:: ‘Flamengo’
Flamengo vence o Furacão por 2 a 0 e é tricampeão da Copa do Brasil
Globo Esportes

Diante do Atlético-PR, o Flamengo foi da profunda crise à redenção, em um ciclo que se fecha com capricho, com o título da Copa do Brasil. A vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR nesta quarta-feira, no Maracanã, é o último capítulo de uma história que não parecia nada boa para o time carioca em setembro, quando perdeu para este mesmo time, neste mesmo estádio, e ficou também sem o técnico Mano Menezes. Em uma virada completa, a torcida que lotou o estádio (57.991 pagantes e 68.857 presentes, com renda de R$ 9.733.785) comandou a festa para comemorar a terceira conquista do clube na competição (1990 e 2006), que vale vaga na Taça Libertadores do próximo ano, e a primeira do novo Maracanã.
Com o 1 a 1 na última quarta-feira, em Curitiba, o Rubro-Negro carioca jogava por um empate por 0 a 0 ou por qualquer vitória. E a vitória chegou nos minutos finais, primeiro com Elias e depois com Hernane, artilheiro da Copa do Brasil com oito gols – e do novo Maracanã, com 17. Foi sofrido, brigado, o que só aumentou o sabor da comemoração da torcida. E os jogadores foram junto, correndo em direção às arquibancadas em total comunhão. De lá, vieram os gritos de “fica, Elias”, pois o volante tem o contrato encerrado no fim do ano.
– Não tem palavras, não consigo nem falar direito. Nosso time sofreu muito neste ano e batalhou para caramba para conquistar um título para essa torcida. Foi um ano inteiro de críticas, mas a gente nunca se abateu. A gente se fechou de tal jeito que ia ser duro perder aqui hoje. Eu já falei que se depender de mim eu vou ficar, mas é muita coisa envolvida. Não é só o Sporting, tem empresários também. Nem queria falar sobre isso antes dos jogos, focar só em vencer, mas agora, praticamente de férias, vamos pensar nisso com Walim, meu pai e o Sporting – disse o volante.
A conquista do Flamengo tem a cara de Jayme de Almeida, que ganhou a missão de conduzir um time destroçado pelo pedido de demissão de Mano Menezes após a derrota para este mesmo Atlético-PR, só que pelo Brasileiro, por 4 a 2. Dali a poucos dias aconteceria a primeira partida das quartas de final contra o Botafogo. Eliminar o rival, um mês depois, com uma sonora goleada por 4 a 0, deu liga ao elenco na competição, já credenciado por ter deixado pelo caminho o campeão brasileiro Cruzeiro. O Rubro-Negro passou com certa facilidade pelo Goiás na semifinal, até chegar diante do Furacão, para fechar o ciclo, do quase apocalipse à redenção com a taça. No fim, o técnico foi cercado pelo jogadores, abraçado e consagrado como comandante do título. A torcida, no entanto, não esqueceu a atitude do antigo treinador e gritou palavras de ofensa a Mano após o apito final.
– Se estamos aqui comemorando, temos que agradecer ao Atlético-PR, porque, se não perdêssemos aquele jogo, não teríamos dado a virada. Agora estamos aqui comemorando esse título – disse o goleiro Felipe.
Chicão não supera lesão e desfalca Flamengo contra Atlético-PR
Terra

Chicão desfalcará o Flamengo na grande final da Copa do Brasil contra o Atlético-PR, nesta quarta-feira, no Maracanã. O jogador que se machucou na partida de ida, que terminou empatada por 1 a 1, em Curitiba, não conseguiu se recuperar a tempo da lesão no músculo posterior da coxa direita.
No lugar do veterano, quem assume a zaga do time carioca, ao lado de Wallace, é o garoto Samir. Desde a semana passada Chicão vinha fazendo tratamento em período integral e chegou a realizar um treinamento físico em volta do campo do CT do Ninho do Urubu na tarde da última segunda-feira
Samir que tem apenas 18 anos e foi promovido ao time titular em junho deste ano, pelo então interino Jayme de Almeida, logo após a demissão de Jorginho. O jovem zagueiro tem a confiança de outro veterano do grupo, Léo Moura.
“O Samir é um moleque que tem um grande potencial. Um dia aconteceu comigo de disputar uma grande final quando jovem e agora está acontecendo com ele, e isso pode ficar marcado: ?ganhar o título. Está entrando no lugar de um jogador experiente, mas que apoia quem vai jogar do lado de fora. Somos um grupo forte por isso. Samir é um jogador de qualidade, e se todos nós não acreditássemos nele, o treinador não ia botar para jogar. Sempre que entrou, deu conta do recado. Vai ser assim novamente”, apostou o capitão.
O próximo compromisso do Flamengo é a disputa pelo tricampeonato da Copa do Brasil contra o Atlético-PR, na próxima quarta-feira, às 21h50, no Maracanã. Os ingressos já estão
Flamengo e Dantilândia saem na frente na final do Campeonato da Zona Rural
Por Luciano Pina
Foto Esportes do Sudoeste

Os times do Flamengo e Dantilândia saíram na frente na disputa do titulo de campeão do Campeonato de Futebol da Zona Rural, nas categorias aspirantes e titulares.
Na categoria de aspirantes, na Lagoa das Flores, o Flamengo venceu o Serrano, pelo placar de um a zero. Na partida de volta que acontece no próximo domingo (1°), em Itapirema, o Flamengo precisa apenas de um empate para ficar com o título. O Serrano precisa apenas de uma vitória simples.
Nos titulares, no Simão, o Palmeiras foi derrotado pelo Dantilândia, pelo placar de um a zero. Com o resultado o Palmeiras terá que vencer o confronto de volta que será realizado no dia 08/12, na casa do adversário. O Dantilândia poderá até perder com o gol de diferença que fica com o caneco.
Segundo a organização é esperado mais de cinco mil torcedores para prestigiar a final.
Chutes potentes selam empate entre Furacão e Fla no primeiro jogo da final
Globo Esportes

O empate, por definição, propõe igualdade. Mas, pelo regulamento da Copa do Brasil, o 1 a 1 entre Atlético-PR e Flamengo, no Durival Britto, em Curitiba, nesta quarta-feira, deixou os cariocas em vantagem e mais perto do título. Com o resultado e o gol marcado fora de casa, um 0 a 0 no Maracanã, na próxima quarta, será suficiente para levantar a taça. A torcida visitante, em minoria, saiu do estádio gritando “seremos campeões”, mas os atleticanos sabem que nada está decidido. O time precisa de uma vitória (ou empate por dois ou mais gols), mas já superou o rival neste ano no Rio (4 a 2), pelo Brasileiro. Outro empate por 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis.
No duelo particular entre dois dos maiores artilheiros do país na temporada, Ederson e Hernane passaram em branco. Paulo Baier e Elias, os principais articuladores dos dois lados, também não chegaram a brilhar. Mas as redes balançaram em grande estilo. Foram chutes de longe, fortes e bem colocados. Pelo Atlético-PR, Marcelo marcou numa bomba de 126km/h. O gol do Flamengo foi do improvável Amaral, cão de guarda que anotou seu primeiro gol com a camisa do clube, numa finalização a 99km/h.
– Venho trabalhando forte para isso, e se acontecer outras vezes vou ficar feliz. É um gol muito importante para mim e para minha família, é fruto de luta e determinação. Foi meu segundo gol na carreira, pelo que me lembro, e outro foi pelo Quissamã – afirmou Amaral.
Os torcedores do Atlético-PR fizeram uma grande festa desde muito antes do apito inicial. Foram 15.494 pagantes (com renda de R$ 70.080). E chegaram cedo, fizeram vigília à espera da abertura dos portões, que acabou antecipada em 20 minutos. Na chegada do time, montou a rua de fogo, como é chamado o corredor de sinalizadores vermelhos para a entrada do ônibus no estádio. Dentro do Durival Britto, um mar de faixas, bandeiras e outros adereços para incentivar o Furacão. Para tentar escapar da pressão, o Flamengo colocou seus jogadores para passarem no meio da sua torcida na saída do ônibus. Na entrada para o aquecimento, mãos dadas e postura de união com os 1.700 torcedores que compareceram, e saíram confiantes na conquista do título.
Os dois times jogam pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, no fim de semana, antes de decidirem o título – ambos em casa, às 17h de domingo. O Atlético-PR pega o lanterna Náutico, e o Flamengo encara o Corinthians.

Furacão x Fla: final da Copa do Brasil começa com duelo de goleadores
Globo Esportes

Atlético-PR e Flamengo começam a decidir a Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no estádio Durival Britto, em Curitiba, em um duelo marcado pelo encontro de dois dos atacantes mais eficientes do Brasil no momento. O Furacão busca uma conquista inédita e aposta nos gols de Éderson, enquanto o Rubro-Negro carioca coloca nos pés de Hernane, o Brocador, suas esperanças pelo terceiro título da competição. A partida de volta acontece na próxima quarta-feira, no Maracanã.
Éderson tem 24 anos, e chegou ao Atlético-PR com 18, depois de se destacar no Ceará. No entanto, só depois de um tempo emprestado ao próprio time cearense retornou ao time paranaense, e vem tendo sua primeira grande temporada. É artilheiro do Brasileiro com 17 gols, e um dos seus concorrentes na disputa é justamente Hernane, de 27 anos, que já balançou as redes 14 vezes na competição, não antes de ganhar na marra sua posição de titular, em uma vaga para qual o Flamengo foi buscar Marcelo Moreno. Na Copa do Brasil, a vantagem é do centroavante do time carioca, que anotou sete gols contra quatro do rival.
Hernane também supera Ederson na artilharia geral do ano. Com os 12 gols marcados no Estadual, o Brocador chega a 33 na temporada, contra 21 do atleticano. Apenas quatro das 48 partidas disputadas na História entre as duas equipes acabaram em 0 a 0. Com os dois em campo, é pouco provável que isso aconteça.
O Atlético-PR aposta no mando de campo para abrir vantagem na decisão. O time será recepcionado por uma “rua de fogo”, e, a torcida vai levar quatro mil caveiras para apoiar o Rubro-Negro paranaense. Além disso, a expectativa é de recorde de público na Vila Capanema em 2013 – já que os sócios do Furacão esgotaram todos os cerca de 16 mil lugares para a partida. Pelo lado do Flamengo, serão 1.700 torcedores tentando fazer a diferença. E o time da Gávea vai precisar de apoio. No histórico de 28 partidas entre os times em Curitiba, são 15 vitórias do Furacão, seis do Flamengo e sete empates. Nos últimos 15, o cenário é ainda mais favorável ao time da casa (dez vitórias, quatro empates e apenas uma derrota). Essa vitória do Fla aconteceu exatamente na última vez que os dois jogaram em Curitiba: 1 a 0 pela Copa Sul-Americana, em agosto de 2011, gol de Ronaldinho Gaúcho.

Elias comanda vitória sobre o Goiás, e Flamengo ‘deita e rola’ rumo à final
Globo Esportes

Um passe decisivo, para Hernane marcar, e um gol. Há algum tempo Elias, o melhor jogador do Flamengo na temporada, não tinha uma participação tão importante. Foi um grande presente para a torcida rubro-negra na vitória por 2 a 1 sobre o Goiás (repetindo o placar da partida de ida), conduzindo o time novamente à final da Copa do Brasil depois de sete anos, mas também uma chance de comemorar no Maracanã um alívio pessoal, com a recuperação do seu filho Davi de um problema de saúde. O adversário na decisão será o Atlético-PR, que empatou por 0 a 0 com o Grêmio em Porto Alegre depois de vencer por 1 a 0 o primeiro jogo.
Após o apito final, os jogadores deitaram e rolaram no gramado do Maracanã, em resposta à provocação do atacante Walter antes do primeiro jogo, que usou a expressão para falar de sua possível participação na partida. O atacante acabou ficando fora dos dois confrontos por causa de uma lesão muscular. O Rubro-Negro chega à sexta final de Copa do Brasil, depois de ser campeão em 1990 (contra o próprio Goiás) e 2006 (sobre o Vasco). O time foi derrotado em 1997 (Grêmio), 2003 (Cruzeiro) e 2004 (Santo André). Esta será a primeira final do Atlético-PR. Os jogos serão nos dias 20, em Curitiba, e 27 de novembro, no Rio.
A torcida do Flamengo encheu o Maracanã (56.224 presentes, sendo 49.421 pagantes, com renda de R$ 3.375.410), com exceção dos mais de dez mil lugares destinados aos poucos goianos que foram ao jogo. A expectativa dos rubro-negros é de que o esquema de divisão das arquibancadas seja revisto para a decisão, uma possibilidade cogitada pelo consórcio que administra o estádio e também pelo Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe).
Elias conduziu a festa, em comunhão total com os rubro-negros. Antes do apito inicial, ouviu da arquibancada os gritos de ‘Davi’, seu filho de um ano e oito meses que enfim voltou para casa depois de ficar internado em razão de um pneumonia, problema que o próprio jogador admitiu estar afetando seu rendimento. Quase foi às lágrimas. Pouco depois, energizado pelo apoio, deu passe para um gol, marcou o outro, homenageou o herdeiro na comemoração e recebeu mais uma vez o carinho dos torcedores.
Flamengo e Goiás voltam a se enfrentar no próximo sábado, às 21h (de Brasília), novamente no Maracanã, desta vez pelo Campeonato Brasileiro.
Copa do Brasil: Vencedor de Flamengo x Goiás decide final em casa
Bahia Notícias

O sorteio da final da Copa do Brasil foi realizado na tarde desta quarta-feira (6), no Rio de Janeiro.
Com o resultado, o vencedor do confronto entre Grêmio e Atlético-PR, válido pela semifinal da Copa do Brasil, fará o primeiro jogo da final da competição em casa. A decisão do torneio será no estádio do vencedor entre Flamengo e Goiás.
A partida de ida da final acontecerá no dia 20/11, enquanto a volta será no dia 27 do mesmo mês.
Matar ou morrer: Fla e Goiás lutam por vaga na final da Copa do Brasil
Globo Esportes

Não há mais espaço na Copa do Brasil para Flamengo e Goiás. Ou um, ou outro. Sessenta mil pessoas estão prontas e ansiosas para lotar o Maracanã e assistir ao jogo mais importante dos dois times na temporada. Talvez a palavra surpresa seja forte demais, mas pouca gente apontava rubro-negros e esmeraldinos como candidatos ao título quando a competição começou. Cariocas o tempo todo em apuros no Brasileirão, com várias trocas de técnico na temporada, e uma desconfiança do tamanho do palco da decisão desta quarta-feira, que começa às 21h50m (de Brasília). Em Goiânia, apesar do título estadual, o time de Enderson Moreira não aparecia entre os mais cotados. Pudera. Internamente, a meta era manter a equipe na Primeira Divisão do Brasileiro e avançar na Copa do Brasil até que o limite chegasse. Será que chegou?
Os rubro-negros estão em vantagem. A vitória por 2 a 1 em Goiânia, semana passada, deixa a equipe de Jayme de Almeida em situação confortável. Joga por qualquer empate e pode até perder por 1 a 0. Se o Goiás devolver o placar do Serra Dourada, a decisão vai para os pênaltis. Se vencer por um gol de diferença, a partir de 3 a 2, avança pelos gols marcados fora de casa.
No Flamengo, serão 11 em campo e um bocado de gente nas arquibancadas. A torcida esgotou rapidamente os 50.500 ingressos que foram colocados à disposição dela e muitos ficarão fora do jogão. O momento é de confiança, força e tranquilidade. Jayme não tem problemas para escalar o time e vai repetir a formação que venceu na ida.
Em desvantagem, sem Walter e mais dois jogadores importantes – William Matheus e Hugo. Apesar dos problemas, o técnico Enderson Moreira não vê o Goiás como franco atirador e afirma que o clube goiano pode reverter a vantagem rubro-negra. A equipe esmeraldina luta por vaga na Libertadores do ano que vem em duas frentes, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, e adota o discurso de não priorizar nenhuma competição. Júnior Viçosa, que tem substituído Walter, não agradou no últimos jogos e deve deixar o time titular.

Flamengo suporta pressão do Goiás, vence e consegue vantagem na semi
Globo Esportes

Na arquibancada do Serra Dourada, em alguns pontos, era possível ver mensagens para Walter. A torcida do Goiás não esquece o seu ídolo. Mas, machucado, ele não pôde atuar. E fez falta. O Flamengo, que não teve o goleiro Felipe, viu Paulo Victor ajudar a segurar a pressão. E viu também Paulinho ter outra boa atuação, marcar um bonito gol e Chicão fazer de falta o seu segundo com a camisa rubro-negra (novamente no Serra Dourada). Vítor chegou a empatar, mas o placar de 2 a 1 para o Fla nesta partida de ida da semifinal da Copa do Brasil dá boa vantagem para os cariocas na volta, no Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira – até uma derrota por 1 a 0 garante a vaga na final.
O time de Jayme de Almeida, depois de construir a vantagem na primeira etapa, precisou se defender: o placar de finalizações, que era de 5 a 4 para os rubro-negros até o intervalo, terminou 14 a 5 para os esmeraldinos ao final do jogo. Isso mesmo: o segundo tempo teve dez finalizações do mandante e nenhuma dos visitantes.
– A vantagem é importante, mas não tem nada decidido. A gente vai ter a vantagem diante do nosso torcedor e, quando a torcida apoia nossa equipe, é quase imbatível no Maracanã. Esse calendário não ajuda, né. Dava para tentar mais, mas o time cansou no segundo tempo – avaliou Elias, que foi desarmado na defesa no lance que originou o gol do adversário.
Alguns jogadores do Goiás cercaram o árbitro Wilson Luiz Seneme, reclamando de um pênalti em Welinton Junior no segundo tempo.
Antes de a bola rolar, o público de 37.555 presentes (35.112 pagantes) fez a festa. Eram balões nas cores do Goiás, rubro-negros que, mesmo em minoria, gritavam alto… Parecia fazer falta apenas um personagem. Faixas pediam Walter na Seleção, e torcedores cantaram “ah, eu vou deitar e rolar”, em referência a um vídeo publicado durante a semana com uma declaração do atleta que gerou polêmica.
O Goiás recebe outro carioca no fim de semana. Na luta para entrar no G-4 do Campeonato Brasileiro, recebe o Botafogo no domingo, às 17h, no Serra Dourada. O Flamengo tem o clássico contra o Fluminense, às 19h30m, no Maracanã.
Vinte e três anos depois, Goiás e Fla têm nova ‘decisão’ na Copa do Brasil
Globo Esportes

Em 1990, Renato Gaúcho, Júnior e Djalminha eram os destaques do Flamengo. Túlio, que ainda nem era Maravilha, e Luvanor conduziam o Goiás. Na decisão da Copa do Brasil daquele ano, o Rubro-Negro conquistou o primeiro dos seus dois títulos na competição – ganhou também em 2006. No primeiro jogo, em Juiz de Fora, vitória carioca por 1 a 0. O empate sem gols em Goiânia assegurou o título no dia 7 de novembro. Passados 23 anos, o Flamengo tem como destaques Léo Moura, Elias e Hernane Brocador. No Goiás, quem brilha é o goleador Walter, cuja escalação virou um mistério por conta de um problema muscular.
Nesta quarta-feira, no Serra Dourada, em Goiânia, os times se enfrentam pela segunda vez na história da competição e novamente trata-se de um confronto decisivo. Às 21h50m (de Brasília), começa a semifinal. Depois de eliminarem Vasco e Botafogo, respectivamente, Goiás e Flamengo disputam um lugar na decisão. Quem passar pega Atlético-PR ou Grêmio.
Aúnica dúvida na formação titular do Alviverde é Walter. O atacante será reavaliado momentos antes para partida. Se não puder jogar, Júnior Viçosa já está definido como substituto. Na vaga de Amaral, suspenso, entra Thiago Mendes. O provável time titular esmeraldino é: Renan; Vitor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Thiago Mendes, David, Hugo, Roni e Eduardo Sasha; Júnior Viçosa (Walter).
Com a maratona de jogos no Brasileirão e na Copa do Brasil, Jayme de Almeida não fez nenhum tipo de trabalho entre o empate com a Portuguesa e o confronto com o Goiás. A tendência, porém, é que o treinador mande para campo a escalação próxima da que considera ideal, com Carlos Eduardo no meio-campo. Suspenso, Cadu não enfrentou a Lusa e deu lugar a Luiz Antonio. A manutenção da equipe significaria uma postura mais precavida no Serra Dourada. Já Paulo Victor é o substituto natural do lesionado Felipe. O Rubro-Negro começa a busca uma vaga na decisão com Paulo Victor, Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Amaral, Elias, André Santos e Carlos Eduardo (Luiz Antonio); Paulinho e Hernane.








