jogo abriram o placar. Em cobrança de escanteio de Gabriel, Fabinho, sem pular, cabeceou forte no canto do goleiro Wéverton, que tocou na bola, mas nada pode fazer.
O Anjo Loiro guardou o melhor pro final e, aos 32 minutos do segundo tempo, em jogada que envolveu raça e técnica, marcou um golaço. Em bola lançada, ele ganhou no corpo de dois zagueiros lusitanos e quando ficou cara a cara com o goleiro, deu um leve toque de cobertura, marcando um golaço que definiu a classificação.
O Bahia agora esquece a Copa do Brasil e se concentra no Ba-Vi, que decidirá o vencedor do Campeonato Baiano, no próximo domingo, 13, às 16h, novamente no Estádio de Pituaçu.
Bahia garante que não vai para o Barradão só se defender e promete surpreender o Vitória
Correio da Bahia

A vantagem está na mão. Se não tomar gol nos dois clássicos contra o Vitória, nos dois próximos domingos, o Bahia solta o grito de campeão da garganta após dez longos anos de jejum. Apesar de jogar pelo empate na soma dos dois confrontos, o clima no tricolor é, como se diz no popular, de ‘sangue no olho’. Ninguém no Fazendão quer escutar a palavra retranca.
Até agora, no entanto, o técnico Falcão não deu pistas sobre o substituto de Lulinha, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Durante os treinos da semana no Fazendão, nenhuma distinção entre titulares e reservas. Ontem, por exemplo, os jogadores aprimoraram as finalizações durante quase duas horas de atividade. Não houve treino tático nem coletivo.
Mesmo assim, a tendência é que o time não tenha muitas mudanças em relação ao último jogo. Madson entra no lugar do lesionado Coelho. Para a vaga de Lulinha, Zé Roberto é o favorito, mas Júnior, Ciro, Magno, Vander e até o volante Hélder aparecem como alternativas Hoje, o comandante Falcão fechará as portas do Fazendão para torcedores e profissionais de imprensa, assim como fez em duas oportunidades na semana passada. Vale tudo para surpreender o rival.
Treinador do Vitória desdenha de vantagem do Bahia: “toda regra tem uma exceção”
A Tarde

Mais uma vez à frente do Vitória num Ba-Vi decisivo, o treinador interino Ricardo Silva diz não temer a vantagem do arquirrival para a final do Campeonato Baiano. Por ter feito a melhor campanha na primeira fase do estadual, o Bahia é quem jogará por dois empates para garantir o tão sonhado troféu de 2012.
Nas últimas edições do torneio, a vantagem dos dois resultados iguais foi de suma importância para os rubro-negros nos jogos decisivos contra os tricolores: no ano passado, o Vitória passou pelo Bahia nas semifinais utilizando desta arma, após vencer o primeiro jogo por 1 a 0 e perder o segundo por 3 a 2. Em 2010 não foi diferente: o Leão foi campeão após vencer por 1 a 0 em Pituaçu e perder por 2 a 1 para o tricolor no Barradão.
Ricardo, porém, não considera este histórico tão relevante. “Veja bem, toda regra tem uma exceção, e espero que essa decisão agora seja a exceção. Claro, para isso teremos que jogar mais, buscar o resultado, partir para cima do adversário. E foi para isso que fizemos um bom treino hoje”, disse, em entrevista coletiva, após o treinamento secreto na Toca do Leão na tarde desta sexta-feira, 4.
Para reverter a vantagem, o Vitória terá que vencer o arquirrival no Barradão, no domingo, 6, pelo jogo de ida da decisão. Mais uma vez, o retrospecto recente vem à tona: nas últimas decisões, o rubro-negro venceu os jogos no Pituaçu e foi derrotado na sua casa.
Lição aprendida: Bahia espera não repetir erros do último Ba-Vi
Globo Esportes

Dois gols em sete minutos, empate aos 22 minutos do primeiro tempo e terceiro gol sofrido em cobrança de falta aos 46 minutos da primeira etapa. O último Ba-Vi do Campeonato Baiano ainda está fresco na memória dos jogadores do Bahia. Quase dois meses depois, os tricolores esperam utilizar os ensinamentos da partida no Barradão para não repetir as falhas no primeiro jogo da final do estadual.
– Temos que ter atenção. Precisamos entrar com o foco nos 90 minutos para não ser surpreendido – comentou Titi.
Além do último clássico, os jogadores não esquecem também a eliminação do Bahia na semifinal do Campeonato Baiano do ano passado. A dupla Ba-Vi fez a semifinal do estadual e o Vitória se classificou para decidir o título com o Bahia de Feira.









